“Promoção Heineken Oktober fest 2022. Cinco mil frgobares grátis cheios de cerveja”. Esta mensagem, com um site associado, começou a circular em várias plataformas da internet como o Facebook e o Whastaap, por exemplo, no passado dia 12 de setembro. Numa dessas publicações, o autor partilhada só uma captura de ecrã de uma mensagem de WhatsApp com a alegada promoção. Além de um link que levaria a suposta promoção, mais nenhuma informação foi prestada em qualquer uma destas publicações. Trata-se de uma fraude online e depois, por consequência, de uma publicação falsa.

Não é a primeira vez nem certamente a última que este tipo de publicações circula nas redes sociais. Geralmente estes sites contém opções para colocar informações sobre cartões de créditos, com o objetivo de extorquir dinheiro, de forma não agressiva, aos demais utilizadores. Neste momento, já não é possível aceder ao site, mas tal como o Observador confirmou, durante esta última semana, diferentes utilizadores poderiam enviar este mesmo site para os seus contactos. Só que, no fim, a campanha revelava-se falsa.

Para confirmar a veracidade desta publicação, o Observador contactou a sucursal portuguesa da Heineken, marca de cervejas neerlandesa, que corroborou aquilo que já se suspeitava.

“Esta alegada promoção, que apresenta um link para um website e convida a preencher um formulário, encontrar um prémio e ganhar um mini-frigorífico com cerveja, não é veiculada nem tem qualquer ligação a promoções oficiais da marca Heineken”. A marca holandesa acrescenta ainda que está “a tomar medidas adequadas” e pede aos consumidores que “não cliquem nestes links fraudulentos”.

Quanto a promoções da Heineken, essas devem ser encontradas nos canais oficiais, como a página de Instagram ou de Facebook daquela marca de cervejas.

Conclusão

Não é verdade que a Heineken tenha lançado, este mês, uma promoção com a oferta de cinco mil mini-frigoríficos de cerveja para celebrar o OktoberFest, festa tradicional alemã. A marca de cervejas neerlandesa confirmou ao Observador que se trata de uma fraude e aconselhou os consumidores a estarem atentos aos canais oficiais da Heineken cada vez que existe uma promoção verdadeira.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge