A narrativa de que a jornalista da SIC Nelma Serpa Pinto deixou de aparecer na antena televisiva após o Congresso do PS, em que fez uma entrevista a Pedro Nuno Santos, está a circular nas redes sociais. E a sugestão é de que “foi afastada pelo irmão de António Costa”, Ricardo Costa, que é diretor-geral de informação do grupo Impresa, que detém a SIC.
O Observador apurou junto de fonte da SIC que se trata de uma informação falsa, o que é facilmente comprovável, já que a jornalista continua a surgir na televisão, tal como tem sido visível nos últimos fins de semana. Se a entrevista a Pedro Nuno Santos aconteceu a 6 de janeiro, logo no dia da publicação em análise (12 de janeiro), Nelma Serpa Pinto marcou presença no Congresso do Chega, em Viana do Castelo, onde esteve durante todo o fim de semana na emissão da SIC. Mais do que isso, no fim de semana seguinte também esteve no Congresso da Aliança Democrática, no Estoril.
Eis uma imagem do Congresso do Chega, durante uma entrevista de Nelma Serpa Pinto a André Ventura no dia 13 de janeiro, já depois da publicação em análise:
Ou seja, a tese de que Nelma Serpa Pinto foi afastada por ter dado uma “tareia” a Pedro Nuno Santos, segundo o utilizador de Facebook, não se confirma. Aliás, a jornalista da SIC era a responsável pelo momento televisivo do líder do PS na SIC Notícias, antes de se candidatar ao cargo de secretário-geral dos socialistas, e nunca deixou de aparecer na antena.
Recorde-se que, durante a entrevista a Pedro Nuno Santos, em o líder do PS defendeu que os problemas do país “são muito antigos” e que o PS é o “partido mais bem posicionado” para os resolver, Nelma Serpa Pinto questionou: “Como é que consegue dizer isso quando foi ministro da Habitação e a Habitação é, neste momento, um dos maiores problemas do país? Se não conseguiu resolver quando tinha a pasta diariamente, como é que vai resolver afastando-se dela?” — o que lhe valeu muitos elogios nas redes sociais e deu azo estas sugestões de que teria havido um afastamento.
Desta forma, os utilizadores do Facebook sugeriram que teria sido afastada por confrontar Pedro Nuno Santos. Porém, como fica provado com as presenças nas semanas seguintes, comprova-se que é uma afirmação falsa. Ainda esta terça-feira, 23 de janeiro, a jornalista marcou presença num programa de entretenimento da SIC, apresentado por Júlia Pinheiro.
Conclusão
Não é verdade que a jornalista da SIC Nelma Serpa Pinto tenha sido afastada da antena televisiva após uma entrevista a Pedro Nuno Santos que foi amplamente elogiada nas redes sociais. Essa entrevista realizou-se a 6 de janeiro e depois disso a jornalista já esteve em dois momentos de destaque no que toca à política nacional, o Congresso do Chega e o da Aliança Democrática. Logo no fim de semana a seguir à entrevista referida pelo utilizador do Facebook, Nelma Serpa Pinto entrevistou André Ventura em Viana do Castelo, o que é comprovável no site oficial da SIC, pelo que a tese não é verdadeira e a jornalista mantém-se no canal televisivo.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.