Santos no Tejo, Doca da Marinha
Doca da Marinha, a 200 metros da estação de metro do Terreiro do Paço. De 1 a 12 de junho.
A primeira edição do arraial Santos no Tejo promete instalar “o maior santódromo da capital” na Doca da Marinha ao longo de 10 dias. O programa com mais de 30 atuações arranca logo em grande no primeiro dia de junho com nada mais, nada menos, que Quim Barreiros, o rei do pimba português, como cabeça de cartaz. Ana Malhoa, Herman José, Capitão Fausto (DJ set), Sérgio Rossi, Ruth Marlene, Rebeca, Mónica Sintra, José e Malhoa preenchem os restantes dias, antes de um final em vésperas de feriado (dia 12) nas mãos muito capazes de Ágata e Moullinex. Os bilhetes estão à venda no site por 7,50 euros com bebida incluída, mas também podem ser comprados à porta no própria dia por 10 euros (sem bebida incluída).
Torel Palace Lisbon, Jardins do Torel
Rua Câmara Pestana, N.º 23. Dia 12 de junho.
A partir das 18 horas de 12 de junho, o arraial do Torel Palace Lisbon vai servir sardinhas, caldo verde e porco no espeto com uma vista panorâmica sobre Lisboa. A festa no terraço acontece até às 2 da manhã e conta com música de um DJ convidado. A entrada é livre.
Arraial de Santo António, Praça da Alegria
Praça da Alegria, freguesia de Santo António. De 26 de maio a 18 de junho.
“Não há em Lisboa arraial mais santo, nem festa mais animada!”, promete a freguesia de Santo António sobre o seu tradicional arraial junto à Avenida da Liberdade. Todos os dias, entre o meio-dia e as 22 horas, há música, bebidas e petiscos na Praça da Alegria, mas às sextas-feiras, sábados e nas vésperas de feriado o horário estende-se até à meia-noite, com música ao vivo e atuações de vários grupos e artistas a partir das 21 horas. Na noite das marchas de Lisboa (12 de junho), a festa prolonga-se até à 1 da manhã.
Santos em Santos, Santos
Terrapleno, Santos. Até 6 de agosto.
Com Toy a dar o pontapé de saída a 26 de maio, a celebraçaõ dos Santos em Santos estendem-se até 6 de agosto. Durante os Santos Populares, há vários nomes incontornáveis do pimba português no cartaz, incluindo Quim Barreiros (2 de junho), Carapaus, Azeite e Alho (10 de junho) e Rosinha (12 de junho). Além de música, o Terrapleno vai encher-se de sardinha assada, caldo verde e farturas todos os dias, com entrada livre. Aos dias de semana, domingos e feriados, abre das 16h à 1 da manhã; às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado funciona até às 2 da manhã; e no dia de Santo António a festa só acaba às 4h.
Monsantos Populares, Monsanto
Monsantos Open Air, Monsanto. De 6 a 12 de junho.
O Monsantos Populares está de volta ao Monsantos Open Air e arranca já a 6 de junho, terça-feira, com um concerto de Toy. Seguem-se Jorge Guerreiro (7, véspera de feriado), Tinto Verano e Mercedes Cañas (8), Rosinha (9), Senhoritas (10), Sambinha Bom (11) e Miguel Azevedo encerra as festas a 12. As reservas de mesa custam a partir de 20 euros e devem ser feitas pelo site.
Arraial da Vila Berta, Graça
Vila Berta, Largo da Graça. De 2 a 12 de junho.
Na Vila Berta, os Santos Populares começam a ser celebrados a de junho com sardinha assada, bifana, imperais e um concerto de José Malhoa. Deixa Rolá atua a 3 e no dia seguinte há Arraial Infantil. Grupo Musical Arpicantares (5), Fado Vadio (6), Tudo ao Molho (7), Miguel Bravo (8), DJ Battle com Cota Ruizadas e Mucho Leche (9), DJ Cota Ruizadas (10), Hits Portugueses (11) e Deixa Rolá (12) animam os restantes dias. O recinto abre sempre às 18h, tirando o dia do do Arraial Infantil, que arranca pelas 16h.
Renovar a Mouraria, Mouraria
Associação Renovar a Mouraria, Beco do Rosendo, Mouraria. De 1 a 17 de junho.
Este ano, aquele que se assume como um dos arrais mais alternativos de Lisboa celebra o seu 15.º aniversário. De 1 a 17 de junho, os Santos Populares da Associação Renovar a Mouraria vão ter comes, bebes, debates Meia Palavra Não Basta a partir das 17h30 (que abordam os desafios de morar no bairro) e concertos a partir das 19h, com nomes como Irmãos Makossa e Gira Coletivo + Suricata.
Sardinhas & Glamour, Picoas
Lumen Hotel, Rua Sousa Martins, N.º 20, Picoas. Todas as quintas-feiras durante o mês de junho.
A pensar naqueles que preferem evitar confusões, o Lumen Hotel vai organizar todas as quintas-feiras de junho um arraial no seu jardim interior — o Páteo Fotossíntes — com música popular e sardinhas, mas sem a algazarra dos bairros típicos lisboetas. O Sardinhas & Glamour acontece à hora de almoço (das 12h30 às 15h) e ao jantar (das 18h às 22h). Ao almoço tem o custo de 18,50 euros e serve de complemento ao buffet do restaurante Clorofila, com saladas, fumados, charcutarias e pratos quentes a que se juntam sardinhas assadas no grelhador. Ao jantar, o Package Arraial fica por 20 euros, que incluem três sardinhas, broa de milho, mini kebab pakora de enchidos e uma bebida (vinho branco, vinho tinto, sangria, cerveja ou soft drinks).
Arraial Lisboa Pride, Terreiro do Paço
Praça do Comércio. 24 de junho.
O Arraial Lisboa Pride acontece desde 1997 para trazer visibilidade à comunidade LGBTI+ em Portugal. Este ano, regressa ao Terreiro do Paço a 24 de junho, entre as 16h e as 2 da manhã com entrada livre.
Santos à Campolide, Campolide
Parque Urbano Quinta do Zé Pinto, Campolide. De 2 a 17 de junho.
Os Santos à Campolide prometem música, petiscos, espetáculos e atividades para toda a família entre 2 e 17 de junho. Romana (2), Toy (3), Ágata (7), Quim Barreiros (9), Jorge Guerreiro (10), Ruth Marlene (12), Nel Monteiro (16) e Belito Campos (17) são as cabeças de cartaz dos vários dias, que vão contar com várias outras atuações, entre elas Domingos Patinha, Tributo Popular, Alma Rock, Salvador e Cristina, DJ André Couto, Sentido Obrigatório, DJ Pietro, Trio Clave e Cristais da Noite.
Arraial da Misericórdia, Bairro Alto
Miradouro de São Pedro de Alcântara, Bairro Alto. De 1 de junho a 2 de julho.
Quim Barreiros, Mónica Sintra, Toy, Romana, Micaela, João Só e Lola, Fábia Rebordão e Joana de Deus vão garantir a animação ao longo de um mês no Arraial da Misericórdia, com uma das vistas mais famosas de Lisboa — a do Miradouro de São Pedro de Alcântara, claro está. Para comer, há sardinhas, bifanas, petiscos, farturas e churros, mas também bancas de venda de artesanato. A entrada é livre.
Arraial de São Miguel, Alfama
Alfama, Santa Maria Maior. De 1 de junho a 1 de julho.
Bem no coração de Alfama, o Arraial de São Miguel vai ter manjericos, sardinhas e bifana no pão até dia 1 de julho, com música popular ao vivo programada para os dias 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24 e 30 de junho, e 1 de julho.
Arraial Clube Atlético de Arroios, Arroios
Clube Atlético de Arroios, Rua de Arroios. De 9 a 12 de junho.
O Clube Atlético de Arroios volta a organizar os Santos Populares da freguesia e já encheu a Rua de Arroios de bandeirinhas e fitas coloridas. A não perder neste bailarico são as famosas caipirinhas CaipiArroios.
Arraial de São Vicente, Graça
Largo da Graça. De 1 a 13 de junho.
Entre o Largo da Graça e o miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, a Graça recebe o Arraial de São Vicente até dia 13 de junho. No Instagram, a Junta de Freguesia de São Vicente já avisou que o trânsito no Largo da Graça está totalmente cortado de 26 de maio a 19 de junho entre os números 71 e 100. Das 18h de dia 12 às 7h de 13, não passam carros no perímetro de São Vicente, Alfama, Bica e Santa Catarina.
Grande Arraial das Avenidas Novas, Campo Pequeno
Campo Pequeno. De 7 a 24 de junho.
O Grande Arraial das Avenidas Novas vai transformar o Campo Pequeno numa grande festa popular cheia de espetáculos com entrada livre. Rosinha faz as honras de abertura dia 7 e seguem-se Ruth Marlene (9), Tudo ao Molho (10), Santos sem Cerimónias por DJ Kamala (12), Ena Pá 2000 (16), Sérgio Rossi (20) e Zé Cabra (24).
Santo António no Rossio Gastrobar, Rossio
Altis Avenida, Rua 1º de Dezembro, 118, Rossio. Dia 12 de junho.
Para uma celebrar sem ficar com a roupa a cheirar a grelha, o restaurante no rooftop do Altis Avenida celebra os Santos Populares no dia 12 a partir das 19h30 com menu especial (que inclui camarão tigre grelhado, ostras, sardinhas e bifanas), cocktails, música ao vivo e DJ set. A festa continua até à 1 da manhã.
Grande Arraial de Benfica, Benfica
Alameda Padre Álvaro Proença, Benfica. De 22 a 25 de junho.
Se pusermos de parte José Malhoa e Grupo Revelação (marcados para o dia 24 de junho), o Grande Arraial de Benfica celebra as festas de Lisboa com sonoridades mais pop. Fernando Daniel é cabeça de cartaz dia 22, David Carreira a 23 e Pedro Abrunhosa encerra a festa a 25. Além da música, há os comes e bebes que se esperam num arraial.
A Minha Penha é Linda, Penha de França
Mercado de Sapadores, Rua da Penha de França. De 9 a 12 de junho.
A Junta de Freguesia da Penha de França volta a organizar o arraial solidário A Minha Penha no Mercado de Sapadores, que começa a 9 de junho com Romana como cabeça de cartaz. Dia 11 há CoLeGaS – Coro LGBT+ às 18h, Fio à Meada, DJ Thiagu e Organista Cláudio a fechar pelas 21h. No dia seguinte, há programas para os miúdos com o Penha Kids com insufláveis e o Palhaço Pintarolas, antes de Fella Ayala DJ set, Ramboia Total e Quimeras D’Mel. Dia 12, Fella Ayala DJ set regressa para o grande final, a que se seguem Duo Helton & Irmão e DJ Mouros da Calçada.
Arraial de Santa Engrácia, Campo dos Mártires da Pátria
Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, Calçada dos Barbadinhos. De 2 de junho a 1 de julho.
Turbo Baile com Romana, Santos Noventeiros e Saúl Marante são alguns dos nomes que vão marcar presença no arraial do Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, na Calçada dos Barbadinhos, onde até dia 2 de julho não faltam bifanas, caldo verde, sardinhas e cerveja.
Arraial dos Navegantes, Parque das Nações
Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. De 2 a 4 de junho.
Na zona oriental da cidade, a festa com responsabilidade ecológica instala-se junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes para a 19.ª edição do Arraial dos Navegantes. A entrada é gratuita, há lugares sentados, música e animação todo o dia, pratos típicos, bar, barraquinhas, quiosques e até opção de take away. Os copos são reutilizáveis, os pratos, taças e talheres são compostáveis e o excedente de comida será doado à ReFood. Para os mais pequenos, vai haver um “arraialito” com acompanhamento dos voluntários da paróquia.
Arraial da Bica, Bairro Alto
Junto ao Elevador da Bica. Todo o mês de junho.
Prepare-se para entoar “a Bica é linda” naquele que é um dos pontos clássicos de passagem nas noites de Santos Populares. A Bica vai ter festa até ao fim do mês espalhada um pouco por toda a parte, entre a Calçada da Bica Grande e o Largo de Santo Antoninho.
Santos à Palácio, Chiado
Palácio Chiado, Rua do Alecrim. Dia 12 de junho.
Mais um arraial para quem prefere evitar a arruaça. No Palácio Chiado, os Santos Populares vão ser festejados com o mesmo entusiasmo e um menu 100% português servido naquilo que a organização descreve como um “ambiente mais controlado”. O chef Manuel Bóia preparou um menu que inclui espeto — mini mozzarela de tomate cherry, molho de manjericão e pinhão —, pão — sardinha assada, pimentos Padrón assado e cebola roxa —, pedra — barriga de porco crocante, ervilha e trufa —, e malga — caldo verde com chouriço. Quem preferir, poderá enveredar por camarão e pregado grelhados, picanha ou aipo braseado com tomilho e limão. Para terminar, há cornucópia de doce e fios de ovos, papo de anjo e parfait de maracujá e basílico. A música no restaurante está a cargo do DJ Leote e na Salla será o DJ Ramoiage a animar a festa.