A aproximação do fim das férias marca o regresso iminente ao trabalho para os graúdos e às aulas para os miúdos. Mas isso não quer dizer que os passeios fiquem adiados para o próximo ano. Com tanto para ver e fazer em Portugal, não há desculpas para não aproveitar o último fim de semana antes do regresso à rotina.
Desta vez a nossa sugestão cai sobre a região centro de Portugal, mais concretamente sobre Aveiro, Coimbra e a Figueira da Foz, três cidades que oferecem experiências inesquecíveis para toda a família. E já agora, porque não aproveitar a oportunidade para estrear o seu carro novo, com a ajuda do motor de busca PiscaPisca.Pt, onde encontra mais de 37.000 veículos usados?
Aveiro, a Veneza portuguesa
Chamam-lhe a Veneza portuguesa. Atravessada por vários canais alimentados pelas águas da Ria de Aveiro, Aveiro é, sem dúvida, uma das mais encantadoras e surpreendentes cidades portuguesas.
Um passeio nos coloridos moliceiros – os barcos típicos da cidade, em tempos usados por pescadores locais – é garantia de diversão tanto para os mais velhos como para os mais novos. Tanto na água como em terra, perca-se a admirar os encantadores edifícios representativos da Arte Nova no centro da cidade. Preste atenção a detalhes como o ferro forjado em forma de flores da Casa do Major Pessoa, os varandins do Edifício da Casa dos Ovos Moles ou a imponente estrutura do Museu da Cidade.
Já na Praia da Costa Nova, não há como ficar indiferente aos coloridos palheiros de madeira decorados com riscas de cores vivas, que preenchem a marginal. Em tempos usados como abrigo ou local de armazenamento de equipamento pelos pescadores locais, estes palheiros transformaram-se com o tempo em agradáveis casas de férias.
Coimbra, a cidade dos estudantes
Em Coimbra, a eterna cidade dos estudantes e a primeira capital do Reino de Portugal, o roteiro enche-se de inúmeros locais de enorme riqueza patrimonial e cultural. Leve a família a conhecer a Universidade de Coimbra, fundada em 1537 e detentora do selo de Património da Humanidade atribuído pela UNESCO, e deixe-se encantar pela intensidade das tradições académicas, pela sua magnífica Biblioteca Joanina e Jardim Botânico.
Ao continuar o seu passeio pelo centro histórico, sugerimos ainda que junte ao roteiro a Sé Velha, o Seminário Maior de Coimbra – onde será brindado com uma magnífica vista sobre o rio Mondego, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (também conhecido como Convento da Rainha Santa Isabel) e o Museu Nacional de Machado e Castro. O Café Santa Cruz, localizado na antiga Igreja de São João de Santa Cruz, é uma ótima escolha para um café ou refresco ao final da tarde.
No que toca aos mais pequenos, há um local em Coimbra de visita absolutamente obrigatória: o Portugal dos Pequenitos. Ali, as crianças veem-se rodeadas pela cultura e História de Portugal, desde aldeias típicas a alguns dos maiores monumentos portugueses, tudo a uma escala reduzida. Haverá melhor forma de aprender do que através da diversão?
Figueira da Foz, de frente para o mar
É uma das estâncias balneares mais antigas de Portugal, conhecida pelas suas vastas praias que oferecem não só oportunidades para banhos de sol como para a prática de vários desportos náuticos como o surf, windsurf ou kitesurf. A nível europeu quebra recordes, com a onda direita mais longa e o maior areal urbano da Europa.
Mas não é só de praia que vive a Figueira da Foz. Este é também um destino repleto de surpresas como o centenário Museu Municipal Dr. Santos Rocha – onde encontra um vasto espólio nas áreas da arqueologia, pintura e cerâmica; a Casa do Paço – onde encontra uma das maiores coleções de azulejos holandeses Delft do mundo, ou o Forte de Santa Catarina – com destaque para o seu belíssimo espelho de água.
Sugerimos que junte ainda ao seu roteiro uma passagem pela vila piscatória de Buarcos, onde se destaca o seu típico e castiço casario, o Museu do Mar e a Fortaleza de Buarcos. Aqui, o mar e a pesca são vividos intensamente, como o demonstram as estátuas “Varina de Buarcos” e “O Pescador”. Por falar em mar, há mais um local que não podemos deixar de sugerir: o Cabo Mondego, declarado Monumento Natural Nacional, onde poderá admirar a incrível vista sobre o oceano Atlântico a partir do Miradouro e do Farol.
Agora que o levámos a conhecer um pouco do que poderá encontrar nestas três cidades do centro de Portugal, resta tratar apenas de um assunto: decidir por onde vai começar primeiro!
Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca