771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João José Brandão Ferreira

Convidado

Artigos publicados

5 de Outubro

Efemérides e outras coisas

A ingenuidade do rei, o faz de conta dos cortesãos, as dissensões dos monárquicos e o não me comprometas dos restantes ditaram a sorte. Na madrugada do dia 5 de Outubro era proclamada a República.
Efeméride

A Batalha de Montes Claros

A Batalha de Montes Claros (faz hoje 358 anos) tem a relevância de Aljubarrota e de Alcácer Quibir, por representarem “esquinas” históricas, de cujo desfecho podia depender a sobrevivência do país.
Colégio Militar

O tardio aniversário do Colégio Militar

O Colégio Militar está de parabéns e, espero, recomenda-se. E faço votos para que não se deixe cair na desgraça do desconchavo em que se encontra a esmagadora maioria do ensino em Portugal.
Forças Armadas

Insubordinação na Armada?

A formatura no cais, a calma como tudo decorreu e a existência de um "comunicado" de três páginas, logo distribuído, estão longe de indiciar que a atitude tenha sido fruto de uma actuação impulsiva.
História

Wiriyamu: as mentiras e os equívocos

O número diminuto de ocorrências como a de Wiriyamu tem de ser atribuído ao grande profissionalismo e humanidade com que a generalidade das tropas portuguesas se portou durante os 14 anos de operações
História

A PIDE/DGS tentou matar o General Almeida Bruno?

Houve notícia, no Quartel-General do Governo Militar de Lisboa, de que Almeida Bruno estaria a participar numa reunião conspiratória, na sua residência no Monte Estoril.
Paisagens

Ordenamento do território e incêndios florestais

Os bombeiros têm de deixar de ser voluntários. Aliás o voluntariado passou a ser um mito, pois a maioria dos voluntários estão avençados e são contemplados com benefícios sociais.
Forças Armadas

O Comandante Supremo acordou da sua letargia

O Serviço Militar Obrigatório não tem a ver com as FA, mas com a Defesa e Segurança. Com as componentes cívica e moral dos jovens e com a coesão do todo nacional. E isso não é contabilizável em euros.
Cidadania

Abramovich e a lei da nacionalidade

A lei de atribuição da nacionalidade aos descendentes dos judeus portugueses abriu uma caixa de Pandora num país que não permitiu a cerca de 60% da população optar por ela aquando da Descolonização.
Forças Armadas

O "sindicalismo militar"

Os sindicatos militares são a antítese da condição militar, assim como a prática democrática é incompatível com o múnus militar no sentido em que a escolha dos comandos e as decisões não são votadas.
História

A Batalha do Buçaco, 27 de setembro de 1810

Todas as tropas portuguesas que tomaram parte activa na batalha comportaram-se com grande valentia, como foi reconhecido nas ordens do dia pelos generais Beresford e Wellington.
Marinha Portuguesa

Um grande português que nos deixou

O Almirante Vieira Matias muito contribuiu para que Portugal começasse novamente a olhar para o mar. Tinha uma ideia estratégica e geopolítica do que ele representa e devia representar para Portugal.
Força Aérea

Elogio fúnebre: General José Lemos Ferreira

Lemos Ferreira foi um militar corajoso e defendeu sempre as suas convicções, a Força Aérea e a Pátria. Como CEMFA e como CEMGFA nunca teve qualquer atitude de subserviência para com o poder político.
Ministério da Defesa

A reacção do MDN à entrevista do CEMGFA

Diplomata Cravinho, V. mercê é uma vergonha. Por certo conhece a lastimável frase de antigo e já desaparecido maioral do PS para um humilde guarda da PSP que apenas cumpria o seu dever. Aplica-se a si
Transportes Públicos

A CP e a Festa dos Tabuleiros

Já alguém fez contas a quanto as Finanças deixariam de arrecadar em impostos nos combustíveis se a maior parte dos portugueses deixasse o carro para andar encaixotada nos transportes públicos?
Forças Armadas

A pouca vergonha no IASFA

As chefias militares (todas elas) deviam meter a mão na consciência, pois tudo aquilo que o Tribunal de Contas denunciou agora, não devia ter sido admitido, desde o início, que acontecesse.
Regionalização

Regionalização: um dos mitos do nosso tempo

A Regionalização é perigosa: já vimos que é potencialmente fragmentária. Seria um sumidouro de dinheiros públicos e um multiplicador de estruturas burocráticas. Enfim, a Regionalização é escusada.
Drogas

O Ben Está de Volta...

Agora é a liberalização da cultura da cannabis, com a desculpa que tem efeitos medicinais. Mas então porque não se faz o mesmo com os opiáceos, usados para retirar a dor em doentes terminais?
Defesa

A lenta agonia das Forças Armadas portuguesas

A actual situação nas FA configura um risco exponencial para a Segurança e Defesa Nacional, tudo correndo nas barbas da população e de todas as instituições nacionais sem qualquer sinal de preocupação
Força Aérea

Homenagens nas Forças Armadas

Uma homenagem alargada serviria ainda para “amenizar” um pouco o completo ostracismo a que a Instituição Militar foi votada pela classe política e pela maioria dos órgãos de comunicação social.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos