683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fernando Medina

Orçamento do Estado

Medina entre cautela e pressão para usar excedente

Estado teve excedente na primeira metade do ano e, sem novas medidas, economistas acreditam que tendência se manterá. "Pressão" sobe para que Medina evite 'brilharete', mas há pedidos de cautela.
IRS

Medina: salário mínimo não pagará IRS em 2024

O ministro das Finanças clarificou esta sexta-feira que o Governo vai inscrever no Orçamento para 2024 uma fórmula que garantirá que nenhum contribuinte que ganha o salário mínimo pagará IRS.
Noticiário

16h. Crédito casa. Tudo sobre o desconto de 30%

Fernando Medina detalhou as três medidas e deu exemplos. Protesto nas galerias do Parlamento enquanto estava a ser discutido o Mais Habitação, depois do veto de Marcelo. Reportagem dentro e fora.
Crédito à Habitação

As 3 medidas que vão aliviar quem tem crédito

O Conselho de Ministros aprovou três medidas que aliviam o aumento dos encargos das famílias com o crédito à habitação. Haverá desconto de 30% na Euribor e aumento da bonificação de juros.
Conselho das Finanças Públicas

CFP melhora projeções do PIB e inflação para 2023

Conselho das Finanças Públicas está mais otimista também no saldo orçamental e já fala em excedente de 0,9% (sem novas medidas). Para 2024, crescimento do PIB é revisto em baixa.
IRS

Quem ganha salário mínimo pode pagar IRS em 2024?

Equação exige uma nova solução técnica das Finanças para aplicar uma regra com efeitos sobre quem recebe o salário mínimo, sem que esses efeitos sejam sentidos. Costa pôs PS a respirar de alívio.
Governo

Governo adia pagamento de 30% dos juros da casa

Moratória será de dois anos e famílias poderão fazer respetivo acerto de forma diluída no tempo. Também a bonificação dos juros do crédito será alargada. Medidas apresentadas esta quinta-feira.
Dívida Pública

UE. Governo espera acordo sobre regras orçamentais

O Governo disse esperar um acordo este ano relativo às regras orçamentais da UE, que limitam défice e dívida pública, mas admitiu "várias semanas muito intensas de trabalho".
Taxas de Juro

Medina afasta necessidade de compensar bancos

Fernando Medina, ministro das Finanças, diz que "não há nenhuma necessidade de compensação aos bancos", no novo mecanismo de estabilidade pelo aumento das taxas de juro.
Crédito à Habitação

Medina reafirma solução para travar prestações

O ministro das Finanças remete os detalhes para a próxima semana. Expresso diz que solução passa por baixar as prestações do crédito à habitação na fase dos juros altos e compensar mais tarde.
Noticiário

9h. Subida de juros coloca "desafios" a Portugal

Fernando Medina garante que o Governo vai trabalhar no sentido de minimizar ao máximo o impacto da decisão do BCE. E ainda, reportagem a partir do mercado do Bolhão, que reabriu portas há um ano.
Explicador

Qual o balanço do arranque deste novo ano letivo?

Mariana Carvalho, da CONFAP, lamenta o "grave constrangimento" nos manuais do primeiro ciclo. Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, pede investimento a Medina.
TAP

Christine com indemnização? Medina não vê como

“Na minha opinião não, e daquilo que conheço de todo o processo não vejo como”, disse Fernando Medina quando questionado sobre se existe a possibilidade de a ex-CEO vir a receber uma indemnização. 
Concertação Social

Governo afasta redução da TSU

Governo vai olhar para as propostas das confederações patronais, mas Fernando Medina já avisou que "base de partida" do Executivo não é favorável no que toca à redução da TSU.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sindicato quer intervenção do Parlamento 

O anúncio do sindicato surge na sequência de uma reunião de conciliação realizada no Ministério do Trabalho com a CGD para discutir o aumento salarial de 1%.
E o vencedor é...

Futuro de Galamba e Medina "depende" de Christine?

Futuro de Galamba e Medina no Governo "depende" do processo de Christine Ourmières-Widener. Discurso de Costa na Academia do PS foi "maçador". Guterres anuncia "fim do mundo"?
Noticiário

12h. Precariedade. Montenegro critica o Governo

"Há um país real que é diferente do país otimista e sorridente de António Costa e Fernando Medina". É desta forma que o secretário-geral do PSD reage ao relatório sobre a precariedade em Portugal.
Crise económica

Os alertas de Centeno para Medina (e para nós)

O governador do Banco de Portugal avisa-nos que estamos a caminho de uma crise. E recomenda a Medina que não estrague o trabalho que fez.
Juros

Juros sentem-se na economia mas consumo surpreende

Consumo privado surpreendeu e acelerou. Mas na segunda metade do ano, e com um verão pouco quente para a economia, reflexo dos juros nos dados já será "pleno". Meta de Medina (de 2,7%) ameaçada.
Resposta Pronta

IRS. "Pressão do PSD obriga desagravamento fiscal"

PSD quer descer já este ano o IRS, o PS prefere esperar pelo OE do ano que vem. Óscar Afonso, economista envolvido na proposta, garante que, apesar das críticas do Governo, os "cálculos estão certos".
Noticiário

13h. PCP questiona Ministro das Finanças

Em causa o facto de a Autoridade Tributária apenas estar a atender os cidadãos com marcação prévia. Ainda, a Supertaça joga-se mais logo, entre FC Porto e SL Benfica.
Noticiário

12h. Incêndio de Odemira em fase de resolução

O fogo está dominado. A garantia foi deixada pelo comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto. Ainda, PCP questiona Ministro das Finanças.
Luís Marques Mendes

Professores. Alteração do diploma será cosmética

Marques Mendes considera que o veto de Marcelo no diploma sobre professores foi oportunidade perdida e vai levar a "cosmética para o futuro". Noutra frente, elogia Medina.
Explicador

Catroga: "Que Medina não se deixe controlar"

Ex-ministro das Finanças defende que o Estado, maior beneficiário da Inflação, deve promover "alívio fiscal a famílias e empresas". Diz que "risco não é de recessão mas sim de inflação persistente".
Direto ao Assunto

Cativações. "Número político e com truque"

Paulo Núncio fala sobre o anúncio do fim das cativações por Medina. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que o valor das cativações é "irrisório" e que este é "mais um número político".
Resposta Pronta

"É uma critica velada de Medina a Leão/Centeno"

Economista Nogueira Leite explica que utilização das cativações tem sido "absolutamente exagerada" levando à "descaraterização orçamental" e diz que cativações "não devem ser eliminadas completamente"
Noticiário

10h. Cubanos. Pizarro rejeita "catastrofismo"

Manuel Pizarro está a ser ouvido na Comissão de Saúde, a pedido dos liberais, depois de o partido ter alertado para o risco de "escravatura moderna" na contratação destes profissionais.
E o vencedor é...

Medina vai dançando conforme a música

De exclusivo em exclusivo, Medina anuncia o que quer. Fim das cativações é relevante mas fica a ideia de que não há linha de governação. Santos Silva terá sempre a tentação de usar Chega como palco?
E o vencedor é...

Medina é mais político do que economista

Se existe dinheiro para o SNS como diz Medina, então é mesmo incompetência. Sobre Certificados de Aforro, fica a faltar uma conferência de imprensa. Ainda a indigestão da nossa direita sobre Espanha.
Crédito à Habitação

Governo vai alargar bonificação a mais famílias

Ministro das Finanças explica que taxa fixa nos crédito à habitação não deve estar apenas disponível para os novos créditos e alarga bonificação às famílias com taxa de esforço acima dos 50%.
Madeira

"Bom relacionamento" com Medina para novo hospital

"Pedimos uma reprogramação porque precisamos do dinheiro mais rápido. Temos de receber o dinheiro com mais celeridade para pagar às empresas", disse o presidente do Governo Regional da Madeira.
Noticiário

15h.Medina: TAP não vai ficar privatizada este ano

Um processo que o ministro das Finanças acredita que "não é para fazer com pressa". Ainda neste jornal, Paulo Rangel fala em António Costa como uma hipótese para liderar o Conselho Europeu.
TAP

Medina: "Não há urgência" na privatização da TAP

"Nós não estamos a fazer esse processo de privatização por uma necessidade urgente de redução da dívida pública, por exemplo, não estamos a fazer por uma matéria urgente da economia", disse Medina.
Economia

Retenção na fonte baixa reembolso médio

Fernando Medina referiu terem já sido reembolsados 2,7 milhões de contribuintes, aos quais foram devolvidos 2,6 mil milhões de euros. Há cerca de um ano o valor médio do reembolso rondava 1.038 euros.
Noticiário

00h. Medina garante reduzir impostos

O governante assume que esse é o compromisso do Governo para o Orçamento do Estado do próximo ano. Em agenda, está sobretudo uma aposta no IRS Jovem. "Um sinal claro para todas as gerações".
Orçamento do Estado

Medina garante intensificar redução de impostos

Apesar da garantia, Fernando Medina recusou-se a avançar com valores para o Orçamento do Estado para 2024 e destacou necessidade de "dar um sinal claro a todas as gerações".
Fernando Medina

Russiagate: 1,2 milhões arrastam-se em tribunal

Conflito de competências entre tribunais dura há quase um ano e não tem fim à vista. Se tribunal decidir que não há prática continuada, as violações mais antigas poderão estar em risco de prescrição.
Partido Chega

Chega critica Lagarde e questiona Medina 

O partido quer saber "o que é que Fernando Medina vai fazer em Bruxelas para questionar e contrariar esta política monetária", lamentando "profundamente" as declarações de Christine Lagarde.
Noticiário

13h. Medina apreensivo com subida da taxa de juro

Subidas que o BCE já prometeu continuar a promover no próximo mês. Ainda neste jornal, Medina saiu em defesa do despacho de apoio às rendas assinado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Rendas

Medina defende despacho do apoio às rendas

Segundo o ministro das Finanças, o apoio às rendas está a chegar a mais famílias que o previsto e está a ser gasto o valor estimado. Clarificação serve para evitar situações injustas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.