Por um aeroporto passam diariamente vários aviões de diferentes companhias aéreas. A circulação de cada um é controlada e guiada pelas torres de controlo mas, ainda assim, pode haver incidentes e colisões. É isso mesmo que parece que parece mostrar uma publicação feita na rede social Instagram: dois aviões — um a aterrar e um a levantar voo — que se aproximam demasiado um do outro e quase colidem. Mas será este vídeo verdadeiro?

No vídeo — partilhado numa página que divulga conteúdo de comédia, acidentes, desportos radicais e “falhanços” épicos, mas que não refere claramente se este é um conteúdo verídico — surgem dois aviões: um branco, da companhia aérea American Airlines (dos Estados Unidos) e um azul, da KLM (dos Países Baixos).

O avião americano está a aterrar na pista e, pouco depois de as rodas tocarem no chão, levanta voo novamente, de forma a evitar uma colisão com o meio aéreo da KLM, que estava também em pista, a colocar-se em posição para inicar a viagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de poder levantar algumas dúvidas, este vídeo não é verdadeiro. É a própria companhia aérea American Airlines que esclarece. “Este vídeo é falso e apresenta um tipo de avião que nós não operamos”, diz Ethan Klapper, em representação da American Airlines, ao Observador. O último Boeing 747 operado por esta companhia aérea americana remonta a 1994, tendo este modelo sido utilizado durante menos de 25 anos, lê-se no site Simple Flying, que se dedica a escrever sobre aviões comerciais, militares e privados.

Além disto, há ainda uma falha clara no vídeo que permite facilmente concluir que se trata de uma imagem criada e não de uma imagem verdadeira: a asa esquerda do avião da American Airlines passa pela cauda do avião da KLM sem provocar qualquer dano.

Ainda assim, para esclarecer qualquer dúvida que resista, o Observador recorreu à ferramenta online BrandWell, que permite detetar a existência de uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA). Ao analisar um frame do vídeo referente ao momento em que os dois aviões se cruzam a conclusão é a de que há 67% de probabilidade de ser gerada por IA.

Frame do momento em que os aviões se cruzam utilizado para avaliar se a imagem foi gerada por IA

Conclusão

Em suma, o vídeo difundido na internet onde dois aviões parecem quase colidir na pista é falso. As imagens não são verdadeiras, algo que se verifica quando a asa de um dos aviões atravessa a cauda do outro sem provocar qualquer dano. Além disso, a companhia aérea American Airlines afasta qualquer hipótese de este vídeo ser real ao escrever que não só “é falso” como “apresenta um tipo de avião” que a companhia americana não opera, o Boeing 747.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge