Será no Teatro Thalia onde tudo vai acontecer no próximo dia 28: Nutrition Shark Tank. Um evento que resulta de um trabalho convergente entre duas escolas, a NOVA Medical School e a NOVA School of Business and Economics (SBE). Durante os 4 anos da licenciatura em Ciências da Nutrição nesta escola médica os estudantes, além do currículo que expõe os estudantes a experiências clínicas também internacionais, permite, no último ano, preparar para soluções que se impõem face aos números crescentes de carga de doença. Estes números são de impacto pela morbilidade e mortalidade, mas também pelos gastos na doença com peso na sustentabilidade dos sistemas de saúde. Os hábitos alimentares inadequados são um dos primeiros fatores de risco para doença, pelo que o investimento deve estar aqui.
A NOVA Medical School, no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição, tem uma preocupação de preparar profissionais que combinam criatividade e ciência, o que naturalmente leva ao interesse de gerar oportunidades reais de aplicação das ideias desenvolvidas. E é nesse âmbito que surge o Nutrition Shark Tank, uma forma de juntar jovens empreendedores na área da saúde e nutrição, potenciais investidores e especialistas. O principal objetivo é mostrar e apoiar ideias e produtos inovadores que têm o potencial de gerar novos produtos e serviços no campo da nutrição e bem-estar. Ao proporcionar esta espaço de comunicação, o Nutrition Shark Tank visa aproveitar novas ideias, e ao mesmo tempo promover o empreendedorismo e facilitar o desenvolvimento de soluções para o mercado que abordam os desafios nutricionais atuais e emergentes. Algumas destas soluções estarão mais perto de serem imediatamente aplicadas, enquanto outras necessitarão de um esforço de desenvolvimento partilhado com entidades interessadas. As entidades potencialmente interessadas podem ser quer utilizadores finais da ideia, como prestadores públicos ou privados de cuidados de saúde ou entidades que comercializem produtos alimentares, quer eventuais parceiros na construção da oferta do produto (ou serviço).
As ideias trazidas este ano incluem novas formas de fazer monitorização e acompanhamento nutricional, em alguns casos direcionadas para grupos específicos, noutros casos para a população em geral. Incluem também o desenvolvimento de produtos específicos, em termos de conteúdo nutricional, para necessidades também elas muito específicas e associadas a condições clínicas particulares.
Não é difícil antecipar um crescente papel de instrumentos de tecnologias de informação e comunicação e de inteligência artificial na articulação de processos de acompanhamento e monitorização nutricional, que surge em várias propostas deste ano para recomendações personalizadas.
As diversas propostas focam em instrumentos nutricionais, em sentido lato, que permitem melhorar a qualidade de vida, por via de melhor nutrição, de quem beneficiar desses instrumentos.
Para alguns parceiros, o Nutrition Shark Tank oferece a possibilidade de experimentarem novas formas de se relacionarem com os seus clientes, ajudando-os na realização de melhores escolhas, sem disrupção das suas operações. Em particular, as ideias vão ao encontro da crescente sensibilidade e interesse das pessoas em dietas equilibradas ou em necessidades nutricionais específicas.
Para outros, abre as portas para investimentos com mais risco, mas também com mais potencial para abrirem novos mercados de serviços.
À volta do Nutrition Shark Tank gera-se um ambiente que encoraja a melhoria e o desenvolvimento de novos modelos de negócio ligados à nutrição, e seus efeitos na saúde e bem-estar. Juntar ciência e empreendedorismo com experiência e negócios existentes tem o potencial de criar líderes nacionais produtos e serviços associados à nutrição.