479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Francisco Sá Carneiro

Reportagem Observador

"Sá Carneiro estaria orgulhoso" no Chega

Encerramento do IV Congresso do Chega. Ventura lembra Sá Carneiro "que nunca se ajoelhou ao PS" e chama descontentes do PSD e CDS. Oposição interna subiu ao palco para se ouvir gritar "vergonha!"
Rui Rio

Conselho Nacional do PSD. Rio não quer "tumultos"

"Acho que é do interesse, neste caso, do PSD, mas seja de que partido for, que não haja tumultos internos para prejudicar o seu próprio partido", disse o líder social-democrata.
Política

"Estado com maioria na TAP foi erro muito grande"

Em entrevista, Cavaco Silva diz que governo PSD com apoio do Chega nos Açores é melhor do que Governo PS. Critica atuação de Governo na TAP e diz que devolução de rendimentos começou com Passos Coelho
Francisco Sá Carneiro

PR lembra Sá Carneiro: "Um dos pais da democracia"

"Era uma irrequieta e inquieta força da natureza" e foi "um dos pais civis da democracia", afirmou o PR esta sexta-feira, assumindo ser "frustante" a dúvida "se Camarate foi acidente ou crime".
Francisco Sá Carneiro

Rui Rio. Sá Carneiro voltaria à vida política

Rui lembra Sá Carneiro como o "somatório de três fatores: coragem, seriedade e competência”. O Chega classificou-o como um "político visionário" e um "símbolo inatacável de integridade".
Francisco Sá Carneiro

O agitador de dois regimes

Antes e depois de 1974, Sá Carneiro representou o mesmo projecto – fazer de Portugal uma sociedade como as da Europa ocidental. A morte, há 40 anos, nunca deixou ver até onde iria. Ensaio de Rui Ramos
Francisco Sá Carneiro

"Sá Carneiro era o contrário de um populista"

Quatro décadas depois da morte de Sá Carneiro, Paulo Portas lembra o homem que o levou a tornar-se um "ativista" aos 12 anos. Em entrevista, fala sobre o líder que uniu a direita e não fez concessões.
Francisco Sá Carneiro

Pré-publicação do livro "40 anos, 40 testemunhos"

O Observador faz a pré-publicação do livro "40 anos, 40 testemunhos sobre Sá Carneiro", uma recolha feita pela JSD em homenagem ao fundador do PSD que será lançado esta sexta-feira.
Política

O que sucederia se Sá Carneiro não tivesse morrido

Se Sá Carneiro tivesse ficado na vida política Portugal não estaria certamente a ser ultrapassado, em PIB/capita, por quase todos os países europeus, e os portugueses teriam mais altos níveis de vida.
Francisco Sá Carneiro

"Sá Carneiro sempre preferiu aliar-se à direita"

40 anos depois da morte de Sá Carneiro e 41 anos depois do nascimento da AD, Santana Lopes, um dos mais fiéis Sá Carneiristas, lembra os combates do seu "ídolo". Entrevista de Maria João Avillez.
PSD

Rio elogia papel de Sá Carneiro no pré-25 de Abril

O líder social-democrata lembrou esta segunda-feira a importância capital do fundador do partido no período que antecedeu o 25 de Abril. "Eu não aderi ao PPD. Aderi ao partido de Sá Carneiro", disse.
Francisco Sá Carneiro

Rio e Marcelo vão assinalar morte de Sá Carneiro

Rui Rio e Marcelo Rebelo de Sousa vão assinalar os 40 anos da morte de Francisco Sá Carneiro a 4 de dezembro num evento que pretende "homenagear, evocar e retratar" o fundador do PSD.
Orçamento do Estado

As heranças

Um orçamento não estreado mas já esfrangalhado entre a pandemia, as exigências das esquerdas radicais e o oportunismo político. Haverá pior? Talvez, futuro é que não.
Açores

Nós, os da lista negra

Em 1979, também Sá Carneiro foi acusado de dar a mão à “extrema-direita”. A “extrema-direita” era então representada pelo professor Freitas do Amaral. Enfim, cada época tem o Hitler possível.
PSD

40 anos depois da ASDI, a mesma pergunta

Com outros nomes, datas e causas, vários representantes eleitos estão a sair dos seus partidos, mas mantendo-se nos cargos. E a pergunta é esta: a quem deve pertencer o lugar? Ao partido ou ao eleito?
Política

Estranhezas que afinal eram tristezas

Chega-se à conclusão de como, apesar do tumulto daqueles anos iniciais da liberdade, a política era compatível com coragem, frontalidade, combate, palavra, verdade. Com decência, por outras palavras.
PSD

Presidente do Instituto Sá Carneiro demite-se

O presidente do Instituto Sá Carneiro procurou nos últimos meses apoio do PSD para ajudar a resolver situação delicada e agora demitiu-se. Mira Amaral também renunciou ao cargo de vice-presidente.
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós

Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
PSD

Francisco Sá Carneiro

No dia seguinte, no meio do ambiente que continuava pesado e porque insisti em saber o que se passava, a minha mãe baixou-se e segredou-me ao ouvido: o Sá Carneiro morreu.
Atualidade

Freitas do Amaral. "Viajei por todas as estradas"

Freitas do Amaral foi várias vezes ministro e protagonizou as disputadas eleições de 1986. Deixa um percurso que marca a história da política nacional. Morreu esta quinta-feira, aos 78 anos.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril 

Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Cinema

Amor de Snu e Sá Carneiro nos cinemas na 5ª feira

A história do relacionamento da editora dinamarquesa Snu Abecassis com o antigo primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro, nos anos de 1970, é retratada num filme de Patrícia Sequeira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Sá Carneiro era "o contrário de um populista"

Em conversa com alunos sobre o filme "Snu", o Presidente da República defendeu ainda que "parece muito difícil que ele não chegasse a primeiro-ministro" de novo, porque "teria tempo, era muito jovem".
Política

António Patrício Gouveia homenageado esta quarta

A homenagem ao antigo chefe de gabinete do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro vai ser realizada no âmbito do 70.º aniversário do seu nascimento. Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença.
António Ramalho Eanes

A relação tempestuosa entre Eanes e Sá Carneiro

No livro "Eanes e a Democracia", o historiador David Castaño descreve a tensa relação entre Ramalho Eanes e Sá Carneiro, aquando da chegada da AD ao poder. O Observador pré-publica um dos capítulos.
PSD

PSD. A história e as lições da última grande cisão

Quando foi eleito, Rio lembrou a última cisão no PSD, comparando-se a Sá Carneiro. Mas a História não foi bem assim. Agora que Santana sai, convém saber o que aconteceu. E porquê. Por Miguel Pinheiro.
Panteão Nacional

Negrão: Sá Carneiro "merece todas as honras"

Fernando Negrão defendeu que Sá Carneiro "merece todas as honras que o país tenha para dar", quando questionado sobre a proposta do PSD/Lisboa para que o fundador do partido receba honras de Panteão.
Panteão Nacional

Marcelo defende Panteão para Sá Carneiro e Soares

O Presidente da República considerou que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como "pais da democracia portuguesa".
PSD

PSD Lisboa quer Sá Carneiro no Panteão

Concelhia de Lisboa do PSD, liderada por Paulo Ribeiro, propõe que restos de Sá Carneiro sejam trasladados para o Panteão Nacional. "Para que a memória não se apague", justifica
Rússia

Como Sá Carneiro expulsou 4 diplomatas russos

Portugal acaba de recusar expulsar diplomatas russos. Em 1980, Sá Carneiro fez o contrário: declarou quatro espiões "persona non grata" e iniciou a sua "guerra fria privada" contra a União Soviética.
Cinema

"Silêncio, ação". Um dia entre Snu e Sá Carneiro

A intimidade da relação de Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro vai ser contada numa longa-metragem realizada por Patrícia Sequeira. O Observador acompanhou uma (longa) tarde de gravações.
Cinema

História de Snu e Sá Carneiro vai ser um filme

A história da relação de Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro vai chegar aos cinemas em setembro. A realizadora Patrícia Sequeira está a rodar a longa-metragem, que se vai chamar "Snu".
Francisco Pinto Balsemão

Camarate. Balsemão processa autor da sua biografia

O fundador da Impresa vai processar Alexandre Patrício Gouveia por este o ter acusado de uma suposta ligação a Camarate. Joaquim Vieira, autor da biografia que reproduz a acusação, também é processado
PSD

Debates secretos no PSD onde até o adversário vai

IFSC tem feito debates não divulgados à imprensa e em que a identidade dos convidados fica sob reserva. Até figuras do PS têm participado nos encontros.
Francisco Sá Carneiro

ANA investe 55 milhões de euros em segurança

O aeroporto do Porto vai receber um investimento de 55 milhões, de modo a reforçar a segurança e a fluidez no despacho de bagagens. O anúncio foi feito pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas.
Francisco Sá Carneiro

Passos e Cristas assinalam a morte de Sá Carneiro

Os presidentes do PSD e do CDS-PP, Passos Coelho e Assunção Cristas, assinalam hoje os 36 anos a morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, com cerimónias em Viseu e Lisboa.
Efeméride

Sá Carneiro. Passos e Portas em missa de homenagem

Os presidentes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, assistiram a uma missa em memória de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, na Basílica dos Mártires, em Lisboa.
Governo

O que prometia a AD há 36 anos

Na quarta-feira, PSD e CDS reúnem os órgãos nacionais para discutirem a coligação. Mas esta não é a primeira vez que vão juntos a uma eleição. Lembra-se das propostas da Aliança Democrática em 79?
Camarate

Camarate. Viagem fatal decidida horas antes

A viagem fatal conjunta de Sá Carneiro e Amaro da Costa, há 35 anos, foi decidida horas antes. A viagem foi sugerida pelo ministro da Defesa, conta a ex-secretária do líder do PSD.
Fotogaleria

PSD lança arquivo digital para lembrar Sá Carneiro

Partido lembra antigo líder falecido na tragédia de Camarate com arquivo fotográfico digital e pede ajuda aos militantes para reunir mais fotografias do antigo primeiro-ministro.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.