Uma fotografia de Lula da Silva, antigo presidente do Brasil e recandidato às eleições de outubro, a apertar a mão à Rainha Isabel II parece ter sido exibida no famoso painel publicitário da praça de Piccadilly Circus, em Londres.
A alegada prova desta exibição está a ser partilhada nas redes sociais: uma fotografia mostra a imagem dos dois chefes de Estado, ao lado de uma fotografia em que a Rainha de Inglaterra surge sozinha. Na legenda pode lê-se: “PiccadillyCircus: a praça mais iluminada de Londres mostra fotos da Rainha Elizabethll com os chefes de estado [sic] mais respeitados do mundo em painel luminoso.”
A praça de Piccadilly Circus é uma das mais movimentadas de Londres. Próxima do Palácio de Buckingham, do Big Ben ou da roda gigante London Eye, é um ponto de passagem de turistas ou residentes que procuram lojas ou restaurantes. O painel onde alegadamente surge esta imagem de Isabel II com Lula da Silva é geralmente usado para exibir anúncios publicitários.
Através de uma pesquisa no arquivo de fotografias do Observador, chegamos a uma imagem do painel publicitário identificado na imagem deste utilizador de Facebook. É possível ver a fotografia da Rainha de Inglaterra vestida de verde, mas ao contrário do que mostra este utilizador, ao lado não surge a monarca com o antigo presidente brasileiro. Na imagem pode ver-se uma frase que fez parte da mensagem que Isabel II dirigiu aos britânicos durante a pandemia. A imagem é de 9 de abril de 2020.
Apesar desta imagem contrariar a veracidade da publicação deste utilizador de Facebook, a verdade é que este é um painel dinâmico, por isso fomos fazer uma pesquisa reversa através do Google. E, assim, chegamos a uma fotografia publicada no Twitter e tirada exatamente do mesmo ângulo onde é possível identificar os mesmos elementos: o autocarro vermelho com dois ciclistas em espera no passeio, um transeunte vestido de amarelo ou um automóvel branco ao lado de um preto. Só não é possível traçar um paralelismo entre a imagem original, com a frase de Isabel II à população britânica, e a imagem do post verificado, em que Lula cumprimenta a Rainha Isabel II — esta última é uma versão adulterada da primeira.
A imagem de Lula da Silva a apertar a mão à Rainha Isabel II é, ainda assim, real e foi partilhada pelo próprio candidato às eleições brasileiras a 8 de setembro, numa homenagem à monarca na sequência da sua morte.
Conclusão
Não é verdade que a fotografia de Lula da Silva a apertar a mão a Isabel II tenha sido exibida no painel publicitário da praça de Piccadilly Circus, em Londres. Através de uma pesquisa reversa da imagem é possível perceber que se trata de uma montagem feita em cima de uma fotografia de 2020.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.