Numa publicação do Facebook, de 3 de janeiro de 2021 e largamente partilhada desde então, lê-se que Portugal é o país mais pobre do continente europeu. “O Marcelo é o presidente do país mais pobre da Europa, mas não tem vergonha nenhuma. E diz que é agora com as esmolas da Europa é que os portugueses têm de contar. Mas diz que tem de manter este governo miserável até ao fim”, lê-se na referida publicação. O objetivo é claro: atacar Marcelo Rebelo de Sousa. Se esse ataque não é alvo de fact check, nem podia ser, uma das alegações feitas pode ser verificada.

A alegação de que o nosso país é o mais pobre da Europa é errada e facilmente desmontada pelos factos, uma vez que Portugal não é sequer o mais pobre da União Europeia. Segundo o Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, e tomando como medida da riqueza dos países o PIB per capita, Portugal ocupava, em 2019, o 16.º lugar na Europa a 27, com um valor de 18.598 euros. Atrás do nosso país estavam República Checa, Grécia, Eslováquia, Estónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Letónia, Croácia, Roménia e Bulgária — as duas últimas com o PIB per capita abaixo dos 10 mil euros.

Se considerarmos todo o continente europeu, a lista de nações com o PIB per capita mais baixo do que o nosso país alarga-se ainda mais: Turquia, Rússia, Montenegro, Bielorrússia, Sérvia, Macedónia do Norte, Bósnia e Herzegovina, Albânia, Moldávia e Ucrânia.

Nem da Europa, nem da UE. Portugal está longe de ser o país europeu mais pobre

Se tomarmos como medida o índice Gini, que mede a desigualdade na distribuição de rendimentos (numa escala entre o mínimo de 0 e o máximo de 100), Portugal detinha, em 2019, o coeficiente de 31,9, sendo que, de acordo com o Eurostat, é possível encontrar mais países com um valor superior, com destaque para Luxemburgo, Itália e Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Podemos também utilizar o Índice de Desenvolvimento Humano, composto a partir de dados como a esperança de vida ao nascer, a educação e o PIB per capita, lista em que, na Europa, Portugal ocupa a 28.ª posição entre 43 países.

Conclusão:

Falso. Portugal está longe de ser o país mais pobre da Europa segundo vários indicadores. Se tomarmos como medida o PIB per capita, o nosso país ocupa o 16.º lugar na Europa a 27, sendo que, alargando o âmbito para além da União Europeia, aparecem mais nações com rendimento per capita inferior. Utilizando o índice Gini, que mede a desigualdade na distribuição de rendimentos, encontramos vários países pior cotados no continente europeu.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge