Na arte de bem receber, Portugal já foi considerado várias vezes como o país mais hospitaleiro do mundo. Mas na hora de receber amigos em casa, pôr essa arte em prática pode ser mais complicado, mesmo quando são só uns snacks para petiscar.
Bem sabemos que petiscar é bom o ano inteiro, e talvez por isso existam tantos festivais espalhados pelo país, dedicados inteiramente aos “comes e bebes”:
desde o Festival das Sopas e Petiscos em Vila de Rei, ao Festival do Marisco de Olhão ou o Mercado Caramelo no Pinhal Novo, entre outras dezenas de festas onde o propósito é sempre o mesmo: petiscar, brindar e estar com amigos.
Mas no verão, a música é outra. São os sunsets, os churrascos, as mariscadas depois da praia, e nem sempre é fácil ter star quality em tudo, por isso muitas vezes acabamos por abrir um pacote de batatas e uns amendoins e está feito.
Contudo, “quem não arrisca, não petisca”, e não há nada como ser um bom anfitrião para os nossos amigos e cumprir a arte tão portuguesa de bem receber. Por isso, preparámos um conjunto de receitas irresistíveis, para seres um verdadeiro expert nos snacks para petiscar.
Para seres um bom anfitrião, além de garantires a melhor qualidade aos teus amigos, deves também saber como acompanhar da melhor maneira esta ocasião. Por esse motivo, sugerimos que acompanhes estes snacks com uma Fanta sem adição de açúcares. Há uma para todos os gostos, seja de Laranja, Uva, Maracujá, Guaraná ou Ananás, vais ver que esta bebida vai tornar este momento com os teus convidados ainda mais animado e refrescante.
Antes de tudo, 4 dicas infalíveis para criares ambiente:
A música certa
Escolhe uma playlist apropriada ao estilo de comida e à altura do dia. Se for mais spicy, procura playlists mexicanas, por exemplo. Se não és bom DJ, pede a um amigo.
O empratamento
Por amor ao Deus do Snack, não sirvas em tupperwares. Arranja uns bons pratos ou inventa tábuas com azulejos antigos, madeiras e espalha umas flores ou fruta pela mesa. Fica sempre bem.
Os nomes dos pratos
Umas azeitonas nunca são só umas azeitonas. Diz-lhes que são Azeitonas Polvilhadas à Chef. Inventa nomes para as coisas simples e correrá sempre bem.
A bebida ideal
No território dos snacks para petiscar, existe a arte de saber acompanhar o teu snack com a melhor bebida. O truque é brincares com os sabores, vais ver que ainda te vais surpreender com as combinações que crias com a tua Fanta sem adição de açúcares!
Quem não arrisca, não petisca
Segue estas receitas e surpreende tudo e todos
Cogumelos à bolhão pato
Este é o petisco que te vai tornar famoso entre amigos. Simples de fazer, e no limite, podes sempre usar cogumelos de lata.
1 – Numa frigideira, frita uns dentes de alho em azeite com alguns coentros.
2 – Quando estiverem dourados, refresca com vinho branco e adiciona os cogumelos laminados.
3 – Adiciona sal, piripiri e um pouco de manteiga.
4 – Espreme umas gotas de limão e está feito.
Dica: finaliza com alguns coentros frescos em cima dos cogumelos, e acompanha com uma Fanta Laranja para acompanhar o sabor a limão.
Espetadinhas à moda de Formentera
Acrescentar o nome de uma cidade ou país a uma receita fica sempre bem. Escolhe uma cidade que tenhas visitado recentemente e faz de conta que aprendeste lá.
1 – Em palitos de espetada, adiciona tomate cherry, mini mozzarellas e folhas de manjericão intervalado.
2 – Numa travessa ou num prato, tempera com azeite, pimenta e um pouco de sal.
Dica: uma Fanta Maracujá é perfeita para servir com estas espetadas. Experimenta!
Guacamole à moda do chef
É versátil, delicioso e nunca falha! Aqui, além do empratamento, o segredo está em fazer um guacamole caseiro:
1 – Corta os abacates e, com ajuda de uma colher, tira a polpa do abacate e tritura com um garfo.
2 – Pica os coentros, a cebola roxa e junta o tomate cortado. Depois, envolve tudo até parecer homogéneo.
3 – Rega com azeite e tempera com sal e pimenta. Espreme o sumo da lima e, se gostares, torna o teu guacamole mais spicy com uma malagueta sem sementes cortada em pequenos pedaços.
4 – Serve com nachos e deixa os teus convidados deliciarem-se.
Dica: Acompanha com uma Fanta de Ananás e prepara-te para a explosão de sabor que aí vem.
Tábua de queijos
“Isso até o meu primo de 5 anos sabe fazer”. Pois é, mas fica sempre bem, especialmente se acompanhares com umas uvas ou uns frutos secos.
1 – Aqui, o charme está na apresentação.
2 – Arranja uma tábua de madeira ou pedra, uns azulejos, ou serve num prato grande com papel vegetal.
3 – O truque é não parecer básico. Depois, fatia um pouco, mas nunca totalmente.
Dica: quanto mais tipos de queijo, melhor! Acompanha-os com umas tostas e a tua Fanta preferida.
Bruschettas di Roma
Sobre este snack, diz que foi um amigo italiano que te deu a receita. Assim, se correr mal, já sabes quem culpar.
1 – Tira as sementes do tomate e corta-o em cubinhos.
2 – Adiciona manjericão e rega com azeite. De seguida, tempera com sal e pimenta.
3 – Após misturar tudo muito bem, coloca os pães numa frigideira e deixa dourar dos dois lados. A ideia é ficar crocante por fora e macio por dentro.
4 – Junta o recheio ao pão e coloca queijo parmesão por cima.
Dica: ao saboreares a tua obra de arte, não deixes de te refrescar com uma Fanta de Uva.
O clássico hummus
Quem nunca comprou hummus já feito e colocou numa taça bonita que atire o primeiro palito de cenoura.
1 – Retira o hummus da embalagem de plástico para uma taça, e adiciona alguns temperos como paprika ou pimenta preta para parecer caseiro.
2 – Corta palitos de cenoura, aipo ou pepino e chama-lhes veggie sticks.
Dica: se tiveres amigos que gostam sempre de novos sabores, diz-lhes para molharem um palito de pepino na Fanta Guaraná sem açúcares adicionados.
Et voilá! Com estas 6 receitas já fazes uma vistaça e muito provavelmente ganhas o prémio de “Melhor Anfitrião 2023”, especialmente se a tua despensa estiver com latas de Fanta de todos os sabores, para agradar a toda a gente.
Mas se depois de veres estas receitas, tens dúvidas sobre que tipo de anfitrião és, nada como fazeres o nosso Quiz FANTÁstico.