“Bem-vindos a Leiria, bem-vindos ao Outeiro Test Center”. Foi assim que o piloto português todo-o-terreno, João Ferreira, arrancou um dia que prometia muita adrenalina e bom ambiente, onde o combustível 100% renovável da Repsol deu, mais uma vez, provas dadas de que é o combustível do futuro.
Foi no passado dia 17 de setembro que a Repsol realizou um evento de co drive com o piloto João Ferreira e o Mini JCW Rally Plus. O convite era simples: viver a emoção de uma corrida ao lado de um dos melhores pilotos do mundo, enquanto sentia a adrenalina de um carro movido a combustível 100% renovável da Repsol.
“Estamos aqui a celebrar esta parceria, onde a palavra fundamental é a confiança. Nesta parceria nós tirámos as vantagens. Porquê? Porque se há um sítio onde se devem ensaiar os produtos, normalmente é nos bancos de ensaio mais complicados: o desporto motorizado”, foi assim que Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, começou por explicar a parceria feita entre a marca Repsol e o piloto João Ferreira que, ao longo da temporada de 2024, tem conseguido manter a performance exigida numa competição como o rally, estando em 1.º lugar no campeonato da Europa, e sendo o 2.º do Mundo.
Armando Oliveira reforçou ainda a importância deste dia e o compromisso sustentável da Repsol: “A jornada de hoje marca um dos passos da nossa transição energética e com a descarbonização. (…) Aproveitando a nossa parceria com o João Ferreira, este é o momento ideal para falarmos da nossa solução para combustíveis com a introdução do nosso combustível renovável”.
Um combustível de provas dadas
Ao longo da temporada, o piloto João Ferreira tem-se feito acompanhar pelo combustível 100% renovável da Repsol, produzido a partir de matérias-primas com origem em resíduos que não competem com a cadeia alimentar, e que assegura uma redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre os 75% e os 92%.
Diesel 100% Renovável (HVO – Óleo Vegetal Hidrotratado) é o combustível da Repsol de baixas emissões, desenvolvido para satisfazer as necessidades dos motores a Diesel. Foi dentro do Laboratório Móvel da Repsol que ficámos a conhecer ao pormenor este combustível com a ajuda de Rosa Veiga, Chefe do Laboratório da Repsol Portuguesa, que garantiu que todos os padrões de segurança e qualidade reconhecidos nos combustíveis da Repsol se mantêm neste combustível renovável.
Questionada sobre o conceito de “Diesel Renovável”, Rosa Veiga explica que “a grande transformação são as matérias-primas. Temos a mesma refinaria, que se vai adaptando às matérias-primas novas. Em vez de pormos petróleo, vamos pôr resíduos, como óleos de cozinha usados, biomassa, ou frações dos lixos urbanos. Este combustível não deriva do petróleo, daí ser 100% renovável”.
São inúmeros os benefícios deste combustível 100% renovável:
- Produzido a partir de resíduos, promovendo a economia circular;
- Reduz da pegada de emissões de CO2 entre 75% a 92%;
- Solução mais imediata para a descarbonização dos transportes rodoviários, reduzindo o impacto ambiental;
- Estabilidade de oxidação, permitindo ser armazenado sem perder qualidade;
- Permite a utilização de infraestruturas já existentes de armazenamento, distribuição e abastecimento;
- Pode ser utilizado em motores Diesel de combustão interna sem alteração mecânica ou manutenção suplementar
- Elevado índice de Cetano, que promove uma ignição mais rápida a frio e uma otimização da combustão;
- Manutenção reduzida da regeneração do filtro de partículas.
O Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, mencionou, ainda, o futuro deste combustível: “o passo seguinte vai ser vocês, como público, um dia terem acesso a este produto nas estações serviço. Não estamos a falar de futurologia, mas sim de uma realidade. Já temos 50 estações de serviço com este produto”.
Quem ajuda a reforçar esta mensagem é João Ferreira, piloto todo-o-terreno. “Para além de ser um carro a combustível 100% renovável, é um carro de topo e com muitas provas dadas nas provas mais exigentes, que é a prova de todo-o-terreno mais dura no mundo. Paralelamente a isso, é espetacular conciliar a performance do carro e termos um desporto mais sustentável”, afirma.
A Repsol tem como objetivo continuar, enquanto companhia responsável, um caminho na transição energética, encontrando mais soluções sustentáveis. Para o futuro, o desejo é simples: chegar à meta traçada para 2050 de serem uma empresa com zero emissões líquidas.
É no Dakar que todas as dúvidas sobre a qualidade deste produto ficarão fora da pista. João Ferreira e o Mini JCW Rally Plus vão apresentar-se com o Diesel 100% Renovável da Repsol na prova mais exigente do mundo já em 2025.