Circula no Facebook uma fotografia de quatro jovens a quem é atribuída a autoria de vários assaltos a casas e automóveis na zona do Porto e de Vila Nova de Gaia. “Este jovens são os suspeitos à solta procurados por roubarem apartamentos e automóveis de forma violenta na zona do Porto e Gaia. Partilhem ao máximo para as pessoas terem cuidado”, lê-se na publicação, que já foi partilhada mais de mil vezes. Mas não só as pessoas que aparecem na imagem faziam parte de um grupo de hip hop da Califórnia, como a Polícia de Segurança Pública (PSP) nega a onda de assaltos.

A publicação em causa já foi partilhada mais de mil vezes

Uma pesquisa da fotografia no TinEye, uma ferramenta que permite descobrir a origem das imagens, é suficiente para perceber que os quatro homens que aparecem faziam parte do N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), um grupo de hip hop de Compton, no estado norte-americano da Califórnia. A imagem é antiga, até porque o grupo já não existe – atuou entre 1987 e 1991 – e foi tirada durante a 8.ª cerimónia dos MTV Video Music Awards, em 1991. Assim, da esquerda para a direita, é possível ver DJ Yella (nome artístico de Antoine Carraby), que tem agora 52 anos; Eazy-E (nome artístico de Eric Lynn Wright), que morreu em 1995, aos 30 anos; MC (nome artístico de Lorenzo Jerald Patterson), que tem agora 51 anos; e Dr. Dre (nome artístico de Andre Romelle Young), que tem 55 anos atualmente.

8th Annual MTV Video Music Awards

Esta fotografia foi tirada no mesmo dia do que a partilhada nas redes sociais, durante a cerimónia dos MTV Video Music Awards (Photo by Vinnie Zuffante/Michael Ochs Archives/Hulton Archive/Getty Images)

Ainda assim, o Observador questionou a PSP, que tem competência na área referida, sobre a existência de uma possível vaga de assaltos no Porto e em Vila nova de Gaia, levada a cabo por outros suspeitos que não os da fotografia. A resposta foi clara: “Esta polícia não tem qualquer registo relativo ao fenómeno criminal relatado.”

Este tipo de publicações falsas acabam por gerar alarme social. É por isso que autoridades aconselham os utilizadores, mesmo aqueles que partilham este tipo de informações com o intuito de ajudar a população, que não o façam e que liguem à polícia para se informarem.

Publicações deste género são bastante frequentes. Em fevereiro deste ano, por exemplo, também circulou uma fotografia de três rapazes, acusados pelos utilizadores do Facebook de estarem a “ameaçar crianças nas escolas”. Mas a publicação não só era falsa como já era partilhada, ciclicamente, há vários anos — sendo até bem conhecida pela PSP que, na altura, lamentou em declarações ao Observador, que continuasse a ser partilhada, acabando por lançar o “medo” e deixar em “sobressalto” pais e crianças.

Fact Check. Três rapazes andam a ameaçar crianças em escolas?

Conclusão

Começou a circular nas redes sociais uma fotografia de quatro homens a quem é atribuída a autoria de vários assaltos a casas e automóveis na zona do Porto e de Vila Nova de Gaia. No entanto, as pessoas que aparecem na imagem faziam parte do grupo norte-americano de hip hop N.W.A. — que entretanto já não existe. Aliás, um dos membros que aparece na fotografia morreu em 1995.

Apesar da imagem descontextualizada, a PSP também confirmou ao Observador não ter “qualquer registo relativo ao fenómeno criminal relatado” levada a cabo por quaisquer outros suspeitos.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge