(Artigo atualizado a 2 de novembro)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, continua a liderar em todas as sondagens e os modelos matemáticos da plataforma FiveThirtyEight apontam esta terça-feira para uma subida da probabilidade de vitória para um valor na ordem dos 88 em cada 100 cenários possíveis. Quer nas sondagens quer na probabilidade de vitória, o fosso entre Biden e Trump estabilizou nos últimos dias: por esta altura, cerca de 8 pontos percentuais separam o antigo vice-presidente de Obama do atual Presidente norte-americano, depois de ter sido superior a 10 pontos.

Contudo, alguns dados vindos a público na última semana mostram que este fosso se pode estar a estreitar. Uma sondagem da Rasmussen Reports publicada esta semana colocou, pela primeira vez, Donald Trump à frente de Joe Biden, com o Presidente a recolher a preferência de 48% dos inquiridos, contra 47% que preferem Biden (ainda que a diferença de um ponto percentual num estudo com margem de erro de 2,5 pontos seja pouco significativa). Nos últimos dias, a taxa de aprovação do trabalho de Trump estimada por aquela empresa também tem subido, havendo agora mais eleitores a concordarem com a forma como Trump está a exercer a Presidência (52%) do que aqueles que discordam (47%). Por outro lado, uma sondagem publicada na segunda-feira pelo The New York Times mostra como Donald Trump está a consolidar a vantagem no Texas, um importante estado para a definição do resultado final. Por esta altura, o Presidente vai à frente de Biden por 4 pontos percentuais.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.