Nos últimos dias, tornou-se viral nas redes sociais uma publicação que mostra Taylor Swift a usar uma t-shirt com uma mensagem contra Donald Trump. No entanto, a imagem é falsa: trata-se de uma montagem.
É possível ver a cantora norte-americana com uma t-shirt azul escura com a mensagem “Nope not Again” (“Não, outra vez não”), numa alusão a um possível regresso do ex-Presidente à Casa Branca, nas eleições dos Estados Unidos, que deverão acontecer em novembro deste ano. A mensagem é acompanhada de um desenho do carismático penteado de Donald Trump e da tradicional gravata vermelha.
A imagem tem circulado em redes sociais como Facebook, X (antigo Twitter) e TikTok. Mas, como já referido, é uma montagem digital.
O rosto de Taylor Swift foi retirado de uma fotografia tirada em 2019, na “Time 100 Gala”, em Nova Iorque. A imagem verdadeira está disponível aqui. A cantora norte-americana estava a utilizar um vestido cor de rosa, e não a referida t-shirt.
A cara de Taylor Swift foi acrescentada, através de edição digital, à t-shirt com a mensagem contra Donald Trump.
Há também mais publicações falsas que mostram figuras ligadas à Casa Branca a usar a mesma camisola, como Barack Obama (aqui) ou Kamala Harris (aqui).
As publicações surgem nas redes sociais numa altura em que aquece a corrida presidencial à Casa Branca. Na semana passada, Donald Trump venceu as primárias do Iowa com mais de metade dos votos. Ron DeSantis ficou em segundo lugar, mas com uma curta margem de distância face a Nikki Haley. Já esta terça-feira, Trump venceu a corrida contra Haley no estado do New Hampshire — já depois de DeSantis abandonar as primárias republicanas e entregar o seu apoio ao ex-Presidente dos EUA.
Em 2020, Taylor Swift demonstrou apoio a Joe Biden, na corrida presidencial à Casa Branca, que acabaria por ganhar.
Conclusão
Falso. Taylor Swift não foi fotografada com uma t-shirt com uma mensagem anti-Trump. As publicações tornaram-se virais, mas trata-se de uma montagem. O rosto da cantora norte-americana foi retirado de uma fotografia de 2019 e acrescentada, através de edição digital, à referida t-shirt.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.