Os fortes sismos na Turquia, no início da semana passada, têm feito correr informação mas também desinformação nas redes sociais. Num vídeo que o Facebook sinalizou como sendo potencialmente duvidoso, surge um prédio a desabar, supostamente na sequência do “terramoto de magnitude 7.8 que na escala de Richter, que atingiu a Turquia” a 5 de fevereiro. Mas não foi nem agora, nem neste país.

A 6 de fevereiro — e não 5, como consta na publicação em análise — ocorreram dois fortes sismos que atingiram a região entre a Turquia e a Síria. O primeiro aconteceu pouco depois da uma da manhã e teve magnitude de 7.8 — o que está indicado na publicação. E, por volta das dez da manhã, houve um segundo sismo, de 7.5, que ocorreu a cerca de 90 quilómetros do primeiro, de acordo com o descrito pelo IPMA para este evento.

Os dois países afectados sofreram um impacto significativo ao nível de destruição de infraestruturas e, até agora, estão contabilizados mais de 40 mil mortos. Vários prédios desabaram, na sequência dos abalos, e ainda há muitos desaparecidos, com várias operações de buscas por sobreviventes a decorrerem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sismo na Turquia. O momento em que um prédio desaba em Haliliye

No entanto, o vídeo que é publicado nesta partilha no Facebook não é de um prédio na Turquia ou na Síria. O vídeo, cujo versão original pode ser encontrada no YouTube, diz respeito ao colapso de um edifício de doze andares, em Miami., nos Estados Unidos da América.

Aconteceu em junho de 2021, em Surfside (Florida), com o prédio a desabar e a provocar 98 mortos — dos 136 apartamentos que compunham o condomínio, 70 ficaram “totalmente destruídos”, de acordo com as autoridades. Na altura, o presidente Joe Biden até aprovou uma declaração de estado de emergência no Estado.

As causas do acidente, segundo apontou o New York Times na altura, terão estado em problemas nas fundações do edifício.

Conclusão

O edifício que surge a ruir nesta publicação partilhada no Facebook não tem qualquer relação com os sismos que aconteceram esta semana e que atingiram Turquia e Síria. Trata-se de imagens que dizem respeito ao desabamento de parte de um prédio, em 2021, em Miami.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge