Foram 5 as paragens que fizeram esta viagem de A a Z pela Nazaré. Numa parceria entre a Mercedes-Benz e o Observador, explorámos a vila, ficámos a conhecê-la um pouco melhor e ainda sobrou tempo para falar sobre a sua pesca, os seus locais mais aclamados e aquilo que de melhor se faz pelas suas ondas: surf. E foi precisamente no Dia Mundial do Mar e do Trabalhador Marítimo que esta viagem culminou numa emissão especial da Rádio Observador, no Mercedes-EQ Lounge.
Mercedes-Benz nos últimos anos, focados no mar e na sustentabilidade. “Terra, Mar e Água. Tem sido assim a história da marca”, começou por dizer Jorge Aguiar, Diretor de Marketing da Mercedes-Benz, acrescentando em seguida: “quando falamos em sustentabilidade, este é um espaço que pensámos nesse sentido, com materiais que foram reaproveitados e retirados dos oceanos, por exemplo. Quanto ao futuro, o objetivo da Mercedes, e é para aí que estamos a caminhar, é a neutralidade carbónica, não só no que diz respeito à utilização das viaturas, mas também a tudo o que está por trás. As nossas fábricas estão a tornar-se neutras em emissão de CO2 também, bem como a própria seleção dos nossos fornecedores”. Para o Diretor de Marketing, a premissa para o futuro é óbvia – continuará a ser levado pelas ondas. “Vamos continuar a abraçar as ondas. Estamos agora a começar, em outubro, com o projeto das Ondas Gigantes novamente, mas mais do que isso estamos a abraçar o mar como um todo, o Oceano como um todo, através de novos projetos a nível nacional”, reforça.
Numa conversa onde o presente e o futuro se mostraram de mãos dadas, Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, não hesitou em afirmar que o caminho será sempre feito pelo mar. “O Passado, o Presente e o Futuro da Nazaré passam, naturalmente, pelo mar. O futuro que eu prevejo é um futuro que está já muito assente em projetos atuais e que têm impactos, eu diria, onshore e offshore”, afirma. Para o Presidente da Câmara, o aparecimento do surf, muito potenciado pelo fenómeno das ondas gigantes e da sua atração, veio dinamizar a vila. “O surf trouxe dinamização económica, trouxe novas propostas de trabalho, trouxe um reconhecimento global, trouxe novos desafios, trouxe a possibilidade de ter, por exemplo, projetos ambientais que encontraram na Nazaré o seu espaço, com grande foco na sustentabilidade”, finalizou.
Surf, sustentabilidade, futuro. O arranque da emissão estava dado e chegou então a altura de se dar lugar ao grande acontecimento deste dia: o Campeonato de Surf sem Ondas. Uma ideia inovadora, que deixou as pranchas de lado, mas que trouxe até ao Mercedes-EQ Lounge alguns nomes bastante conhecidos no mundo do surf. As regras eram simples: 9 concorrentes, 3 rondas, 5 perguntas cada, 1 vencedor. Esta foi uma competição inédita onde surfistas de ondas grandes e outros convidados igualmente especiais foram postos à prova e mostraram tudo o que sabiam acerca desta vila azul e também sobre o trabalho desenvolvido pela Mercedes-Benz até aqui.
Campeonato sem ondas, mas com grandes convidados
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Os concorrentes em jogo, foram:
• Nuno Santos, Surfista e Violinista;
• Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré;
• Lino Bogalho, Responsável da Nazaré Waterfun;
• Joana Andrade, Surfista;
• Rudolf Gruner, Diretor-Geral do Observador;
• Júlio Estrelinha, Coordenador de Educação da Câmara Municipal da Nazaré;
• António Cardoso, Surfista;
• João Macedo, Surfista Profissional e Ativista Ambiental; – vencedor
• Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz em Portugal.
Perguntas como “O que é o Mercedes-EQ Lounge? Qual é o tema do Dia Mundial do Mar de 2022? Qual o nome de uma das técnicas de pesca artesanal mais antigas da Nazaré? Qual a autonomia do Mercedes-EQ EQS? De quantas saias é composto o traje típico das mulheres Nazarenas?” puseram o conhecimento de todos à prova, mas foi João Macedo, Surfista Profissional e Ativista Ambiental, quem levou para casa o troféu, totalmente feito de materiais reciclados.
9
concorrentes
3
rondas
5
perguntas em cada ronda
1
vencedor
Competição à parte, esta foi uma tarde bem passada e que levou a bom porto esta iniciativa que tinha como objetivo dar destaque à cultura e aos projetos desenvolvidos nesta vila azul, tendo como tema central, o mar. E uma coisa ficou clara: não existe mar, nem ondas, como as da Nazaré.
Conheça a iniciativa aqui