1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

"A complexidade de um homem que queria a mudança": a vida e o legado político de Francisco Sá Carneiro em exposição

Depois do Porto, “Francisco Sá Carneiro e a Construção da Democracia Portuguesa”, retrospetiva da Ephemera de uma das figuras mais importantes da política portuguesa, está na Lisboa Social Mitra.

De documentos inéditos a objetos pessoais e confidenciais, passando por curiosidades como a tentativa de integrar a Internacional Socialista, o nome do partido original ou a inspiração no modelo do alemão SPD, a exposição “Francisco Sá Carneiro e a Construção da Democracia Portuguesa” revela facetas pouco conhecidas ou nem sempre lembradas do antigo primeiro-ministro e um dos rostos fundadores do atual Partido Social Democrata (PSD). Entre vitrines, cartazes e peças que contam meio século de história política, descobrem-se envelopes nunca abertos, panfletos de campanha e objetos artesanais criados pelos militantes. É neste cruzamento entre a vida pública e a esfera privada que emerge não apenas o político, mas também o homem que sonhou uma democracia moderna, plural e civil.

Organizada pela Associação Cultural Ephemera, a exposição apresenta-se como a mais completa alguma vez dedicada a Francisco Sá Carneiro. Foi a partir de uma conversa com o historiador e ex-deputado José Pacheco Pereira, que assina também a curadoria, que fomos desvendando o alcance da mostra. Traça a trajetória do antigo governante, das suas origens à morte trágica em Camarate, em 1980, no desastre aéreo que vitimou também Adelino Amaro da Costa, outros três passageiros e os dois pilotos. De entrada gratuita, a exposição inaugura esta quinta-feira, dia 30 de outubro, no Pavilhão E da Lisboa Social Mitra, onde poderá ser visitada até 31 de janeiro.

Três tempos, uma figura

A exposição estrutura-se em três grandes núcleos temporais e documentais – antes do 25 de Abril, do período revolucionário até à consolidação do regime democrático e, por fim, o legado político do fundador do PPD. Como sublinha Pacheco Pereira, esta é “a exposição mais completa alguma vez feita sobre Sá Carneiro, porque agrega os elementos que salientam e destacam o pensamento e a ação do antigo governante português, bem como o seu relacionamento com os principais atores, no plano nacional e internacional, da época”.

Entre os temas em destaque contam-se “a ação política antes do 25 de Abril, a construção do PPD, a escolha das figuras que com ele participaram nesse projeto político, o programa, o nome, os estatutos, a definição de estratégias e o seu próprio percurso enquanto figura pública”. A exposição é dedicada a Conceição Monteiro e à memória de Miguel Veiga (1936-2016).

Para compreender plenamente a exposição, salienta Pacheco Pereira, é preciso começar por Conceição Monteiro, figura central na vida e no legado de Sá Carneiro, guardiã do seu espólio e testemunha próxima do fundador do PPD. Secretária pessoal de Sá Carneiro, Conceição Monteiro conservou, durante décadas, grande parte destes documentos, que a própria deu a conhecer a historiador, em 2009. O arquivo doado ao Ephemera representa cerca de 12 metros lineares de documentação, quase toda organizada em pastas de arquivo por assunto. Apenas uma pequena parte permanecia dispersa, coincidindo com a data da morte de Sá Carneiro. A este acervo juntam-se materiais dos espólios de Nuno Rodrigues dos Santos e Mário Brochado Coelho, além de cartazes, publicações e objetos relacionados com o líder do PPD, todos pertencentes ao Arquivo Ephemera.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O detalhe desta presença e proximidade a Conceição Monteiro é, desde logo, um aspeto importante a destacar para a construção da mostra. “Há um conjunto de mulheres na criação do PPD, mulheres de armas. A Conceição é fundadora do partido e alguém cuja opinião era altamente qualificada. Quando Sá Carneiro precisava de saber uma opinião sobre alguém, perguntava à Conceição.” Além de viver intensamente a vida do partido, exerceu funções de dirigente e deputada, e guardava informações fundamentais de Sá Carneiro, como a lista de contactos. Uma fotografia exposta mostra-a junto do líder partidário e de Dinah Alhandra. “Eram mulheres com poder de autoridade e de aconselhamento, que surgem quase sempre ao lado de Sá Carneiro.”

Foi também na casa de Conceição que Sá Carneiro decidiu guardar o seu espólio e onde deixava, sempre que viajava para o estrangeiro, envelopes confidenciais que nunca tinham sido abertos, nem mesmo depois da sua morte, mas que agora se revelam: “São comentários sobre a situação política, as Forças Armadas e outros aspetos da vida do país”, explica Pacheco Pereira.

Um percurso de ideias e ideais

Por entre as muitas dimensões da mostra, uma destaca a educação política e moral de Sá Carneiro. Nascido a 19 de julho de 1934, no Porto, Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro foi educado com valores católicos e republicanos. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (1956), abriu escritório na Rua da Picaria. Não é por acaso que há no percurso de Sá Carneiro a influência da história desta cidade. “O Porto é a cidade onde a República não chegou por telégrafo; é a cidade onde se ganhou a luta contra os absolutistas e onde o Rei D. Pedro deixou o coração.”

Dessa burguesia republicana herdou o espírito liberal e reformista. Como advogado, conviveu com oposicionistas e tentou promover mudanças dentro do sistema. “Estamos a falar de figuras com uma sólida formação política que sabiam o que queriam”, observa Pacheco Pereira, destacando os dois pilares essências que enformam o pensamento de Sá Carneiro: “O liberalismo político e a doutrina social da Igreja”.

Os livros de Mounier, Karl Kautsky e Eduard Bernstein, expostos na mostra, ajudam a entender essa síntese: “No PPD existem três partes estruturantes: o liberalismo político que o aproxima do PS, o personalismo cristão que o aproxima do CDS e a social-democracia. Esta mistura única e diferente dos partidos até então fundados com ideais que correspondiam às grandes correntes políticas, foi uma vantagem, mas também um inconveniente, porque a maioria das dificuldades e cisões surge porque ora se acentuava em prol de outro ou contrário”.

“Não há comparação com o mundo atual, estamos a falar de pessoas que tinham sempre presente a ideia de poder expor as coisas com rigor teórico e é evidente que tinham grande consistência intelectual, não mudavam de opinião somente porque o vento soprava noutra direção”, diz Pacheco Pereira.

Sobre a vida política de Sá Carneiro destaca-se a ação como promotor de conferências na Cooperativa Confronto, que viria a ser encerrada pela PIDE e, com a chegada ao poder de Marcello Caetano, como impulsionador do pedido ao novo Presidente do Conselho para que permitisse o regresso a Portugal do bispo D. António Ferreira Gomes à Diocese do Porto, afastado do país depois de um confronto com Salazar.  A partir de um texto da sua autoria, o novo Presidente do Conselho viria a permitir o regresso de D. António, numa atitude que inspirou alguma expetativa de abertura do Estado Novo à democracia.

Em 1969, no início da chamada Primavera Marcelista, Sá Carneiro aceitou então integrar a lista da Ação Nacional Popular (ANP), mantendo a condição de não aderir à ANP. Foi assim eleito deputado à Assembleia Nacional, como cidadão independente eleito nas listas da ANP. “Se formos ver o que fez naqueles anos, vemos que defende os presos políticos, a garantia de liberdades, mudanças na legislação e, mais tarde, diálogo com os movimentos de libertação das colónias”, sintetiza Pacheco Pereira.

Outra curiosidade destacada por Pacheco Pereira é o convite que Sá Carneiro faz ao General Spínola, antes da Revolução dos Cravos, a candidatar-se a Presidente da República, caso fosse possível mudar o sistema constitucional. “Sá Carneiro queria reverter a decisão da escolha ser feita pelo colégio eleitoral, algo que tinha sido decidido por Salazar depois da candidatura de Humberto Delgado. O Spínola aceitou e não deixa de ser um dado curioso desta ação pública de Sá Carneiro, pertencendo à ala liberal.”

Um partido à esquerda da direita

Entre as frases e textos expostos de Sá Carneiro, a mostra evidencia igualmente uma colagem inicial do PPD ao modelo do partido alemão SPD, comumente ligado ao espetro do centro-esquerda, e dos partidos nórdicos. Recusava, por exemplo, ser um partido alinhado com a tendência da democracia cristã. Numa das frases apresentadas, datadas de 1978, as palavras de Sá Carneiro prendem o olhar e suscitam curiosidade: “Nós, Partido Social Democrata, não temos qualquer afinidade com as forças de direita, nós não somos nem seremos nunca uma força de direita”.

Há mais documentos que apontam para o sentido destas palavras. Entre as vitrines o programa inicial do partido aborda o aceitar de “um socialismo em liberdade, humanista e democrático”, defendia uma “forte participação do Estado na vida económica”, sem rejeitar a propriedade privada nem a livre iniciativa e defendendo o estimulo da livre iniciativa, recusando as “posições doutrinais extremas e simplistas”. “O PPD não era marxista nem revolucionário, mas um partido de centro-esquerda, “claramente anticomunista, mas nunca antissocialista”, lê-se num dos blocos informativos que acompanham a mostra.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Pelo meio das muitas leituras que algumas destas frases e documentos podem provocar o importante, ressalva Pacheco Pereira, é não cair na tentação de comparar com a forma contemporânea de olhar para os espetros ideológicos. “Não há comparação com o mundo atual, estamos a falar de pessoas que tinham sempre presente a ideia de poder expor as coisas com rigor teórico e é evidente que tinham grande consistência intelectual, não mudavam de opinião somente porque o vento soprava noutra direção”.

O novo partido em ascensão

Entre os muitos objetos da militância, destacam-se crachás, velas, panos e cinzeiros feitos artesanalmente por militantes do partido e usados para financiar as seções do partido. Outra curiosidade – já mais conhecida explica ainda que o partido era para se chamar desde o início de Partido Social-Democrata, nome que não foi possível registar dada a existência de um outro partido a mesma designação — a alteração seria feita assim que possível.

Outro dos blocos expositivos é dedicado ao Processo Revolucionário em Curso, onde se destaca o papel do partido no seio do chamado Grupo dos Nove e no 25 de Novembro de 1975, mostrando documentos e relatórios recebidos por Sá Carneiro. “São relatos do que se estava a passar no próprio dia e que chegaram até ao líder do PPD que acompanhou a situação de perto. É uma fonte primária importante e que revela detalhes sobre a postura do PPD nesta época, desde pelo combate à unidade sindical.”

Numa vitrine mostram-se desenhos da Policia Judiciária que retratam “muito fielmente o que aconteceu”, afirma Pacheco Pereira. Para o caso, diz, a Ephemera mantém-se como agnóstica no tratamento do assunto Camarate. “Eu tenho a minha opinião, mas seja como for, no trabalho de arquivo tratamos da diversidade das opiniões que existem e assim continuará a ser.”

Nesse período de divisões, de grandes convulsões sociais, mas também de grande transformação, o partido desenvolveu-se rapidamente em todo o território nacional. Em muitos casos pelo interesse de pessoas que queriam ser militantes por já conhecerem Sá Carneiro como advogado, como várias testemunhas revelam. “Do zero e criando uma verdadeira alternância política, o PPD ganhou implantação local”, recorda Pacheco Pereira, ainda que existissem desse praticamente o seu início “divergências relacionadas com o programa do partido, que se foi transformando” – e que se abatem aquando da vitoria inequívoca de Sá Carneiro no 6º congresso do PPD que reforça a sua posição, acrescenta.

Relativamente a este rápido crescimento e sucesso eleitoral que se viria a verificar, Pacheco Pereira sustenta que se deve entender este novo apelo partidário que o PPD gerou “pela resistência que se verifica durante o PREC face ao avanço de certos setores da esquerda, mas também pela qualidade e influência dos seus dirigentes – uma diferença essencial face ao que se vê hoje”.

Reformismo, Snu Abecassis e Camarate

Para lá da persona publica e política de Sá Carneiro, a exposição mostra dedica também espaço a Snu Abecassis, figura por quem se apaixonou e que trouxe “um elemento de alegria à vida de Sá Carneiro”, ainda que alvo de críticas, sobretudo do PS e de Mário Soares. Recorde-se que este foi um dos casos mais mediáticos sobretudo na jovem democracia portuguesa, uma vez que ambos eram casados quando iniciaram o romance que viria, precisamente, a ser revelado pela imprensa e que originou várias campanhas contra o político.

Nem isso foi, porém, capaz de o retirar de um caminho de sucesso político, desde logo por vencer as eleições legislativas de 1979 com a chamada Aliança Democrática (AD), formada pelo PPD, mas também pelo CDS e pelo Partido Popular Monárquico (PPM), e tornar-se primeiro-ministro. É também aí que, uma vez mais, se revela o seu carácter. “Sá Carneiro era um reformista, queria que a AD integrasse também os chamados reformistas e personalidades independentes, como António Barreto, o que gerou conflitos”, nota Pacheco Pereira.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Na continuação desse período, a exposição aborda o papel do governante na reforma constitucional de 1982. “Sá Carneiro quer uma democracia inteiramente civil e parlamentar que dependesse inteiramente do voto dos portugueses, sem qualquer espécie de tutela”, completa. Para a história fica também a morte trágica em Camarate, num desastre aéreo cujas conclusões ainda hoje geram polémica e debate. Numa vitrine mostram-se desenhos da Policia Judiciária que retratam “muito fielmente o que aconteceu”, afirma Pacheco Pereira. Para o caso, diz, a Ephemera mantém-se como agnóstica no tratamento do assunto. “Eu tenho a minha opinião, mas seja como for no trabalho de arquivo tratamos da diversidade das opiniões que existem e assim continuará a ser.”

O legado e a memória de Sá Carneiro

De regresso ao seu percurso político, enquanto primeiro-ministro, Sá Carneiro procurou projetar o futuro, sublinha Pacheco Pereira. Criou think tanks, uma iniciativa que, no entender do historiador e ex-deputado, “é muitas vezes esquecida, apesar de demonstrar de forma clara a sua visão”. “Não teve muito tempo para fazer grandes mudanças, mas deve destacar-se o seu papel na institucionalização da democracia e o facto de não querer lidar com formas de legitimidade que não fossem as das eleições.”

É precisamente neste ponto que a exposição se transforma também num exercício de memória – e num convite à reflexão sobre o modo como o país olha hoje para o seu passado político. “Não apenas no caso de Sá Carneiro, mas em geral, a memória hoje – sendo um elemento fundamental da identidade nacional e partidária – é muito desprezada e, nalguns casos, deliberadamente esquecida porque é incómoda”, observa Pacheco Pereira.

Dar a conhecer Sá Carneiro, lembra o historiador, é restituir “a complexidade de um homem que queria a mudança”, que conheceu e enfrentou a ditadura, tentou reformar o sistema por dentro e fundou o primeiro partido nascido fora das formações ideológicas clássicas. A sua ação culmina na vitória da Aliança Democrática (AD), “a primeira vitória partidária fora dos partidos tradicionais, que introduz a verdadeira alternância política”. Mais do que uma homenagem, a exposição é um convite a olhar para Sá Carneiro à luz de um presente em que a democracia volta a ser posta à prova. Um regresso à “sua visão reformista, cívica e ética, que ajuda a perceber não só o país que fomos, mas também o país que ainda procuramos ser”. “Aqui fica o seu legado”, conclui Pacheco Pereira, “para que as pessoas o conheçam e o possam entender.”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.