Uma publicação que compara os supostos preços do diesel praticados em nove países do mundo, incluindo em Portugal, sugere que o combustível esteve quase 0,40 euros mais barato em Espanha quando por cá o preço já era superior a dois euros. “A culpa é do Putin”, ironiza o autor da mensagem publicada no Facebook em junho, ornamentando a crítica com dois emoji de um palhaço.

Não é o que indicam as informações que a plataforma Fuelo recolheu sobre os preços médios que se praticaram em vários países do mundo ao longo dos últimos meses. Até ao dia em que a publicação surgiu no Facebook, 11 de junho, a última data em que o diesel em Portugal tinha atingido os dois euros foi 4 de maio: um litro de diesel custava, nesse dia, em média, 1,995 euros. A publicação refere, no entanto, que os preços apontados dizem respeito a preços “atuais” a 11 de junho.

Ora, a 4 de maio, segundo a mesma plataforma, o preço médio do diesel em Espanha era de 1,904 euros por litro. Contas feitas, embora se confirme que o preço português era mais elevado que o espanhol, essa diferença está longe dos 0,38 euros que a publicação aponta ao indicar os valores mencionados: 2,03 euros por litro em Portugal, 1,65 euros por litro em Espanha. Na verdade, a diferença era de 0,091 euros. 

Mesmo quando o diesel esteve efetivamente a 2,03 euros por litro em Portugal — o que tinha acontecido pela última vez entre 8 e 10 de abril —, a diferença em relação a Espanha não era tão significa. Nesse período, o país vizinho vendia o diesel a entre a 1,86 e 1,87 euros por litro. A diferença era, portanto, de 0,15 a 0,16 euros. Muito menos que os 0,38 cêntimos sugeridos na publicação.

De resto, o autor aponta que aqueles valores se referiam aos preços do diesel “atual”, ou seja, por altura da publicação, a 11 de junho. E a verdade é que, nessa altura, esse combustível estava abaixo dos dois euros (no dia em causa estava a 1,949 euros por litro) em Portugal; e, em Espanha, até estava mais caro do que cá, a 1,995 euros por litros — não a 1,65 euros como diz a publicação.

Conclusão

É falso que, nas semanas que antecederam a data da publicação, a diferença de preços do diesel em Portugal fosse tão significativa como o autor sugere no Facebook. Quando o diesel ultrapassou os dois euros por cá, em Espanha estava apenas 0,09 euros mais barato do que em Portugal — longe dos 0,38 euros apontados na mensagem que critica o preço dos combustíveis.

Também é falso que os valores apontados nesses dois países sejam os que se praticavam a 11 de junho nas bombas de gasolina. Na verdade, nesse dia, não só o preço do diesel estava abaixo dos dois euros em Portugal, como até estava mais barato do que em Espanha.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge