O aluno frequenta o Ensino Básico e Secundário com o objetivo principal de realizar a acreditação e persecução das aprendizagens. O aluno adquire o conhecimento na sala de aula, faz a sua socialização na escola.
Existem políticos que se, por um lado, arrancam as vestes pela Escola que é um elevador social, por outro esquecem que o elevador não sobe sozinho.
Para o elevador subir é necessário a família orientar e dar todas as condições para que o aluno tenha progresso e sucesso. Adquirir o material escolar – mas os alunos nem sempre têm material (nem uma caneta!), no entanto o telemóvel nunca fica esquecido.
Há hábitos que devem ser cultivados pela família: um pequeno-almoço saudável antes de sair de casa, ter o cuidado de fazer lanches para o meio da manhã e levar uma garrafa de água. Não deveriam ir vestidos como se fossem para a esplanada.
Muitos alunos não tomam pequeno-almoço nem comem durante a manhã e uma garrafa de água pode, por vezes, ser partilhada por 6 alunos, porque, segundo eles, não têm doenças.
Posso informar que já assisti a um grupo de alunos a beberem pela mesma garrafa e, nas aulas, perto da hora do almoço, a queixarem-se de fome ou indisposição.
Os professores trabalham para o sucesso e progresso dos seus alunos.
O Professor tem como função ensinar os conteúdos que estão propostos pelos programas do MInistério da Educação e no PASEO (Perfil dos Alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória).
Passando a comparação, vou contar uma história. Estando eu no 9º andar, à espera dos meus alunos – sou professora do 3º ciclo – questionei: Quem praticava desporto e as horas que despendia com essa atividade.
A resposta da maioria dos alunos foi: Três treinos por semana e um jogo ao fim de semana.
A minha questão: Estudam as mesmas horas para a disciplina de Matemática?
A resposta foi negativa.
Considerando as aulas de Matemática como treinos, pelos vistos ao fim de semana não existe tempo para estudar esta disciplina.
A prática desportiva é considerada prioritária por alunos e encarregados de educação.
No fim do ano, estes alunos serão sujeitos a uma prova final de ciclo de Português e Matemática.
Como Professora assisto a situações de ausência de monitorização parental.
A família deve entrar no elevador com a criança e sair com ele na vida adulta. Os professores esperam pelos seus alunos nos pisos, mas se o aluno estiver sozinho no elevador pode não carregar no botão que o leve ao piso correto.
Cabe aos encarregados de educação orientar e adquirir o material necessário para que o aluno alcance o sucesso. O planeamento da semana é importante.
O projeto de vida dos nossos alunos depende primordialmente da família e das aquisições realizadas nesse contexto. O primeiro botão de elevador deve ser sempre carregado pela família. Suponho que para subir.