456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bruno Cardoso Reis

Convidado

Artigos publicados

Guerra

Ucrânia, na história do nosso futuro

Claro que os EUA tomaram várias opções questionáveis desde o final da Segunda Guerra Mundial, mas nunca como resultado das suas ações militares anexaram qualquer território.
Presidente Marcelo

O Presidente e o Povo num Mundo mais perigoso

Estará Marcelo disposto a usar a sua popularidade para defender sacrifícios e reformas difíceis em tempos difíceis? Ou tentará, acima de tudo, manter a sua popularidade?
Guerra na Ucrânia

Quando acaba a guerra?

O apoio ocidental é fundamental para equilibrar as coisas e criar as condições mínimas para verdadeiras negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Uma paz ditada por Moscovo seria muito perigosa.
Orçamento do Estado

Um orçamento de paz em tempos de guerra

Este orçamento nacional de tempos de paz terá custos imediatos na reputação de Portugal junto dos aliados que estão a reforçar significativamente o seu investimento em defesa já este ano.
Guerra na Ucrânia

Algumas vitórias, riscos elevados, paz incerta

Podemos estar a entrar numa fase mais perigosa da guerra, em que as partes, confrontadas com uma erosão crescente de tropas e material, desejosas de vitórias rápidas, podem escalar de forma perigosa.
Guerra na Ucrânia

A desinformação, a desinformação...

Não é aceitável, e corresponde até a um objetivo bem documentado do Kremlin, alegar desinformação para anular a discussão séria de factos bem documentados, como os crimes de guerra russos na Ucrânia.
António Costa

Estranha caça às bruxas

Soares nunca se acanhou nas suas críticas ao PCP e respetivos parceiros sem que tal significasse que apoiava a respetiva ilegalização ou qualquer caça às bruxas. Espero que Costa siga esse bom exemplo
Defesa

Precisamos de mais defesa, sim ou não?

Como a Covid-19 veio demonstrar, a capacidade logística, de transporte e de planeamento das Forças Armadas servem para muito mais do que fazer a guerra e são vitais para responder a emergências.
25 de Abril

Como fazer e como recordar um golpe

Estamos a organizar uma comemoração do 25 de Abril como uma democracia plena ou, pelo menos ao nível da memória, como uma espécie de democracia tutelada?
25 de Abril

Do 25 Abril a Euromaidan: golpes ou revoluções?

É verdade que um golpe de estado como o 25 de Abril pode desencadear um processo revolucionário. Porém, ao contrário do que afirma o PCP, Euromaidan é mais claramente uma revolução que o 25 de Abril!
café europa

A França a favor de Putin?

A eleição de Le Pen seria uma vitória para Putin e para a sua estratégia de dividir para reinar na Europa, investindo na polarização identitária e no iliberalismo.
Guerra na Ucrânia

Guerra de Putin muda o Mundo e une o Ocidente

As mentiras do Kremlin e a sua chocante agressão uniram a maioria dos europeus de uma forma que não víamos desde o início da Guerra Fria, quando as ameaças de Estaline levaram à criação da NATO.
Crime

O pseudo-contra-terrorismo à portuguesa

Tem de se perceber se há ou não uma filiação a uma causa ou ideologia, ou se, pelo contrário, se tratou de um ato individual, com alvos escolhidos em função de alguma queixa ou perturbação pessoal.
café europa

O que nos interessa uma guerra na Ucrânia?

No meio da crescente incerteza e insegurança globais há uma resposta claramente disparatada: a reação dos Putinófilos que consideram que Portugal devia romper com a NATO, com os EUA, com a UE.
café europa

Um Ano Novo (globalmente) melhor?

A política europeia, muito institucional, legalista e gradualista, lida mal com crises em geral e pior ainda com crises militarizadas que exigem respostas rápidas e musculadas.
café europa

Recusar o desarmamento nuclear unilateral

A ideia de que no contexto geopolítico atual o Ocidente deveria desarmar-se unilateralmente, quando a Rússia ou a China avançam com novos programas nucleares, é um disparate muito perigoso.
café europa

É a geopolítica do clima, estúpido!

O problema não é a Humanidade estar a “trair a natureza”! Todas as plantas e animais têm impacto. Porém sabemos que os seres vivos que esgotam os recursos de que necessitam enfrentam a extinção.
café europa

Continua a guerra global das vacinas

Os EUA sabem que não podem correr o risco de deixar a China numa situação de vantagem no fornecimento das vacinas no Indo-Pacífico, uma região prioritária para a defesa dos seus interesses.
café europa

Do Afeganistão ao Estado da União

A Europa deve reforçar os seus meios militares e moderar os seus objetivos. E temos de recuperar flexibilidade na ação externa. Isto não significa abandonar os nossos valores, mas abandonar ilusões
café europa

Otelo não foi o nosso libertador

O nosso regime de liberdades, portanto, consolidou-se sem Otelo e frequentemente contra Otelo. Apesar disso, foi generoso com Otelo, sendo a amnistia no caso das FP-25 o exemplo máximo disso.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.