Francisco Sá Carneiro

Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Cinema

Amor de Snu e Sá Carneiro nos cinemas na 5ª feira

1.606
A história do relacionamento da editora dinamarquesa Snu Abecassis com o antigo primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro, nos anos de 1970, é retratada num filme de Patrícia Sequeira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Sá Carneiro era "o contrário de um populista"

Em conversa com alunos sobre o filme "Snu", o Presidente da República defendeu ainda que "parece muito difícil que ele não chegasse a primeiro-ministro" de novo, porque "teria tempo, era muito jovem".
Política

António Patrício Gouveia homenageado esta quarta

297
A homenagem ao antigo chefe de gabinete do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro vai ser realizada no âmbito do 70.º aniversário do seu nascimento. Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença.
António Ramalho Eanes

A relação tempestuosa entre Eanes e Sá Carneiro /premium

377
No livro "Eanes e a Democracia", o historiador David Castaño descreve a tensa relação entre Ramalho Eanes e Sá Carneiro, aquando da chegada da AD ao poder. O Observador pré-publica um dos capítulos.
PSD

PSD. A história e as lições da última grande cisão /premium

1.254
Quando foi eleito, Rio lembrou a última cisão no PSD, comparando-se a Sá Carneiro. Mas a História não foi bem assim. Agora que Santana sai, convém saber o que aconteceu. E porquê. Por Miguel Pinheiro.
Panteão Nacional

Negrão: Sá Carneiro "merece todas as honras"

Fernando Negrão defendeu que Sá Carneiro "merece todas as honras que o país tenha para dar", quando questionado sobre a proposta do PSD/Lisboa para que o fundador do partido receba honras de Panteão.
Panteão Nacional

Marcelo defende Panteão para Sá Carneiro e Soares

450
O Presidente da República considerou que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como "pais da democracia portuguesa".
PSD

PSD Lisboa quer Sá Carneiro no Panteão

1.776
Concelhia de Lisboa do PSD, liderada por Paulo Ribeiro, propõe que restos de Sá Carneiro sejam trasladados para o Panteão Nacional. "Para que a memória não se apague", justifica
Rússia

Como Sá Carneiro expulsou 4 diplomatas russos

4.121
Portugal acaba de recusar expulsar diplomatas russos. Em 1980, Sá Carneiro fez o contrário: declarou quatro espiões "persona non grata" e iniciou a sua "guerra fria privada" contra a União Soviética.
Cinema

"Silêncio, ação". Um dia entre Snu e Sá Carneiro

953
A intimidade da relação de Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro vai ser contada numa longa-metragem realizada por Patrícia Sequeira. O Observador acompanhou uma (longa) tarde de gravações.
Cinema

História de Snu e Sá Carneiro vai ser um filme

A história da relação de Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro vai chegar aos cinemas em setembro. A realizadora Patrícia Sequeira está a rodar a longa-metragem, que se vai chamar "Snu".
Francisco Pinto Balsemão

Camarate. Balsemão processa autor da sua biografia

501
O fundador da Impresa vai processar Alexandre Patrício Gouveia por este o ter acusado de uma suposta ligação a Camarate. Joaquim Vieira, autor da biografia que reproduz a acusação, também é processado
PSD

Debates secretos no PSD onde até o adversário vai

315
IFSC tem feito debates não divulgados à imprensa e em que a identidade dos convidados fica sob reserva. Até figuras do PS têm participado nos encontros.
Francisco Sá Carneiro

ANA investe 55 milhões de euros em segurança

O aeroporto do Porto vai receber um investimento de 55 milhões, de modo a reforçar a segurança e a fluidez no despacho de bagagens. O anúncio foi feito pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas.
Francisco Sá Carneiro

Passos e Cristas assinalam a morte de Sá Carneiro

249
Os presidentes do PSD e do CDS-PP, Passos Coelho e Assunção Cristas, assinalam hoje os 36 anos a morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, com cerimónias em Viseu e Lisboa.
Efeméride

Sá Carneiro. Passos e Portas em missa de homenagem

Os presidentes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, assistiram a uma missa em memória de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, na Basílica dos Mártires, em Lisboa.
Governo

O que prometia a AD há 36 anos

231
Na quarta-feira, PSD e CDS reúnem os órgãos nacionais para discutirem a coligação. Mas esta não é a primeira vez que vão juntos a uma eleição. Lembra-se das propostas da Aliança Democrática em 79?
Camarate

Camarate. Viagem fatal decidida horas antes

A viagem fatal conjunta de Sá Carneiro e Amaro da Costa, há 35 anos, foi decidida horas antes. A viagem foi sugerida pelo ministro da Defesa, conta a ex-secretária do líder do PSD.
Fotogaleria

PSD lança arquivo digital para lembrar Sá Carneiro

384
Partido lembra antigo líder falecido na tragédia de Camarate com arquivo fotográfico digital e pede ajuda aos militantes para reunir mais fotografias do antigo primeiro-ministro.
País

Cristas revoga decisão de tirar terras a rendeiros

Rendeiros reformados tinham até esta sexta-feira para abandonarem as terras que arrendam ao Estado português, mas Ministério da Agricultura recuou.
Pedro Passos Coelho

PSD envolve PM na polémica da retirada de terras

O deputado e líder do PSD-Beja enviou uma carta a Cristas pedindo a suspensão da entrega das terras pelos rendeiros reformados, prevista para dia 31. A carta foi com conhecimento para Passos Coelho.
País

Cristas insiste com entrega de terras em Moura

Rendeiros da Herdade dos Machados já estão reformados há anos, mas só agora recebem cartas para o fim dos contratos. Ministério insiste na necessidade de devolver terras ao proprietário.
País

Governo quer fim da reforma agrária de Sá Carneiro

388
Assunção Cristas ordenou aos rendeiros reformados que entreguem terras recebidas, em 1980, de Sá Carneiro. É mais um episódio de uma luta de 30 anos da Herdade dos Machados, que já foi a tribunal.
Marcelo Rebelo de Sousa

O que teria feito Sá Carneiro?

158
Fazer como Sá Carneiro é perguntar: quem governa e para onde vamos? Não sei se as actuais gerações da política portuguesa têm a resposta. Mas é trágico que nem sequer consigam fazer a pergunta

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)