Uma publicação no Facebook elogia as propriedades de um suposto remédio caseiro que serviria para limpar os rins. No texto, alega-se que um preparado com salsa “limpa os rins sem dor” em “todas as idades”, sendo mesmo a salsa apresentada como “o melhor tratamento de limpeza para os rins”. A tese é, de resto, comum: uma pesquisa rápida no Google apresenta dezenas de textos publicados na vários sites em defesa das propriedades da salsa, sendo esses benefícios para os rins um argumento comum.

Além disso, prossegue esta publicação em concreto, a salsa terá muitas outras propriedades, incluindo o suposto facto de ser diurética, ajudar a combater problemas de saúde como cancro e/ou hipertensão e ajudar especialmente crianças e atletas.

Mas não é bem assim. Apesar dos argumentos usados na publicação para apresentar uma receita específica, que envolve ferver a salsa em água e beber um copo desse preparado para ver “todo o sal e veneno acumulado” nos rins sair ao urinar, não há provas científicas de que os efeitos sejam mesmo esses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador, o presidente da Direção do Colégio de Nefrologia da Ordem dos Médicos, Artur Mendes, defende que a publicação e as informações que transmite sobre os benefícios da salsa “carecem de validação clínica”.

“Não há qualquer evidência clínica, em ensaios em humanos, publicada em revistas com prestígio, indexadas e com revisão por pares, que demonstre uma associação entre a ingestão de qualquer preparado de salsa e bons resultados clínicos renais, muito menos uma relação causal. Assim, não se pode afirmar que estes preparados ‘limpem os rins’, sejam diuréticos ou reduzam a hipertensão”, desmente o especialista.

Por isso, o Colégio de Nefrologia da Ordem dos Médicos esclarece que “não recomenda” a utilização da salsa para estes fins.

E deixa um conselho diferente, apelando, “isso sim, à ingestão de água e à redução da ingestão de sal, comprovadamente associados a bons resultados clínicos renais”.

Conclusão

Não há evidências clínicas que apontem para uma relação causal entre beber preparados que incluam salsa e uma melhoria no funcionamento dos rins. Os especialistas aconselham, em vez disso, uma maior ingestão de água e menor ingestão de sal.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge