O surgimento de objetos voadores, que se julga serem drones, no estado norte-americano de Nova Jérsia nos últimos dois meses gerou várias publicações nas redes sociais com especulações sobre o que estaria na origem daquele fenómeno.

O que se sabe sobre os drones avistados nos céus da Nova Jérsia

A Casa Branca já veio garantir à população que não existe qualquer risco para a segurança nacional, uma mensagem que, ainda assim, não fez diminuir as preocupações de muitos.

Uma das publicações nas redes sociais questiona: “Invasão alienígena? Drones? Espionagem? O que é que são as milhares de luzes registadas nos EUA, países da Europa e até Argentina e Brasil?” O mesmo post, com um vídeo, diz mesmo que as pessoas já começaram a “disparar” contra os objetos voadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Noutra publicação, com o mesmo vídeo, é possível ver (e ouvir) alguém a disparar contra um desses objetos. Nos posts, garante-se: “As pessoas estão literalmente a atirar contra os drones em Nova Jérsia agora.”

O vídeo do avistamento dos objetos voadores em Nova Jérsia é real. “Drones a voar no sul de Nova Jérsia”, diz Robert Earl White, que publicou o vídeo gravado a 4 de dezembro de 2024 nas suas redes sociais.

Contudo, Robert Earl White admitiu que foi ele próprio que colocou o áudio dos disparos no mesmo vídeo. Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o utilizador explica o que o motivou a fazer isso.

“Sou o caçador de drones no vídeo viral em que eu disparo contra um drone. Muitas contas no X partilham o mesmo vídeo”, lê-se na publicação de 14 de dezembro, que expressa a indignação com o que se passa em Nova Jérsia: “As pessoas estão fartas e dispostas a atirar contra os drones”.

Porém, Robert Earl White admite que esse é apenas um “cenário real que pode acontecer se as pessoas não obtiverem respostas”. “No vídeo original do drone que eu gravei aqui em Nova Jérsia, editei [e coloquei sons] de disparos no vídeo. No post original, claramente afirmei que eram falsos. Mas o drone é real.” 

O utilizador queixa-se igualmente de que “muitas contas roubaram o vídeo e que o partilharam sem o contexto certo”. “Isto expõe completamente como a informação falsa é preferida face à verdade.”

Conclusão

Apesar de o vídeo com drones ser real e ter sido gravado em Nova Jérsia em dezembro de 2024, o som dos disparos foi colocado propositadamente pelo autor do vídeo, de forma a mostrar o que pode ser um “cenário” pela falta de respostas das autoridades norte-americanas ao sucedido. Segundo explica Robert Earl White, o vídeo difundiu-se sem o contexto correto — e muitos acreditaram que se tratava efetivamente de disparos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge