Acabou de tocar, alguns alunos já estão na sala.

Os alunos escreveram o sumário e a M. aproximou-se para me dizer que teria de ir à casa de banho. Expliquei que devia ter ido no intervalo, mas acabei por dizer que fosse.

A M. é uma aluna de 13 anos com um historial de insucesso na disciplina de Matemática, até já fez parte dos alunos resistentes. Um dia, no intervalo, um aluno estava a tentar aborrecer a M., fui obrigada a interferir para a defender.  A partir desse dia a M. passou a ser uma aluna atenta, empenhada e perseverante.

A disciplina de Matemática é a disciplina que tem mais insucesso no 3º ciclo. Por essa razão, os alunos com o perfil da M. devem ser acompanhados, porque os conteúdos e procedimentos são importantes. Na resolução de problemas, muitos desses alunos apresentam o pensamento lateral, ou seja, na resolução de problemas e tomada de decisão apresentam soluções diferentes dos demais.  Por essa razão, são, geralmente, alunos empreendedores, pois potenciam a imaginação e a criatividade na resolução das situações que lhes são apresentadas.

Aqui há tempos tive uma turma do 9º ano, uma turma do ensino articulado de música, que conhecia os conteúdos, os procedimentos e na resolução de problemas eram eficazes. Por isso considerei importante abordar o tema do rigor científico, ainda que soubesse que não seria um fator determinante para alcançarem o patamar superior.

Uma amiga, aluna de Direito, disse-me um dia que deixou de perceber matemática quando começou a somar e multiplicar letras.

É no equilíbrio entre o rigor científico e a liberdade de experimentar, construindo soluções, que se deve focar o ensino da Matemática.

Como professora de Matemática tenho aplicado a perspectiva construtivista, isto é, na Matemática tudo se pode desenhar ou esquematizar. Nesta perspectiva os alunos fazem o seu percurso, entendendo-o, e só depois introduzimos os conceitos e o rigor científico.  Os alunos hoje em dia reagem bem aos estímulos visuais.  No entanto, como Corretora de Provas de Finais do 3º ciclo, considero que os critérios de avaliação estão desajustadas. Não contabilizam muitas vezes o processo. O rigor científico é importante mas só depois de os alunos perceberem os conteúdos, os procedimentos matemáticos e souberem aplicá-los na resolução de problemas.

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O futuro da disciplina de Matemática depende do que queremos. Não podemos ter a chuva na horta e o sol na eira.

Em conclusão, a M obteve um nível positivo pelo seu trabalho e empenho.