A larga maioria dos estabelecimentos de ensino privados já se encontra aberta e em funcionamento, num ano letivo que promete ser atípico. Pela primeira vez na história, as questões que fazem as manchetes dos jornais não são a colocação de professores, ou a sua falta, mas sim a saúde das crianças e das comunidades educativas. E é razoável que todos estejamos apreensivos – e, até, preocupados – com o regresso às aulas em contexto de pandemia (semi-controlada). Mas não devemos permitir que seja o medo a ditar as nossas ações.

Porque estamos a viver uma pandemia, é natural e expectável que, de entre o mais de um milhão e meio de crianças e jovens estudantes que existem em Portugal, do pré-escolar ao último ano do ensino secundário, algumas venham a contrair a doença. O mesmo é verdade para o universo de professores e pessoal não docente (mais de 200 mil pessoas). E é possível que esses alunos, docentes ou não docentes venham a contagiar outros elementos da sua família. Ou por eles serem contagiados… afinal, vivemos uma pandemia!

Mas o que importa sublinhar é que a possibilidade de contágio não é maior em contexto escolar em comparação, por exemplo, com outras atividades, como a ida de um ou mais elementos do agregado familiar ao supermercado, ao trabalho, à visita a um parente ou… à praia. A única forma de não haver qualquer risco de contágio é fechar as pessoas em casa sem qualquer contacto com o exterior. Mas isto não é uma opção. Não apenas por causa do tsunami económico (que já aí está) mas também, e principalmente, pelo sério risco de degeneração grave da saúde mental da população (em especial dos mais novos que estão numa fase determinante do seu desenvolvimento pessoal em que o contacto fora da família nuclear é muito importante).

Claro que este regresso à escola tem regras especiais. Estas regras têm dois objetivos: diminuir as situações de risco de contágio e ser claro para todos quais os procedimentos a desenvolver caso alguém tenha sintomas de infeção, ou caso seja confirmada a doença em alguém que esteve no espaço escolar. Quanto à diminuição das situações de risco de contágio, as soluções são as recomendadas pelas autoridades de saúde: lavagem frequente de mãos, não partilha de objetos, distanciamento social, etiqueta respiratória, evitar tocar no rosto com as mãos… Reforço que, não sendo possível eliminar completamente o risco, é possível com estas regras reduzi-lo a um ponto em que as crianças estão mais seguras na escola do que em qualquer outro local alternativo (exceto se estiverem fechadas em casa sem contacto com o exterior, o que vimos ser indesejável e mesmo impossível). Mas o sucesso desta mitigação do risco vai, em grande medida, depender da capacidade de os alunos todos cumprirem as regras da escola: levar garrafa de água individual para se hidratar ao longo do dia (os bebedores estão desligados e as torneiras da casa de banho servem para encher a garrafa e não para beber diretamente água), usar sempre a máscara e substituí-la quando necessário, evitar fazer “moches” aos colegas no recreio, cumprir a obrigação de usar sempre a mesma secretária na sala de aulas. Quanto às regras de como agir em caso de suspeita ou caso confirmado (o plano de contingência), elas são claras e os colégios já as disponibilizaram aos encarregados de educação.

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Mas também as autoridades de saúde e a comunicação social vão ter um papel decisivo no modo como vai decorrer o ano letivo. Como vão decidir os delegados de saúde perante casos suspeitos ou convívio com casos? Como vai a comunicação social noticiar as diversas situações de alunos em casa que, necessariamente, vão ocorrer? Todos exigimos que sejam cumpridas as boas práticas em saúde pública. Mas também sabemos que na contenção da pandemia há mais hipóteses do que certezas. Recordo que quem fechou as escolas não foi a autoridade de saúde, que anunciou que isso não era necessário. Muitos colégios conhecidos já não abriram a partir de meados daquela fatídica segunda semana de março, o que seguramente ajudou o Governo a tomar a decisão de fechar as escolas uns dias depois, apesar de os técnicos indicarem o contrário. Se o pai ou a mãe de um aluno for chamado a fazer testes porque um colega de trabalho testou positivo, são mandados para casa todos os alunos da turma dessa criança? Mesmo antes de se saber o resultado dos testes do progenitor? Se essa for a decisão correta, afinal vamos ficar todos em casa! Mas mais determinante ainda vai ser a nossa reação ao facto de algumas turmas ficarem em casa. Vai ser primeira página de jornais e notícia de abertura dos telejornais? Se sim, arriscamos que o medo das pessoas se torne ingerível! Relatar factos implica enquadrá-los e esclarecer. Não confundir ou disseminar ideias que podem levar a comportamentos com consequências sociais e humanas desastrosas.

No ensino privado, a nossa promessa é simples, mas muito séria, e vem com um pedido: prometemos aos pais regras de segurança e transparência na informação. Mas pedimos que não deixem que a natural preocupação de contágio dos filhos se torne em medo. A serenidade de todos vai ser essencial para que os alunos possam ter um ano letivo normal. Juntos, conseguiremos vencer o combate ao medo no regresso às aulas! E se for necessário algum aluno ficar em casa, nesse mesmo instante passa a ter acesso a ensino não presencial.

Diretor Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP)

‘Caderno de Apontamentos’ é uma coluna que discute temas relacionados com a Educação, através de um autor convidado.