Uma publicação no Instagram afirma que um hospital em Orlando, nos Estados Unidos, negou que Jair Bolsonaro esteve internado naquela instituição. É falso.
O ex-presidente brasileiro foi internado num hospital em Orlando, no estado americano da Flórida, com “fortes dores abdominais”, tal como noticiou o Observador. O próprio Bolsonaro confirmou, através de uma publicação no Twitter, que esteve num hospital dessa cidade americana.
O ex-presidente brasileiro já recebeu, entretanto, alta do hospital.
– Após facada sofrida em Juiz de Fora/MG, fui submetido à 5 cirurgias. Desde a última, por por 2x tive aderências que me levaram à outros procedimentos médicos.
– Ontem nova aderência e baixa hospitalar em Orlando/USA.
– Grato pelas orações e mensagens de pronto restabelecimento. pic.twitter.com/u5JwG7UZnc— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 10, 2023
O jornal Estado de Minas contou que tentou perceber, através da unidade de internamentos do AdventHealth Celebration, se o ex-chefe de Estado brasileiro tinha recebido assistência médica naquela unidade, relatando que os serviços do hospital negaram ter um paciente com o nome de Bolsonaro. Já o jornal O Globo falou com um médico que revelou que, apesar de ter saído do hospital, Bolsonaro foi aconselhado a permanecer internado por mais uns dias.
A agudização do estado de saúde do ex-Presidente do Brasil levou Jair Bolsonaro a admitir antecipar o seu regresso ao país. O internamendo terá sido forçado por complicações provocadas pela facada de que foi vítima quando ainda era candidato à presidência do Brasil, em setembro de 2o18. O episódio ocorreu quando Bolsonaro participava numa ação de campanha, em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, quando um homem se aproximou e o esfaqueou no abdómen, provocando lesões no intestino delgado e no intestino grosso.
O então candidato presidencial foi operado de urgência e, desde esse momento, já teve de receber assistência hospitalar em diversos momentos. Foi isso que aconteceu, mais uma vez, em janeiro, quando Bolsonaro se encontrava a gozar de um período de férias com a família na Flórida. O mais recente internamento levou-o a admitir antecipar o regresso, justificando-se com o facto de a equipa clínica que habitualmente o segue já conhecer o seu historial clínico. “No Brasil os médicos já sabem do meu problema de obstrução intestinal devido ao esfaqueamento. Aqui, os médicos não vão dar seguimento”, disse, em declarações à CNN.
Essa decisão acabou por ser revertida e, neste momento — e quando a justiça brasileira investiga uma eventual participação do ex-Presidente brasileiro numa possível preparação de um golpe de Estado —, Bolsonaro permanece nos Estados Unidos, sem data para regressar ao seu país.
Conclusão
Uma partilha nas redes sociais afirma que o hospital de Orlando, no estado da Flórida, negou que Jair Bolsonaro esteve internado no local. Mas o próprio ex-presidente brasileiro confirmou que esteve hospitalizado devido a problemas no abdómen e o jornal O Globo falou com um dos médicos que o acompanhou no AdventHealth Celebration, nos Estados Unidos.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.