910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Combustível 100% renovável dá provas no rally todo-o-terreno com João Ferreira ao comando do Mini JCW Rally Plus

A combustível 100% renovável. É assim que o piloto João Ferreira percorre as pistas das maiores competições do mundo. Saiba tudo sobre este combustível e as promessas dadas para um futuro sustentável.

“Bem-vindos a Leiria, bem-vindos ao Outeiro Test Center”. Foi assim que o piloto português todo-o-terreno, João Ferreira, arrancou um dia que prometia muita adrenalina e bom ambiente, onde o combustível 100% renovável da Repsol deu, mais uma vez, provas dadas de que é o combustível do futuro.

Foi no passado dia 17 de setembro que a Repsol realizou um evento de co drive com o piloto João Ferreira e o Mini JCW Rally Plus. O convite era simples: viver a emoção de uma corrida ao lado de um dos melhores pilotos do mundo, enquanto sentia a adrenalina de um carro movido a combustível 100% renovável da Repsol.

“Estamos aqui a celebrar esta parceria, onde a palavra fundamental é a confiança. Nesta parceria nós tirámos as vantagens. Porquê? Porque se há um sítio onde se devem ensaiar os produtos, normalmente é nos bancos de ensaio mais complicados: o desporto motorizado”, foi assim que Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, começou por explicar a parceria feita entre a marca Repsol e o piloto João Ferreira que, ao longo da temporada de 2024, tem conseguido manter a performance exigida numa competição como o rally, estando em 1.º lugar no campeonato da Europa, e sendo o 2.º do Mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Armando Oliveira reforçou ainda a importância deste dia e o compromisso sustentável da Repsol: “A jornada de hoje marca um dos passos da nossa transição energética e com a descarbonização. (…) Aproveitando a nossa parceria com o João Ferreira, este é o momento ideal para falarmos da nossa solução para combustíveis com a introdução do nosso combustível renovável”.

Um combustível de provas dadas

Ao longo da temporada, o piloto João Ferreira tem-se feito acompanhar pelo combustível 100% renovável da Repsol, produzido a partir de matérias-primas com origem em resíduos que não competem com a cadeia alimentar, e que assegura uma redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre os 75% e os 92%.

Diesel 100% Renovável (HVO – Óleo Vegetal Hidrotratado) é o combustível da Repsol de baixas emissões, desenvolvido para satisfazer as necessidades dos motores a Diesel. Foi dentro do Laboratório Móvel da Repsol que ficámos a conhecer ao pormenor este combustível com a ajuda de Rosa Veiga, Chefe do Laboratório da Repsol Portuguesa, que garantiu que todos os padrões de segurança e qualidade reconhecidos nos combustíveis da Repsol se mantêm neste combustível renovável.

Questionada sobre o conceito de “Diesel Renovável”, Rosa Veiga explica que “a grande transformação são as matérias-primas. Temos a mesma refinaria, que se vai adaptando às matérias-primas novas. Em vez de pormos petróleo, vamos pôr resíduos, como óleos de cozinha usados, biomassa, ou frações dos lixos urbanos. Este combustível não deriva do petróleo, daí ser 100% renovável”.

São inúmeros os benefícios deste combustível 100% renovável:

  • Produzido a partir de resíduos, promovendo a economia circular;
  • Reduz da pegada de emissões de CO2 entre 75% a 92%;
  • Solução mais imediata para a descarbonização dos transportes rodoviários, reduzindo o impacto ambiental;
  • Estabilidade de oxidação, permitindo ser armazenado sem perder qualidade;
  • Permite a utilização de infraestruturas já existentes de armazenamento, distribuição e abastecimento;
  • Pode ser utilizado em motores Diesel de combustão interna sem alteração mecânica ou manutenção suplementar
  • Elevado índice de Cetano, que promove uma ignição mais rápida a frio e uma otimização da combustão;
  • Manutenção reduzida da regeneração do filtro de partículas.
  • Ricardo Oliveira
  • Ricardo Oliveira
  • Ricardo Oliveira

O Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, mencionou, ainda, o futuro deste combustível: “o passo seguinte vai ser vocês, como público, um dia terem acesso a este produto nas estações serviço. Não estamos a falar de futurologia, mas sim de uma realidade. Já temos 50 estações de serviço com este produto”.

Quem ajuda a reforçar esta mensagem é João Ferreira, piloto todo-o-terreno. “Para além de ser um carro a combustível 100% renovável, é um carro de topo e com muitas provas dadas nas provas mais exigentes, que é a prova de todo-o-terreno mais dura no mundo. Paralelamente a isso, é espetacular conciliar a performance do carro e termos um desporto mais sustentável”, afirma.

A Repsol tem como objetivo continuar, enquanto companhia responsável, um caminho na transição energética, encontrando mais soluções sustentáveis. Para o futuro, o desejo é simples: chegar à meta traçada para 2050 de serem uma empresa com zero emissões líquidas.

É no Dakar que todas as dúvidas sobre a qualidade deste produto ficarão fora da pista. João Ferreira e o Mini JCW Rally Plus vão apresentar-se com o Diesel 100% Renovável da Repsol na prova mais exigente do mundo já em 2025.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.