Os Jogos Olímpicos de 2024 decorreram num período em que duas guerras estão a afetar o mundo — a da Ucrânia e a do Médio Oriente. E, nas redes sociais, vários utilizadores apressaram-se a identificar mensagens políticas relacionadas com os conflitos nas prestações olímpicas.

Há um vídeo a circular na rede social Instagram no qual é possível ver uma equipa de ginástica a terminar um número a erguer cartazes com várias letras. Neste final de coreografia é possível ler a frase “tragam-nos de volta para casa já”. Uma protesto a exigir a libertação dos reféns raptados pelo grupo islâmico Hamas.

Publicação Falsa sobre Israel

Este vídeo está a ser partilhado por vários utilizadores com a indicação de que se trata de uma manifestação durante a prestação nos Jogos Olímpicos. O que é falso. Ainda que o vídeo seja real — não se trata de nenhuma manipulação –, não é relativo a qualquer atuação de ginástica nos Jogos Olímpicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a Federação de Ginástica de Israel, citada por algumas publicações internacionais, este vídeo retrata a prestação de um clube de ginástica acrobática na região israelita de Mazkeret Batya.

Quem assistiu aos Jogos Olímpicos facilmente percebe que se trata de uma publicação falsa. Desde logo, o recinto onde foi filmada aquela atuação é nitidamente diferente da Arena Bercy, o palco das provas de ginástica nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois, no vídeo que está a ser partilhado estão presentes dezenas de pessoas — e a equipa olímpica de ginástica rítmica de Israel é composta por apenas cinco atletas.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, Israel conseguiu a medalha de prata em ginástica rítmica. Também na ginástica artística, o atleta israelita Artem Dolgopyat conseguiu a prata. No total, Israel conseguiu sete medalhas nestes Jogos Olímpicos.

Conclusão

O vídeo que está a ser partilhado com um protesto de uma equipa israelita de ginástica é real. No entanto, a alegação de que tal manifestação foi levada a cabo pela equipa olímpica durante os Jogos de Paris é falsa. Segundo a Federação de Ginástica de Israel, citada por algumas publicações internacionais, este vídeo retrata a prestação de um clube de ginástica acrobática na região israelita de Mazkeret Batya.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge