A ideia de que existe um pilarete sem “sentido” em Lisboa, mais especificamente na Avenida da Liberdade, no meio de um passeio, levou um utilizador do Facebook a questionar-se nas redes sociais. Mas será que aquele poste está mesmo ali sem qualquer intuito?
O Observador foi perceber, através da funcionalidade do Google Maps que possibilita ver imagens do mesmo local em várias datas, o que está em causa. A aplicação mostra quatro momentos diferentes: 2009, 2015, 2018 e 2020, sendo que os dois primeiros diferenciam num ponto dos dois últimos: um caixote do lixo.
Ou seja, aquele pilarete não foi ali colocado sem qualquer intuito. Inicialmente estava naquele local um caixote do lixo e nas últimas duas imagens deixou de estar — pelo menos desde 2018. As razões pelas quais o caixote desapareceu não foram possíveis de apurar, mas é possível constatar e responder à questão fundamental, o porquê de haver um poste sem sentido naquele local.
Percebe-se agora que aquele pilarete não é um dos postes que costumam ser usados entre a estrada e o passeio, e que teria sido ali colocado por erro, mas sim um suporte para o caixote do lixo junto à entrada de um prédio.
Conclusão:
O pilarete que foi colocado em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, tinha como intuito suportar um caixote do lixo e, ao contrário do que a publicação sugeria, não foi colocado sem “sentido” no meio da rua. Contudo, o caixote do lixo foi retirado e pelo menos desde 2018 que não está no local, tendo em conta as imagens capturadas pelo Observador através do Google Maps. Desta forma, o que está escrito na publicação não se confirma.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.