267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Bruno Cardoso Reis

Convidado

Artigos publicados

café europa

UE deve tomar partido entre a Palestina e Israel?  /premium

Será que a Palestina está a caminho de se tornar num novo Tibete? Ou seja, uma causa trágica sem fim à vista e que passou de moda. Claramente a Europa não consegue tomar uma posição coesa e forte.
café europa

A luta continua do Afeganistão a Cabo Delgado  /premium

Era desejável que o governo de Moçambique, com o envolvimento de líderes locais e a ajuda de parceiros internacionais, apresentasse um ambicioso plano para o desenvolvimento do Norte de Moçambique.
café europa

A guerra das vacinas continua, quem ganha? /premium

A história mostra que desde os EUA à Suíça, passando pela velha Polónia-Lituânia ou pela coroa de Aragão, as confederações ou se federalizam (houve vários modelos) ou colapsam. São reféns da fortuna.
café europa

Imperialismo sem preconceitos /premium

185
Quer Marcelino da Mata, quer a Birmânia mostram que a história eurocêntrica dos impérios que nos querem impor em nome do combate ao racismo não tem grande base nos factos nem ajuda a perceber o mundo.
café europa

A nova vaga da pandemia e o eurocentrismo /premium

É fundamental a UE e os Estados trabalharem com as farmacêuticas para resolver o problema. Estamos numa corrida contra o tempo, estamos sobretudo numa corrida contra novas variantes.
Mundo

O que esperar da política global em 2021 /premium

Uma pandemia e uma crise económica colossal têm grande potencial para destruir expetativas legítimas, acirrar descontentamentos, alimentar radicalismos de esquerda e de direita, e fomentar conflitos.
café europa

O eurocentrismo da liberdade de expressão /premium

A imprensa internacional tem andado animada por Macron e a imprensa nacional anda agitada por Mamadou Ba. Um tema une estas duas polémicas: a liberdade de expressão e os seus limites.
café europa

Um presidente norte-americano para a Europa? /premium

Estamos todos cansados do espetáculo eleitoral nos EUA. O suspense transformou-se em suspiros de enfado. Mas este é um espetáculo que realmente conta e pode não ter um final feliz, ganhe quem ganhar.
café europa

EUA: as eleições e debates interessam-nos ou não? /premium

Os debates são um grande entretenimento político, mas nada garante que tenham grande impacto. Já a escolha do próximo presidente dos EUA terá um grande impacto no futuro da economia e da ordem global.
Estados Unidos da América

O embaixador e o verdadeiro problema da EDP

220
Houve quem tenha vindo defender a honra da pátria face a uma entrevista do embaixador dos EUA. Eu fico satisfeito que a diplomacia norte-americana nos dê suficiente importância para nos pressionar.
café europa

Não somos todos bielorussos /premium

O que fazer pelo povo heróico da Bielorrússia? Não prometer mais do que iremos dar. Dizer que somos todos bielorussos é fácil, mas na prática não vamos todos mudar-nos para Minsk.
café europa

Direito à crítica e riscos de uma cultura censória /premium

Aqui se procura explicar o que há de diferente e novo no ataque dos 67 a Riccardo Marchi, e como se relaciona com a nova cultura censória “à americana” que vem chegando à academia e aos media europeus
café europa

Os 67, ou como a vaga censória chegou a Portugal /premium

200
A cancel culture que em nome do antirracismo ganha peso nos EUA chegou a Portugal por via da denúncia do livro de Riccardo Marchi sobre o Chega. Talvez com boas intenções, temo que com maus resultados
café europa

António Vieira vandalizado e a História do Futuro /premium

O combate ao racismo justifica a vandalização da estátua do jesuíta do século XVII no Largo de S. Roque? Há quem reduza o ataque à estátua de Vieira à imbecilidade. Temo que possa ser algo mais sério.
café europa

Covid e a guerra global pela cura /premium

O texto inaugural desta coluna coletiva “Café Europa” pega num tema simples: o possível fim do mundo tal como o conhecemos por causa do impacto da Covid-19 e o que pode a Europa fazer a esse respeito.
Venezuela

Crise na Venezuela e ilusões em Portugal /premium

Uma intervenção militar é a única forma de garantir o derrube rápido de um regime como o da Venezuela. Há poucas coisas certas na crise da Venezuela, exceto que ela não tem saídas fáceis e boas.
Assalto em Tancos

Do ministro sem Ministério ao fim adiado da PJM

Acabar com a PJM seria certamente uma solução melhor do que colocar oficiais sem formação jurídica ou policial a fazer de conta que são uma polícia judiciária, como se vê no caso de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos: é ainda pior do que parece

156
Se é certo que em Portugal as Forças Armadas sempre serviram para bem mais do que fazer a guerra, hoje em dia essas outras tarefas são cada vez mais numerosas e cada vez mais vitais.
A página está a demorar muito tempo.