1. O que é?
Trata-se de um serviço de triagem clínica feito pelo telefone prestado pelo Hospital da Luz, que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, para adultos e crianças.
A LUZ 24 não deve ser usada em situações de emergência, em que, em Portugal, tem de ser acionado o serviço 112.
Através da LUZ 24, pode:
– Ter um encaminhamento personalizado para o Hospital da Luz mais perto de si;
– Fazer uma videoconsulta urgente;
– Aconselhar-se com uma equipa especializada;
– Tirar dúvidas sobre qualquer questão que tenha relativa à sua saúde;
– Ter um Plano de Tratamento personalizado.
2. Qual o número?
O número do serviço LUZ 24 é apenas um: 217 104 424. Este número serve toda a Rede Hospital da Luz, independentemente do local em que se encontra.
Na página de entrada da app MY LUZ, pode encontrar o botão para ligar diretamente para a LUZ 24.
3. Tem custos?
Não, o serviço de triagem LUZ 24 não tem qualquer custo associado. O único custo que tem é o da chamada, que corresponde ao custo de uma chamada para a rede fixa nacional.
4. Quem está do outro lado do telefone?
Ao contactar a LUZ 24, do outro lado da linha está uma equipa de enfermagem que usa protocolos definidos com base nas melhores práticas internacionais, aplicando-as de forma personalizada e adaptada a cada situação. Desta forma, a equipa consegue aconselhar sobre os cuidados de saúde mais adequados a seguir, como:
– Atendimento urgente por profissionais clínicos no Hospital da Luz;
– Videoconsulta urgente (sem necessidade de marcação), logo a seguir à triagem feita pela LUZ 24;
– Consulta prioritária nas 48 horas úteis seguintes;
– Consulta ou videoconsulta programada;
– Ter acesso a um Plano de Tratamento personalizado;
– Aconselhamento de autocuidados.
5. Caso me seja sugerido um Plano de Tratamento, como se processa?
Se no processo de triagem da LUZ 24 lhe for indicado um Plano de Tratamento, deve realizar os seguintes passos:
1. Aceder à sua área pessoal através da app MY LUZ. Caso não esteja registado, deve criar uma conta;
2. Já na área pessoal MY LUZ, pagar o Plano de Tratamento, para que fique disponível e possa seguir o que é indicado para si;
3. A equipa de enfermagem entrará em contacto para acompanhar a evolução dos seus sintomas.
6. E no caso de se tratar de uma consulta ou videoconsulta programada, quais os passos?
Se a LUZ 24 considerar que a sua consulta ou videoconsulta, apesar de não urgente, é prioritária, é garantida a marcação para as 48 horas úteis seguintes. Neste caso, a sua chamada é passada para os serviços administrativos, para que possam agendar consigo a data e hora que lhe forem mais convenientes.
7. Se tiver de ir para um Hospital da Luz depois de contactar a LUZ 24, como se processa?
Nestes casos, a LUZ 24 indica-lhe qual o Atendimento Urgente do Hospital da Luz mais próximo de si (ou da sua preferência). Quando aí chegar:
– O hospital tem acesso à sua informação da LUZ 24;
– Na admissão, tem uma senha específica para cliente LUZ 24;
– Na triagem de enfermagem presencial, deve fornecer o código que lhe foi enviado pela LUZ 24 por mensagem para o seu telemóvel.
8. Posso utilizar a LUZ 24 mesmo não sendo cliente do Hospital da Luz?
Sim, pode.
9. Posso usar a LUZ 24 em casos de emergência?
Não. Nos casos de emergência médica, o único meio que deve acionar é o serviço de 112.