A 29 de outubro, Paul Pelosi, marido da ex-líder democrata no congresso norte-americano, Nancy Pelosi, foi assaltado e atacado em sua casa. No mesmo dia, surgiu uma publicação de Facebook que partilhava um suposto despacho da polícia onde se garantia que “Paul Pelosi era amigo do assaltante”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Olhando novamente para a publicação, não é possível garantir que estejamos perante um conteúdo verdadeiro. Tem um autor, sim, e um blogue (“Information Liberation”), mas nenhum link ou fonte oficial. Depois, convém ler o que a maioria da imprensa dita credível e tradicional escreveu sobre o assunto.

Por exemplo, o Politico, citado pelo The Guardian, terá dito ao assaltante, que hoje se sabe ser David DePape, que precisava de usar a casa de banho, mas, na verdade, aproveitou esse momento para ligar secretamente para a linha de emergência. O marido de Nancy Pelosi terá falado em código para, por um lado, conseguir avisar as autoridades e, por outro, não comprometer a sua própria vida — que ainda assim esteve em risco — durante o violento assalto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outros jornais, como o The Independent, relatam que, no áudio, Paul Pelosi terá dito que o assaltante se chamava David e seria aparentemente seu amigo, ainda que Nancy Pelosi não soubesse de quem se tratava. Mas tal como o Politico, também o Los Angeles refere que, segundo as investigações policiais, Paul Pelosi estaria mesmo a falar em código.

Esta versão chegou mesmo a ser confirmada pela polícia de São Francisco, zona em que decorreu o assalto, e pode ser visualizada através de um vídeo de Youtube. O chefe da polícia reconhece o trabalho notável que a operadora teve em “interpretar” aquilo que estava a ser dito por Paul Pelosi durante o episódio violento.

Também é importante referir que não se chegou à conclusão de que os dois homens se conheciam realmente. A procuradora de São Francisco, Brooke Jenkins, afirmou isso mesmo ao São Francisco Chronicle. Por fim, é importante referir que publicações semelhantes a esta já foram desmentidas por outros fact-checkers internacionais como o Maldita.es.

Conclusão

Não há provas de que o marido de Nancy Pelosi, Paul Pelosi, conhecia o seu assaltante, que o atacou violentamente no passado mês de outubro. Na verdade, as autoridades de São Francisco garantiram que o marido da ex-líder democrata do congresso dos Estados Unidos da América conseguiu falar em código com as autoridades para as alertar para o assalto em curso sem que o assaltante desse conta dessa chamada. Ainda assim, acabou agredido.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge