Uma fotografia de Lula da Silva, antigo presidente do Brasil e recandidato às eleições de outubro, a apertar a mão à Rainha Isabel II parece ter sido exibida no famoso painel publicitário da praça de Piccadilly Circus, em Londres.

A alegada prova desta exibição está a ser partilhada nas redes sociais: uma fotografia mostra a imagem dos dois chefes de Estado, ao lado de uma fotografia em que a Rainha de Inglaterra surge sozinha. Na legenda pode lê-se: “PiccadillyCircus: a praça mais iluminada de Londres mostra fotos da Rainha Elizabethll com os chefes de estado [sic] mais respeitados do mundo em painel luminoso.”

A praça de Piccadilly Circus é uma das mais movimentadas de Londres. Próxima do Palácio de Buckingham, do Big Ben ou da roda gigante London Eye, é um ponto de passagem de turistas ou residentes que procuram lojas ou restaurantes. O painel onde alegadamente surge esta imagem de Isabel II com Lula da Silva é geralmente usado para exibir anúncios publicitários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através de uma pesquisa no arquivo de fotografias do Observador, chegamos a uma imagem do painel publicitário identificado na imagem deste utilizador de Facebook. É possível ver a fotografia da Rainha de Inglaterra vestida de verde, mas ao contrário do que mostra este utilizador, ao lado não surge a monarca com o antigo presidente brasileiro. Na imagem pode ver-se uma frase que fez parte da mensagem que Isabel II dirigiu aos britânicos durante a pandemia. A imagem é de 9 de abril de 2020.

epaselect epa08352467 Britain's Queen Elizabeth and her message of hope are displayed on advertising boards at Piccadilly Circus in London, Britain, 09 April 2020. Countries around the world are taking increased measures to stem the widespread of the SARS-CoV-2 coronavirus which causes the Covid-19 disease. EPA/NEIL HALL

Apesar desta imagem contrariar a veracidade da publicação deste utilizador de Facebook, a verdade é que este é um painel dinâmico, por isso fomos fazer uma pesquisa reversa através do Google. E, assim, chegamos a uma fotografia publicada no Twitter e tirada exatamente do mesmo ângulo onde é possível identificar os mesmos elementos: o autocarro vermelho com dois ciclistas em espera no passeio, um transeunte vestido de amarelo ou um automóvel branco ao lado de um preto. Só não é possível traçar um paralelismo entre a imagem original, com a frase de Isabel II à população britânica, e a imagem do post verificado, em que Lula cumprimenta a Rainha Isabel II — esta última é uma versão adulterada da primeira.

A imagem de Lula da Silva a apertar a mão à Rainha Isabel II é, ainda assim, real e foi partilhada pelo próprio candidato às eleições brasileiras a 8 de setembro, numa homenagem à monarca na sequência da sua morte.

Conclusão

Não é verdade que a fotografia de Lula da Silva a apertar a mão a Isabel II tenha sido exibida no painel publicitário da praça de Piccadilly Circus, em Londres. Através de uma pesquisa reversa da imagem é possível perceber que se trata de uma montagem feita em cima de uma fotografia de 2020.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge