A fotografia mostra uma das avenidas de acesso à Torre Eiffel, em Paris, repleta de fardos de palha e a legenda que a acompanha explica o resto. Trata-se de um protesto dos trabalhadores agrícolas franceses, em luta contra as políticas europeias para o setor.

“Com a Torre Eiffel como testemunha, os fardos de feno alinham-se na avenida como baluartes de uma fortaleza agrícola, interrompendo a rotina urbana para se envolverem num diálogo crucial sobre sustentabilidade, justiça económica e o valor da ruralidade na modernidade”, pode ler-se na publicação partilhada recentemente no Instagram.

“Estas pilhas de feno não são apenas um símbolo dos frutos do trabalho rural; são um lembrete palpável da dependência das nossas cidades em relação ao campo. Tal como os fardos de palha sustentam as colheitas, as exigências destes agricultores são um apelo à ação: por políticas justas, preços equitativos e por um futuro em que o campo e a cidade prosperem juntos”, continua a legenda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas, será mesmo assim?

À primeira vista, a fotografia, que se tornou rapidamente viral em todo o mundo, parece manipulada. E uma busca no Google pela imagem original confirma que sim: a imagem foi produzida através de imagem artificial, mais concretamente do programa Midjourney.

Quem o revela é o próprio autor, Vincent Smadja, um francês que, via Linkedin, se apresenta como “diretor de arte de IA”, e que, no X, explica tudo sobre a “obra de arte” que fez “para ser solidário” e “realçar simbolicamente as lutas e a importância dos agricultores”, e acabou a tornar-se viral — como se fosse real.

“A imagem viajou pelo mundo e, algures pelo caminho, a sua intenção artística foi ofuscada por uma ideia errada de que retratava um acontecimento real. Para esclarecer as coisas: esta NÃO é uma cena real. Os agricultores não tomaram conta de Paris. É uma peça de arte digital criada para homenagear as suas contribuições para as nossas vidas”, escreveu Smadja numa sequência de nove mensagens no antigo Twitter.

Ao longo da explicação, o artista de Inteligência Artificial recorda ainda que, quando publicou originalmente a fotografia no Instagram, juntamente com outras imagens alusivas ao tema, também produzidas através do mesmo software, teve o cuidado de fazer esse alerta: “Para evitar quaisquer fake news relacionadas com as fotografias acima, é favor especificar, ao partilhar, que não se trata de imagens reais, mas sim de imagens geradas por IA”.

Conclusão

Não é verdade que um protesto de agricultores tenha enchido as avenidas de Paris, com vista para a Torre Eiffel, de fardos de palha. A fotografia que se tornou viral e foi partilhada com essa legenda foi gerada através de Inteligência Artificial.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

 ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge