Uma publicação viral alega que “jatos americanos estão a chegar a Israel, com munições que vão auxiliar nos combates aos ataques terroristas do Hamas”. Foi publicada a 9 de outubro no Facebook. Além do texto, está anexado um vídeo onde se vêem jatos a sobrevoar uma cidade, com o som de alerta em pano de fundo. O autor diz que estamos perante um B2-Spirit, também conhecido como Stealth Bomber: “Bombardeiro estratégico furtivo dos Estados Unidos da América, projectado para penetrar densas defesas anti-aéreas sem ser detetado.” Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Vamos por partes. O Presidente norte-americano Joe Biden apresentou no Congresso uma proposta para apoiar Israel com 14 mil milhões de dólares no conflito do Médio Oriente. Desde munições de 155 milímetros a bombas de pequeno diâmetro, lançadas por avião, ou mísseis Stinger. Também estará incluído um porta-aviões, cinco navios de guerra e tantos outros aviões de combate. Há referência ao reposicionamento de aviões de combate F-35, F-15, F-16 e A-10, mas não existe nenhuma indicação de que os B2-Spirit integrassem os esquadrões colocados na região.
Depois, olhando para a página de Instagram onde foi publicado o vídeo original, não é possível encontrar essas imagens. Iceman_fox1, é assim o seu nome nas redes sociais, com milhares de seguidores em diferentes plataformas, alega ser um “criador de vídeo” onde apresenta “vídeos DCS realísticos”. O que é que isto significa? Vídeos de simulação digitais que podem envolver imagens de aviões, de automóveis ou navios. Mas, é importante sublinhar, o que está em causa são simulações e não imagens reais. Pode ser visto um exemplo no seguinte vídeo:
Por outro lado, não existe nenhuma notícia que utilize este vídeo como fonte para informar sobre o tipo de armamento que os Estados Unidos estão a enviar para Israel. Já antes, a 22 de setembro deste ano, surgiu outro vídeo do mesmo autor sobre um despiste de um avião. Na página do tal autor, alega-se mesmo que aquele vídeo foi feito durante um vídeo jogo de simulação de aviões. Fact-checkers internacionais como a agência Reuters desmentiram esta e outras publicações semelhantes.
Conclusão
O vídeo publicado nas redes sociais sobre jatos americanos a serem enviados para ajudar Israel na guerra contra o Hamas não tem por base informações verdadeiras. As imagens pertencem a uma conta, com milhares de seguidores, que produz vídeos de simulação digital com regularidade, sobretudo de aviões. O autor já foi citado noutro fact-check, quando um vídeo seu foi usado para manipular uma situação de guerra que, afinal, não era real.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.