É vendida como fotografia, mas nem assim pode ser chamada tal é o nível de manipulação. É partilhada uma fotografia de Villas-Boas com João Malheiro e Mauro Xavier, mas é falso que o candidato à presidência do FC Porto tenha sido fotografado com estas pessoas. Logo pela qualidade da imagem, é possível afirmar que foi manipulada digitalmente.
Mais concretamente, ao lado de Villas-Boas foram colocadas as cabeças de João Malheiro, adepto do Sport Lisboa e Benfica (como vemos nas redes sociais do próprio) e Mauro Xavier, ex-líder do PSD Lisboa e também uma figura do universo benfiquista (como vemos na sua página de Instagram). Apesar de, na descrição da publicação, o utilizador fazer a ressalva de que a imagem “não é montagem nenhuma” e que é de facto “verdadeira”, isso não se torna automaticamente verdade. Até um utilizador se apercebe da manipulação e comenta sobre a realidade da imagem: “Isto não passa de montagem. Cabeças do Mauro e do João colocadas noutro corpo.”
O autor da publicação escreve, juntamente com a imagem: “Vejam com quem anda o sr. André Villas-Boas: dois benfiquistas que muito ódio têm ao FC Porto e ao seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa. Isto não é montagem nenhuma. É verdadeira. Tirem as conclusões que quiserem.” E termina com: “Diz-me com quem andas!! Direi quem és!!!” Como vemos, a imagem é falsa e trata-se de uma manipulação de uma fotografia que, de facto, existe mas foi cortada e manipulada.
Com uma pesquisa nos meios de comunicação social, chegamos à conclusão de que o espaço em que a fotografia foi tirada é a sede de campanha de André Villas-Boas, no Porto, como comprova a notícia do Observador: “Apoio o André para ter o meu FC Porto de volta”: Villas-Boas recebe Jorge Costa, Maniche e Nuno Valente na sede”.
Também o jornal Record escreveu sobre a notícia: “António Sousa apoia Villas-Boas: «São anos a mais de uma liderança de Pinto da Costa»”. Além disso, na conta oficial do candidato podemos ver um vídeo desse dia e comprovar que se trata do local da foto e da presença dos convidados reais. Ou seja, o local da fotografia é verdadeiro, mas as pessoas que ali surgem ao lado de Villas-Boas dela já não. Na fotografia oficial, com autoria atribuída ao antigo treinador do FC Porto, podemos ver outras três pessoas (e não duas). A imagem foi, também, cortada além de manipulada.
No site “Diário de Santo Tirso”, encontramos a fotografia verdadeira. Na notícia lemos: “Jorge Costa, treinador da AVS Futebol SAD e conhecida figura do universo azul e branco voltou a mostrar o apoio à candidatura de André Villas-Boas à presidência do Futebol Clube do Porto, ao marcar presença na sede de campanha, na manhã de hoje. Consigo estavam mais dois antigos jogadores, Maniche e Nuno Valente.” Trata-se assim de antigos jogadores do clube a mostrar apoio a Villas-Boas.
No encontro, e como noticiou o Observador, Jorge Costa mostrou o seu apoio a este candidato: “Estou aqui hoje pelos motivos que estive na apresentação da candidatura do André, pela amizade que tenho por ele e porque acredito que o André é o futuro do FC Porto. A minha posição é clara desde o início e aproveito para relembrar que estou aqui a favor do FC Porto, portanto não estou contra ninguém. Estou a favor do FC Porto e a apoiar o André, para tentar ter o meu FC Porto de volta”.
Quanto a Maniche, frisou que conhece Villas-Boas há muito tempo e que mantém o apoio: “Conheço o André desde que ele começou como observador do FC Porto, quando eu estava na equipa principal em 2002/03 e formámos uma amizade muito forte. Depois, coincidimos também no Chelsea, reforçámos a amizade, ele foi ao meu casamento. É uma amizade de longa data, uma amizade pura. É nestes momentos que devemos mostrar essa amizade e acreditar naquilo que ele tem que coincide com os nossos valores e princípios. Disponível para voltar? Sempre que o FC Porto precisou dos meus serviços, eu estive ao serviço do FC Porto desde que terminei a minha carreira. Estive no Porto Canal, no ano passado, por isso sempre que o FC Porto queira os meus serviços, eu estarei disponível”, comentou.
Também Nuno Valente, vencedor da final da Champions de Gelsenkirchen de 2004, esteve no espaço da candidatura da Villas-Boas e deixou claro ao que ia: “Estou aqui para apoiar esta candidatura do André, com quem tenho uma longa amizade, é uma pessoa que admiro e respeito. Estou aqui como conhecedor das suas características e da sua maneira de ser e para que tenha sucesso e seja presidente do FC Porto. Apresentação de Pinto da Costa? É bom sinal, o importante agora é saber as ideias do André e do presidente e quem ganha com isto é o clube. Quando for a altura das eleições, as pessoas terão consciência do que se passa e terão de tomar uma decisão. O André pode ser um forte candidato.”
Conclusão
A imagem que é feita circular é falsa. A fotografia original mostra Villas-Boas com antigos jogadores do FC Porto, que mostraram o seu apoio e não com alegados adversários do clube e da candidatura de Villas-Boas a presidente.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.