Há momentos na vida que pedem um vinho à altura. Seja numa data especial em família ou naquele jantar de amigos que finalmente aconteceu, um grande vinho muda tudo e a CARMIM sabe a importância que isso tem. A escolha do vinho certo (e do formato certo) pode elevar a experiência a um novo patamar.

A CARMIM, uma das mais prestigiadas produtoras de vinhos alentejanos, tem vindo a surpreender os apreciadores de vinho com a sua aposta em formatos maiores para algumas das suas referências mais aclamadas. Mas os formatos Magnum (1,5L) e Double Magnum (3L) não são apenas uma questão de quantidade, mas sim de qualidade e singularidade.

Fundada em 1971, a CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz – é uma das grandes adegas do Alentejo e uma das maiores do país. Com cerca de 700 viticultores associados, a cooperativa tem sido um motor de desenvolvimento da região, aliando a tradição à inovação.

E é precisamente a pensar na inovação, que os enólogos da CARMIM explicam que as garrafas maiores têm vantagens significativas no processo de envelhecimento dos vinhos, sendo um dos principais fatores a exposição ao oxigénio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As Vantagens dos Grandes Formatos

1. Menos oxigénio, mais conservação

Nas garrafas de formato padrão (0.75L), a relação entre o oxigénio e o volume de vinho é relativamente alta, o que pode levar a uma oxidação precoce, alterando as características do vinho. No entanto, nas garrafas Magnum e Double Magnum, essa relação é significativamente menor.

Embora a quantidade de oxigénio no gargalo seja semelhante, o volume de vinho é muito maior, resultando numa exposição mais lenta e controlada. Isso permite um envelhecimento mais gradual e consistente, preservando a frescura e o caráter frutado dos vinhos por mais tempo.

2. Maior massa, menos flutuações de temperatura

Outro aspeto importante é a estabilidade da temperatura. Os vinhos são sensíveis às variações térmicas, que podem acelerar o envelhecimento ou, em casos extremos, deteriorar a qualidade. As garrafas maiores, devido à sua maior massa, são menos suscetíveis a essas flutuações. Essa estabilidade térmica garante um envelhecimento mais harmonioso, protegendo os vinhos dos potenciais danos causados por mudanças bruscas de temperatura.

A CARMIM selecionou alguns dos seus vinhos mais especiais para serem engarrafados nestes formatos premium.

O Reguengos Garrafeira dos Sócios, um tinto complexo e elegante, está disponível tanto em Magnum (colheita de 2017) como em Double Magnum (colheita de 2019).

O Régia Colheita Reserva Branco de 2023, um branco fresco e mineral, também pode ser apreciado no formato Magnum.

Para os apreciadores de tintos encorpados, o Monsaraz Reserva Tinto de 2023 surge numa imponente garrafa Double Magnum.

3 fotos

Imagine abrir uma garrafa Magnum do Reguengos Garrafeira dos Sócios 2017, numa noite especial em sua casa. Os mais entendidos vão querer tirar fotografias à garrafa e pesquisá-la, mas mais importante do que isso, são as memórias e as histórias que ficam, de uma boa noite entre amigos ou família, com o ritual de servir o vinho e saboreá-lo.

Um “grande” presente para o Natal

E porque não surpreender alguém especial (como o seu sogro ou aquele amigo a quem nunca dá presentes) com algo memorável neste Natal?

Uma garrafa Magnum ou Double Magnum da CARMIM é uma grande escolha para presente por vários motivos, mas em particular por dois:

1. Quem oferece, faz um figurão (especialmente se aproveitar os preços especiais da black friday na loja online CARMIM).

2. Quem recebe, fica contente e, se estiver num dia simpático, até é capaz de abrir a garrafa para partilhar.

No final de contas, os grandes formatos da CARMIM convidam-nos a abrandar o ritmo, a valorizar os momentos de partilha e a celebrar os prazeres simples da vida. Neste mundo cada vez mais acelerado e digital, as ocasiões merecem cada vez mais ser saboreadas sem pressas, com um vinho à altura, e bem conservado.

Descubra os grandes formatos CARMIM e na próxima vez que comprar vinho, não tenha medo dos “grandes” vinhos Magnum e Double Magnum. Afinal, a vida é demasiado curta para vinhos comuns.