Em tempo de eleições, é habitual surgirem sondagens na comunicação social sobre os vários partidos políticos representados na Assembleia da República. Mas nem sempre são verdadeiras. Uma publicação de Facebook do passado dia 27 de agosto cita uma sondagem do jornal “Nascer do Sol” deste último mês, onde o Chega surge na terceira posição com 21,4% das intenções de voto, apenas atrás do PSD (27,3%) e do PS (41,3%). Chegou às 172 partilhas e mais de 15,6 mil visualizações em três dias. No entanto, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral alterou os números reais da sondagem divulgada por um jornal português.

Ainda antes de se confirmar que se trata, de facto, de uma sondagem real, convém dar conta do seguinte: somando todos os resultados visíveis na imagem, chegamos aos 101,6%. Ora, como se sabe, o cálculo da soma dos resultados de todas as intenções dos partidos em questão tem de ser 100% para estar correta, portanto, logo aí, a publicação original começa por estar errada. Para confirmar estes dados basta fazer uma soma simples com os números da imagem.

Depois, sim, a sondagem foi mesmo publicada naquele jornal, mas os números não correspondem aos que saíram no semanário. Consultando a notícia do “Nascer do Sol” do passado dia 23 de agosto deste ano, feita pela Eurosondagem/Grupo Libertas, percebe-se que, sim, o Chega surge no terceiro lugar, mas com uma intenção de voto substancialmente inferior à que foi divulgada nas redes sociais: 9,0%, valor que volta “a atingir depois de ter registado uma quebra no passado mês de julho”, tal como referido por aquele jornal.

Na verdade, o destaque maior da notícia vai para a Iniciativa Liberal e, mais em concreto, para o deputado único deste partido, João Cotrim Figueiredo, que conseguiu ultrapassar Catarina Martins (Bloco de Esquerda) e Francisco Rodrigues dos Santos (CDS) no ranking de popularidade dos principais líderes dos partidos políticos de Portugal.

Conclusão

Uma publicação viral de Facebook partilhou uma alegada sondagem que coloca o Chega, partido liderado por André Ventura, como terceira força política em Portugal, reunindo um total de 21, 4% das intenções de voto. A sondagem é real e foi publicada pelo jornal “Nascer do Sol” no passado dia 23 de agosto, mas os números foram manipulados: o Chega conseguiu, na verdade, ficar-se pelos 9% chegando assim ao terceiro lugar.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge