771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fernando Medina

Noticiário

16h. Presidente da República recebe os partidos

Marcelo Rebelo de Sousa começa hoje a ouvir os partidos, começa esta tarde pelo PAN. E o Presidente do PS Madeira acusa Miguel Albuquerque de querer fazer dos madeirenses "tolos".
Noticiário

14h. Costa assegura cumprimento do PRR

O ainda Primeiro Ministro considera que a vitória da Aliança Democrática não traz um risco ao PRR. Também o Ministro das Finanças dá essa garantias à União Europeia.
Legislativas 2024

Eurogrupo confia que Portugal mantenha progressos

Paschal Donohoe destaca os "progressos notáveis que foram feitos no domínio das finanças públicas" em Portugal e refere que "Medina tem sido um interlocutor muito próximo" no Eurogrupo.
Noticiário

15h. PCP reúne-se para analisar resultados

A CDU viu o grupo parlamentar reduzido de 6 para 4 deputados, o pior resultado de sempre em eleições legislativas. Ainda neste jornal, Medina não está preocupado com "estabilidade" depois de ontem.
Emissão Especial

Medina: "Derrota do PS, mas complexa fragilidad...

Fernando Medina, até aqui ministro das Finanças, lamenta subida do Chega, mas defende que "a pior coisa era qualquer tipo de bloco central", "em muitas áreas não há convergência com a AD".
Noticiário

9h. A28 cortada em Vila do Conde devido a despiste

O acidente não provocou quaisquer feridos e no local estão vários meios de socorro. Ainda neste jornal, PNS acusa Moedas e Montenegro de ficarem com louros do trabalho de Medina na Habitação.
Economia

PIB de 2023 dá mais confiança para crescimento

Medina diz ter mais confiança de que Portugal atinja, em 2024, crescimento previsto pelo Governo de 1,5% do PIB. Economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado, divulgou esta quinta-feira o INE.
Fernando Medina

Medina quer que país não retroceda na estabilidade

Medina espera que, independentemente dos resultados das eleições, "resulte sempre uma solução de continuidade na gestão das finanças públicas". E lembra "recuperação de credibilidade" na UE.
Taxas de Juro

Medina: taxas de juro elevadas são um risco maior

O ministro das Finanças referiu que os países que "estão em recessão poderem ver aprofundada as suas recessões e aqueles que estão estagnados poderem ver a passagem para um estado de recessão".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Fernando Medina deve explicações ao país?

A entrevista de Christine Ourmières Widener é dura para Medina e também atinge Pedro Nuno. A justiça ainda vai decidir, mas no imediato, a ideia que fica é que esta demissão foi feita à pressa.
Noticiário

9h. Ex-CEO da TAP não fecha a porta a "acordo"

Acusações de "chantagem" contra Medina e uma indemnização que pode vir a ser revista, entrevista a Christine Ourmières-Widener. Os avisos de Paulo Portas nos EUA. E o debate de Montenegro e Ventura.
Ministério das Finanças

Silopor: sindicato pede reunião a Medina

CESP diz que reunião tem como objetivo "discutir soluções possíveis para trabalhadores com vínculos precários, aumentos salariais bloqueados pelo Ministério e revisão das carreiras".
Semáforo Político

Excedente orçamental? "Governo poupou, não geriu"

Ter as contas certas é bom para o país, mas tem um preço: "Uma carga fiscal muito pesada". O Governo soube poupar, mas se os serviços públicos estão degradados quer dizer que não soube investir?
Noticiário

16h. Dívida. "Excelentes notícias para Portugal"

Susana Peralta olha para os dois lados da moeda, explica onde foram feitas "poupanças" mas acredita que, no geral, é "um feito"assinalável de Medina: "É o legado que deixa".
TAP

TAP acusa ex-CEO de esconder cargo noutra empresa

Defesa da companhia aérea alega que Christine Ourmières-Widener "sonegou" informação sobre cargo que teve numa empresa de aviação enquanto era CEO da TAP, o que terá violado regime de exclusividade.
Orçamento do Estado

Medidas anti-inflação "em linha" com o previsto 

UTAO tinha chamado a atenção para uma discrepância entre o executado e o previsto nas medidas anti-inflação para famílias e empresas, mas Ministério das Finanças rejeita.
Congresso do PS

Pedro Nuno dá "sinais" para seguir contas certas

Ministro das Finanças, que foi apoiante de José Luís Carneiro, acredita que o novo secretário-geral do PS tem dado "sinais claros" de que pretende continuar o caminho das contas certas.
Emissão Especial

"A partir de 2026 temos de compensar o fim do PRR"

Em entrevista à Rádio Observador, Fernando Medina defende a criação de um fundo porque a partir de 2026, o cenário do investimento vai ser diferente devido ao fim do PRR.
Emissão Especial

Medina: "Resultados do PS derrotam a direita"

No congresso do PS, Fernando Medina, ministro das Finanças, recorda a redução do défice e da dívida para dizer que os bons resultados da governação do PS são a força para derrotar a direita.
CTT

CTT. Chega chama Medina ao parlamento

O líder do Chega quer ouvir o ministro das Finanças no parlamento para apurar se o Estado, à semelhança do que fez com os CTT, comprou ações de outras empresas.
União Europeia

Medina: novas regras orçamentais da UE em 2025

Segundo Medina, as novas regras orçamentais da UE devem entrar em vigor em 2025 e está em causa "um enfoque maior na sustentabilidade da dívida, um pouco em linha" com o que se faz em Portugal.
Noticiário

22h. IVA. "Extensão por dificuldade operacional"

Fernando Medina explica que a extensão temporária serve para responder à "dificuldade operacional" relatada pelas empresas de distribuição relacionada com a elevada atividade na época festiva.
Ministério das Finanças

MF: reduzir consumo de energia em 15% até 2024 

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a eficiência energética, hídrica e de materiais, "devem ser realizadas pelo menos duas ações de informação e sensibilização" sobre o tema.
Ministro das Finanças

Medina espera regras orçamentais até final do ano

Medina espera até final do ano um acordo na União Europeia (UE), na reunião extraordinária que decorre dentro de duas semanas, sobre as regras orçamentais, com tetos para dívida e défice.
Crise Política

UE. Ministros muito interessados na crise política

Medina relatou o "interesse muito grande" dos seus homólogos da UE sobre a crise política em Portugal, mas garantiu-lhes que o país "está, do ponto de vista financeiro, numa situação estável".
Economia

Estado melhora excedente para 6.215 milhões

O Estado melhorou o excedente orçamental em contabilidade pública para 6.215 milhões de euros até outubro. A melhoria foi de 3.494 milhões de euros em relação ao período homólogo.
Emissão Especial

Milagre económico? "Resposta não está nos santos"

Fernando Medina faz o encerramento do debate orçamental e atira à oposição. Diz que os bons resultados económicos do país não são um milagre, mas sim resultado de "boas políticas".
Crise Política

IUC: Medina defende aumento mas entende PS

Medina continua a defender o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) mas percebe, "com naturalidade", a posição do grupo parlamentar, "a partir do momento em que vai haver eleições".
Noticiário

12h. Fernando Medina pede clarificação à Justiça

Fernando Medina admitiu que, enquanto socialista, espera que haja um esclarecimento rápido sobre o processo, da Operação Influencer, que levou à demissão de António Costa.
Noticiário

20h. Terminou reunião entre Marcelo e Costa

O encontro durou cerca de meia hora. António Costa deixou o Palácio de Belém pouco depois das 19h20 desta terça-feira. Ainda, Medina remete para grupo parlamentar do PS recuo na subida do IUC.
Noticiário

17h. Medina diz que consegue cumprir orçamento

O Ministro das Finanças reconhece que houve muitas mudanças nos últimos dias, mas afirma que, mesmo com as novas circunstâncias, o país vai cumprir o que está previsto.
Orçamento do Estado

Medina atira para o PS decisão sobre IUC

"O grupo parlamentar do PS irá fazer a sua avaliação de todas as propostas que entrarem e das sua próprias propostas". Ministro das Finanças deu sinais de abertura a alguma propostas do PAN e Livre.
Noticiário

10h. Prata Roque: "PS sem condições de governar"

O antigo governante socialista alerta que "os portugueses votaram num líder político e não num partido". Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD garante que o "partido está pronto para governar".
Câmara Municipal Lisboa

Sem abrigo. Moedas ainda sem plano para novo ciclo

Estratégia do tempo de Medina foi pensada até ao final de 2023 e Câmara ainda não tem nova. Imigração e aumento do custo de vida agravam situação. Moedas responsabiliza Governo de António Costa.
PRR

Governo prometeu devolver IVA e ainda não o fez

Medina reconheceu que o pagamento de IVA nos investimentos do PRR poderia ser difícil para as entidades, pelo que considerou ser importante devolver o imposto. Passaram 2 anos e dinheiro não chegou.
Governo

Ataques a ministros podem aumentar vigilância

Autoridades não vão reforçar, para já, número de elementos de segurança em torno de ministros. Mas ataques da Climáximo podem implicar atitude mais "preventiva" e alterações "pontuais" perante ameaças
Noticiário

12h. Medina recusa aplicar mais impostos à Banca

Pediram os partidos à esquerda durante o segundo dia de debate do Orçamento do Estado. Ainda neste jornal, Vladimir Putin debateu o reforço das medidas de luta contra a interferência externa.
Noticiário

7h. Parlamento aprova hoje o Orçamento do Estado

Orçamento para 2024 é aprovado com votos a favor do Partido Socialista mas o Livre vai abster-se. Ainda neste jornal, urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra durante a noite a partir de amanhã.
Direto ao Assunto

"Fernando Medina deu xeque-mate às oposições"

Teixeira dos Santos (ex-ministro das Finanças) critica a oposição na contestação do IUC: "É o último reduto de resistência". Defende a "privatização da TAP" e contesta a "penalização dos senhorios".
Noticiário

17h. Medina afasta aumento do IMI 

Neste jornal, as declarações do ministro das Finanças no Parlamento, na audição que marca o início do debate do OE. Ainda a pausa na subida das taxas de juro e uma atualização do conflito em Israel.
Noticiário

15h. Fernando Medina responde sobre o OE 2024

Neste jornal lançamos a Comissão de Orçamento e Finanças, onde Fernando Medina vai responder aos deputados sobre a proposta do novo Orçamento de Estado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos