A publicação do Facebook parte de uma premissa falsa: que o Partido Socialista foi o mais votado em Pedrógão Grande. Embora o post fale apenas em “Pedrógão”, o objetivo é remeter para os incêndios, como se percebe pelo texto: “O PS vence em Pedrógão… Um povo destes merece… só bosta“. Para a página de Facebook “O País do Mete Nojo” este resultado do PS em Pedrógão é “a amostra do país que temos!! A evidência que não merecemos melhor do que temos!! vão amargar… vão… mas aguentem porque não merecem melhor“.

Um dos comentários mais votados prova que o objetivo de criar confusão com Pedrógão Grande foi atingido, já que o utilizador diz: “Estes também sofrem do síndrome de Estocolmo. Estou muito contente que o que sucedeu já que sucedeu, tivesse sido em Pedrogão. Enviem mais donativos que eles agradecem.”

Para dar veracidade ao post, a página mostra um gráfico da página TVI24 relativa aos resultados das legislativas 2019, em que se pode ver que o PS ganhou com 42,28% na freguesia de Pedrógão contra 19,08% do PSD. O gráfico é verdadeiro, embora seja referente à freguesia de Pedrógão que fica no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém. E não à freguesia de Pedrógão Grande, que fica no concelho homónimo e que foi fustigada pelos incêndios de 2017.

Gráfico da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna

Na verdade, tanto no concelho de Pedrógão Grande como na freguesia de Pedrógão Grande foi o PSD o partido mais votado nas legislativas de domingo, como se comprova facilmente através da página de resultados oficiais da secretaria-geral do Ministério da Administração-Interna.

No concelho de Pedrógão Grande, o PSD venceu com 40,40% dos votos, contra 34,26% dos votos conseguidos pelos socialistas.

Na freguesia de Pedrógão Grande, o PSD também ganhou, embora por apenas 19 votos. Ainda assim, ficou à frente do Partido Socialista.

Apesar de o PSD ter ganho, é um facto que há quatro anos tinha ganho de forma muito mais clara (com mais de 50% dos votos) tanto no concelho como na freguesia. Mas a autarquia, na altura liderada pelo mesmo Valdemar Alves, era PSD. Agora Valdemar Alves continua presidente de câmara, mas eleito nas listas do PS. A cor da autarquia, em concelhos mais pequenos, costuma ter alguma influência nos resultados eleitorais.

Mesmo sem partilhar dados falsos, a forma como a informação foi partilhada e descontextualizada induziu em erro vários utilizadores e o post foi partilhado mais de 600 vezes.

Conclusão

Os autores da página publicaram resultados eleitorais da freguesia de Pedrógão, em Torres Novas (distrito de Santarém), para provocar confusão com a freguesia e o concelho de Pedrógão Grande (distrito de Leiria). E conseguiram induzir em erro vários eleitores. A ideia era sugerir que num dos concelhos mais afetados pelos incêndios de 2017, o PS venceu. O que é falso.

De acordo com o sistema de classificação do Observador este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.