Quando falamos em Parcerias Público-Privadas (PPP), o que é que está efetivamente em discussão? Será o modelo de organização? O nível de compromisso dos colaboradores? Um modelo de serviço que tem o doente no centro do processo de decisão? A transformação digital? A excelência dos cuidados? As perguntas podem ter várias respostas mas há factos concretos que são difíceis de contornar: as distinções.

Nas PPP na Saúde, as distinções de entidades independentes fazem justiça a todos os que diariamente dão o seu melhor para prestar cuidados de saúde de excelência. Num tempo em que são um motivo de discussão no âmbito de disputas ideológicas, estas distinções recordam o papel fundamental que as PPP têm desempenhado no Serviço Nacional de Saúde. Beneficiam não só os utentes do SNS, mas também todos os outros stakeholders, nomeadamente o Estado.

Basta olhar para os números.

Um estudo da Universidade Católica de 2016 refere que o Hospital de Cascais gera poupanças significativas para o Estado. As conclusões são claras, a gestão privada na saúde poupa cerca de 20% ao Estado e no caso específico do Hospital de Cascais ascende a 24%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas em saúde, não basta olhar para os números…

O Hospital de Cascais, gerido em regime de PPP pelo grupo Lusíadas Saúde – integrado no UnitedHealth Group – confirmou esta semana a excelência dos cuidados prestados à população ao ser novamente reconhecido como o hospital com o Melhor Desempenho Global na sua categoria, na avaliação “Top 5 – A Excelência dos Hospitais Portugueses”, da IASIST. O hospital recebeu ainda a distinção nas outras duas áreas avaliadas – Excelência Clínica na Área do Coração e Excelência Clínica na Área Respiratória – sendo a única unidade hospitalar a receber estas três distinções.

Mas estas não são as únicas distinções desta PPP.

Os últimos dados do SINAS, sistema de avaliação de qualidade criado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), posicionam o Hospital de Cascais como a unidade de saúde com a maior percentagem nas áreas avaliadas, com nível máximo de excelência – 7 em 11 possíveis.

A acreditação, desde 2012, pela Joint Commission International – o maior órgão acreditador de entidades de saúde em todo o mundo – pela segurança e qualidade dos cuidados de saúde é mais um exemplo da qualidade dos processos e dos resultados que diariamente coloca ao serviço dos seus utentes.

Em termos de inovação, o Hospital de Cascais é um dos hospitais mais tecnológicos da Europa, certificado pelo HIMSS Analytics — a maior organização mundial na área das tecnologias de informação de saúde. É o único hospital português classificado no nível 7, partilhando a vanguarda com uma restrita elite de 2 hospitais na Europa.

Há muitas outras coisas que fazem a diferença na PPP de Cascais. O projeto de transformação tecnológica centrado nos benefícios para o doente, que levou à classificação máxima pelo HIMSS, é uma delas. A transformação tecnológica não foi, nem é vista como um slogan, mas sim como um processo de melhoria efetiva da sua operação com reflexos absolutos no acompanhamento do doente.

A missão da Lusíadas Saúde é ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. Focados em cada uma das pessoas que diariamente cuidamos, acredito que temos contribuído ativamente para melhorar o sistema de saúde em Portugal e isso está muito para além de qualquer debate entre público e privado.

CEO da Lusíadas Saúde e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais