Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Passaram mais de sete anos desde que George R.R. Martin publicou A Dança dos Dragões, o quinto volume das Crónicas de Gelo e Fogo, saga iniciada em 1996 com A Guerra dos Tronos. O sexto volume, Ventos de Inverno, está prometido há muito, mas Martin tem adiado consecutivamente a sua data de lançamento. Isso não significa, no entanto, que tenha deixado a história morrer. Além da série, que vai alimentando a fome dos fãs por material novo, o escritor norte-americano tem divulgado de tempos a tempos capítulos do futuro sexto volume e pequenas histórias do universo de A Guerra dos Tronos, reunidas em volumes como O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias. Publicou um livro de citações de Tyrion Lannister, uma novela gráfica e uma espécie de enciclopédia sobre a história dos Sete Reinos, O Mundo de A Guerra dos Tronos, escrito com Elio M. Garcia e Linda Antonsson, especialistas na obra do autor e fundadores do fansite Westeros.org, um dos primeiros sobre A Guerra dos Tronos.

Apesar da imensidão de material publicado desde 2011, Martin nunca mais voltou ao formato romance (ou a algo que se assemelhe a ele) para contar histórias do universo das Crónicas de Gelo e Fogo. Até agora. Esta semana, chega às livrarias de todo o mundo a primeira parte de ‘Sangue & Fogo’, a história dos reis Targaryen. Ainda que o autor não lhe chame um romance mas antes “história imaginária” da família real, esta é a primeira história longa que o norte-americano edita desde A Dança dos Dragões. E “longa” não é um eufemismo — a edição em língua inglesa tem perto de mil páginas, mas em Portugal a Saída de Emergência, decidiu dividi-la em duas partes, com a primeira a ter 343. É esta que sai esta sexta-feira. A segunda parte do volume I está agendada para fevereiro de 2019, confirmou fonte da editora ao Observador.

A edição portuguesa de Sangue & Fogo — A História dos Reis Targaryen  chega às livrarias esta sexta-feira

Enquanto Sangue & Fogo não chega às livrarias portuguesas (às norte-americanas chegou na terça-feira), o Observador pré-publica, em exclusivo, dois excertos da história da Casa Targaryen, que começou com a unificação dos sete reinos com Aegon I, acompanhados por duas das ilustrações que Dough Wheatley fez para o volume. 

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.