São várias as publicações a circular no Facebook que alegam que o conhecido cantor Justin Timberlake tinha drogas no sangue quando foi detido enquanto conduzia, nos arredores de Nova Iorque. Tudo terá acontecido no dia 18 de junho. “Justin Timberlake é preso nos EUA por dirigir sob efeito de drogas”, diz um dos posts. Segundo outras publicações, terão sido detetados na corrente sanguínea do cantor molly [mais conhecido por MDMA], poppers [uma droga inalável], Truvada [um medicamento usado para tratar o VIH] e cocaína. Mas terá o cantor, de 43 anos, e que ficou famoso na boy band N’Sync, arriscado conduzir sob o efeito de drogas?

Timberlake foi detido na madrugada do dia 18 de junho, em Sag Harbor, uma zona abastada cerca de 160 quilómetros a leste da cidade de Nova Iorque. O cantor conduzia um BMW 2025 XM numa das ruas mais movimentadas daquela zona, Madison Street. Timberlake terá desrespeitado várias regras de trânsito: não parou num sinal e mostrou dificuldade em manter-se na sua faixa.

Alertada pela condução à margem da lei, a polícia acabou por intercetar o carro onde Timberlake seguia. Segundo a ABC, o cantor tinha os olhos vidrados e vermelhos e “um forte odor a bebida alcoólica”, um discurso lento, mostrava dificuldade em equilibrar-se. De acordo com o Daily Mail, Timberlake tinha estado a consumir bebidas alcoólicas com amigos no bar do American Hotel, em Sag Harbor.

Quando foi abordado pela polícia, recusou-se a fazer o teste do balão e disse que “apenas tinha bebido um Martini”. No entanto, foi levado para a esquadra, onde passou a noite, e acabou por ser acusado pelas autoridades de conduzir sob o efeito de álcool, de não ter respeitado um sinal de paragem e de não conduzir na faixa de rodagem correta, confirmou o advogado de Timberlake, Ed Burke, ao Us Weekly.

Timberlake acabaria por ser libertado na manhã seguinte sem fiança e vai apresentar-se perante um juiz no dia 26 de julho. Entretanto, foi proibido de conduzir no estado de Nova Iorque durante um ano.

Conclusão

Justin Timberlake não acusou presença de drogas no sangue quando foi detido enquanto conduzia, em Sag Harbor, no estado de Nova Iorque. Foi acusado pela polícia de conduzir sob o efeito de álcool e de duas infrações de trânsito.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge