O debate de 10 de setembro que opôs os dois candidatos às eleições presidenciais norte-americanas, Donald Trump e Kamala Harris, continua a ser tema de várias especulações nas redes sociais. Uma prende-se com o facto de a democrata poder ter usado um auricular durante o frente a frente.

A candidata, durante o debate, utilizou brincos da marca norte-americana Tiffany & Co. Alguns utilizadores críticos de Kamala Harris difundiram publicações nas redes sociais a alegar que seriam auriculares do modelo H1 e da marca Nova, de modo a colar à imagem da democrata uma perceção de falta de preparação.

O Observador já tinha aqui desmentido esses rumores. Porém, recentemente, voltaram a surgir publicações nas redes sociais a alegar que Kamala Harris utilizou um auricular, algo proibido à luz das regras estabelecidas para o confronto contra Donald Trump. Desta vez, expõem um vídeo em que a candidata fala para um auricular que efetivamente tinha colocado na orelha. “Apanhada. Os mesmos brincos que ela usou no debate. Exponham esta fraude”, lê-se ainda no vídeo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fact Check. Kamala Harris violou regras e usou auricular no debate com Donald Trump?

Esse vídeo de Kamala Harris tornou-se viral recentemente, apesar de ser já de 24 de novembro de 2019. Antes de entrar em direto no programa PoliticsNation do canal de televisão MSNBC para comentar vários assuntos da atualidade, a candidata, que na altura era senadora, partilha com um jornalista uma receita de peru assado para o Dia de Ação de Graças.

Ao mesmo tempo que partilha a receita, Kamala Harris é interrompida pela produção do programa para testar se o auricular funcionava. “Sim, estou aqui. Vou falar sobre uma receita enquanto vocês fazem o teste”, disse a democrata, dando depois conselhos para fazer um peru saboroso. “Faça o tempero [do peru] 24 horas a 48 horas antes”, aconselhou.

Nesse programa de televisão de 2019, Kamala Harris utilizou, contrariamente ao que sugerem as publicações, um modelo de brincos diferente do utilizado no debate contra Donald Trump. Enquanto os do frente a frente eram dourados e brancos (como se vê na imagem em baixo à esquerda), os usados naquela emissão de 24 de novembro de 2019 no PoliticsNation (na imagem em baixo à direita) eram apenas dourados. Não são, por conseguinte, os mesmos brincos.

Além disso, no programa de 2019, Kamala Harris e o pivô do PoliticsNation Al Sharpton não estavam no mesmo estúdio, daí sendo necessário um auricular para se ouvirem mutuamente. Não é possível, portanto, fazer qualquer inferência que se trata de uma prática recorrente da candidata democrata.

Conclusão

O facto de Kamala Harris ter usado em auricular num programa de televisão em 2019 não prova que a candidata o utilizou em 2024, como sugerem as publicações nas redes sociais. Há cinco anos a democrata utilizou um modelo de brincos diferentes do usado no frente a frente a 10 de setembro de 2024. O contexto também era distinto: a na altura senadora estava num programa de televisão em direto a dar o seu comentário sobre vários temas com o pivô num outro estúdio — e não era um frente a frente com regras apertadas.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge