Carros a gasóleo, carros a gasolina, carros híbridos ou elétricos. O mundo automóvel está a atravessar uma revolução. Mas onde poderá chegar? Nas redes sociais está a ser partilhado um vídeo que mostra o novo carro da Porsche, que muda de cor consoante a roupa da pessoa que passa na estrada.

O vídeo mostra a surpresa de várias pessoas sentadas numa esplanada enquanto assistem ao carro que está estacionado a mudar de cor em breves segundos. Primeiro para um azul claro, depois roxo, verde e finalmente um vermelho berrante. Sempre a cor da roupa das pessoas que passavam ao lado do veículo.

A conclusão que é traçada nos comentários do vídeo no Facebook que conta com quase 10 mil partilhas e mais de 56 mil gostos é simples: a Porsche lançou um novo modelo de carros: “Carro camaleão” que muda de cor “de forma instantânea“.

Imagem publicada nas Redes Sociais que mostra Porsche "camaleão", capaz de mudar de cor de forma "instantânea".

Imagem publicada nas redes sociais que mostra Porsche “camaleão”, capaz de mudar de cor de forma “instantânea”

Será verdade? O vídeo existe. Foi publicado na página oficial da Porsche na Austrália, no dia 16 de setembro. É precisamente o mesmo vídeo que está a ser partilhado em várias redes sociais como o Facebook e o TikTok. O que não é igualmente partilhado é a descrição que explica o que acabámos de ver.

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A Porsche esclarece que o modelo “camaleão” que aparentemente muda de cor de “forma instantânea” é na verdade o modelo totalmente elétrico Macan, que chegou à Austrália em setembro deste ano. De acordo com a marca está a “chamar as atenções, na forma mais inesperada” por ser uma “fusão de performance elétrica e de estilo pessoal (…) onde a tecnologia se encontra com o talento pessoal”.

Há apenas uma menção ao facto de o carro camaleão mudar de cor como um camaleão: “Ao capturar a essência das pessoas que atravessam as ruas de Sydney e ao combinar o seu estilo com o seu desgin elegante — este efeito gerado por computador é uma homenagem à incrível personalização disponível no novo Macan totalmente elétrico.”

Em inglês, a publicação refere-se a “CG stunt”. Enciclopédias especializadas mostram que CG significa “gerado por computador” e “stunt” refere-se a duplo, como os utilizados no cinema. Ou seja uma imagem não-real do modelo Macan, fabricada com ajuda de tecnologia.

Além disso, uma pesquisa pelo modelo Macan no site oficial da marca Porsche detalha as características do modelo, desde o “caráter de automóvel desportivo” ao “advanced cockpit” e ao “volante de nova geração”. Há uma grande omissão: a suposta capacidade de mudar de cor “de forma instantânea”.

Se há modelos da Porsche que possam de facto mudar de cor? Em junho de 2024, a marca apresentava o modelo Sonderwunsch, que utiliza o processo “chromaflair”, que aplica “cinco camadas de tinta” e que tem uma “característica especial”: os “pigmentos finos na camada superior fazem com que o observador veja diferentes tons de cor dependendo do ângulo de visão e da luz”. Claro, nada que se compare ao vídeo promocional do Macan nas ruas de Sydney a mudar completamente de cor no espaço de segundos.

Conclusão

Não é verdade que a Porsche tenha lançado um novo modelo “camaleão”, capaz de mudar de cor “de forma instantânea”. O vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais, que mostra o modelo Macan nas ruas de Sydney a mudar de cores entre o azul, o roxo, o verde e o vermelho, no espaço de poucos segundos é oficial, foi gravado e publicado nas redes sociais da marca de automóveis de luxo. Mas tem um grande senão. Na própria descrição do vídeo, a Porsche admite tratar-se de um “efeito gerado por computador” para promover a “incrível personalização” do modelo.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

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