Perdeu a estreia de “Fear The Walking Dead”? Deixou passar o início da nova temporada de “No Limite”? Parabéns, é um ser humano. Há cada vez mais ficção televisiva para ver, o que faz com que acompanhar tudo seja praticamente um trabalho a tempo inteiro.

Séries como “House of Cards”, “The Good Wife”, “A Teoria do Big Bang”, “The Americans”, “Uma Família Muito Moderna” ou “Como Defender um Assassino” não ficaram esquecidas neste artigo. No entanto, os canais portugueses ainda não têm uma data de regresso estipulada. Até lá, não perca o regresso nem a estreia das principais séries, aqui divididas por gostos. Assim, quem ainda não acompanha nenhuma pode cair mais facilmente na tentação. Decidimos incluir também três séries que começaram há alguns dias. Com as maravilhas tecnológicas da ‘box’, é sempre possível voltar atrás no tempo com um simples comando.

series_sangue

Fortitude é a cidade mais a norte do mundo e a mais pacífica. Mas (nestas coisas há sempre um mas), isso muda quando um importante membro da comunidade local é encontrado esventrado na sua própria casa. O polícia Dan Anderssen, que nunca tinha visto um homicídio na vida, tem de trabalhar com um detetive britânico. O pior é que, à medida que a investigação decorre, estes polícias encontram boas razões para suspeitarem um do outro – e para pensarem que este homicídio poderá não ser o último. “Fortitude” estreou na segunda-feira, 21, e vale a pena recorrer à ‘box’ para voltar atrás e ver tudo do início. Se correr tão bem quanto “Borgen”, é provável que o canal repita mais tarde a série do início.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Onde e quando: RTP2, de segunda a sexta-feira às 22h00

Os mortos-vivos teimam em regressar, para felicidade dos fãs. A sexta temporada de “The Walking Dead” promete recuperar personagens do passado, o que vai fazer com que Rick se confronte com o homem que era e com aquilo em que se tornou.

Onde e quando: Fox, 12 de outubro às 22h15

series_politica

Dez meses depois do final da quarta temporada de “Segurança Nacional“, vamos poder matar (palavra perigosa para se usar numa trama como esta) as saudades de Carrie Mathison, Peter Quinn e companhia. A história passa-se dois anos depois, em Berlim, e – surpresa – Carrie já não trabalha com a CIA. O que não significa paz e sossego.

Onde e quando: Fox, 8 de outubro às 23h10

Os podres da política e as maravilhas de um bom gabinete de relações públicas estão de regresso, com a quinta temporada de “Scandal“. Será desta que Olivia Pope e o presidente dos Estados Unidos ficam juntos? Não é que não gostemos das intrigas, dos jogos de poder na Casa Branca e fora dela, mas há quatro temporadas que o mundo aguarda pelo divórcio de Fitz e Mellie Grant. A ver se à quinta é de vez.

Onde e quando: Fox Life, 12 de outubro às 23h10

series_espioes

Scorpion” é um drama baseado na história verídica do excêntrico génio Walter O’Brien. Como o novo crânio do Departamento de Segurança Interna, a equipa Scorpion de O’Brien inclui Toby Curtis, um especialista comportamental que consegue traçar o perfil de qualquer um, Happy Quinn, um prodígio da mecânica, e Sylvester Dodd, um guru das estatísticas. Juntos vão tentar resolver as crises mais difíceis, ao mesmo tempo que se entreajudam para se tentarem integrar na sociedade. Deveria ter estreado a 30 de setembro, mas acabou por ir para o ar esta quarta-feira, às 22h15. A boa notícia é que ainda dá para puxar atrás na ‘box’.

Onde e quando: Fox, todas as quartas-feiras às 22h15

https://www.youtube.com/watch?v=j9-6DRiLsYE

series_dramas

Na Fox Life, o grande destaque é a estreia da segunda temporada de “Empire“. Chega cá uma semana depois do arranque nos Estados Unidos e vai mostrar, com 18 episódios, se o ritmo com que conquistou a televisão, a internet e o mundo da música se mantém. O que se deve manter também são as intrigas familiares pela conquista do império musical criado por Lucious, agora preso. Esteja também atento às ilustres participações especiais de Lenny Kravitz e Alicia Keys, e à entrada no elenco de Chris Rock.

Onde e quando: Fox Life, 1 de outubro às 22h20

Qual é a série qual é ela que acaba de ganhar cinco prémios Emmy? “Transparent” foi a série de 2014 e não desiludiu em 2015, com o drama e a comédia de um pai de família que decide mudar de sexo. Na segunda temporada, Maura (Jeffrey Tambor) vai continuar a chocar e a gerir uma das famílias mais disfuncionais da televisão.

Onde e quando: TVSéries, em dezembro

Downton Abbey” passa-se um século antes das duas séries anteriores, pelo que hip-hop e mudanças de sexo estão fora da equação. Espera-se agora que as histórias da família Crawley, membro orgulhoso da aristocracia britânica, tenham um fim claro, já que a sexta temporada é também a última. O que vai acontecer a Anne? Saberá a família adaptar-se às transformações da sociedade britânica?

Onde e quando: Fox Life, 3 de novembro às 22h20

series_hospitais

Anatomia de Grey” sobrevive a erros médicos fatais, a atentados, a desastres de avião e até à morte do protagonista. Nesta 12.ª temporada, Meredith Grey vai mostrar como é viver sem o seu Derek Shepherd, em 22 episódios.

Onde e quando: Fox Life, 12 de outubro às 22h20

Esta série também é boa para quem não se importa de ver sangue. “The Knick” retrata a medicina no início do século XX e tem como protagonista Clive Owen, o que é quase só por si motivo para não descolar os olhos da televisão. Junte-se a realização de Steven Soderbergh e estão reunidos os motivos para que não perca a estreia da segunda temporada.

Onde e quando: TVSéries, 17 de outubro

series_batman

A história da origem de Batman continua na segunda temporada de “Gotham“. A luta contra o crime não pode parar e a cidade de Gotham está prestes a ganhar o defensor perfeito, já que o jovem Bruce Wayne está no caminho certo para se tornar no homem-morcego que o mundo hoje tão bem conhece.

Onde e quando: Fox, 29 de setembro às 22h15

series_risos

Lembra-se d’Os Marretas? É claro que sim. Eles estão de volta, agora em versão documentário contemporâneo sobre a vida pessoal e no trabalho, os romances e separações, as conquistas, desilusões e desejos do sapo Cocas, Miss Piggy e companhia. Há 10 episódios para ver.

Onde e quando: TVSéries, 27 de setembro às 21h05

https://www.youtube.com/watch?v=SwNt9VamlJk

series_distopia

Na segunda temporada de “The Leftovers” o enredo mantém-se, ou seja, o facto de numa realidade alternativa ter desaparecido 1% da população mundial. Ficam também os atores principais, mas a trama muda de local. O polícia Kevin Garvey e a sua família próxima vão dizer adeus à cidade ficcionada de Mapleton para se instalarem em Miracle, no Texas, onde – ao contrário de todas as outras regiões do globo – ninguém desapareceu.

Onde e quando: TVSéries, 5 de outubro às 22h45

Minority Report” (ou Relatório Minoritário) passa-se 10 anos depois da história contada no filme de Steven Spielberg, inspirada no conto de Philip K. Dick, e nesta sociedade o pré-crime foi abolido. Mas os precogs (que têm a capacidade de antever o futuro) continuam a ter visões com crimes que estão prestes a acontecer – e a tentar evitá-los, agora de forma clandestina.

Onde e quando: Fox, 8 de outubro às 22h15

Com inspiração nos livros de Philip K. Dick chega também “The Man in the High Castle“, com uma questão fraturante: e se tivesse sido a Alemanha de Hitler a ganhar a II Guerra Mundial? A série foi produzida pela Amazon e, só para aguçar o apetite, saiba que o criador desta série é Frank Spotnitz, que tem no currículo os “Ficheiros Secretos”.

Onde e quando: Serviço de streaming da Amazon, 20 de novembro

Grafismo: Andreia Reisinho Costa