Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Diz o fado que não é desgraça ser pobre. Garante a História que desgraça é acreditar que não se pode viver doutro modo. E o modo de vida em Portugal é o socialismo mendicante, aquele em que se desistiu de viver melhor pois apenas se procura pagar menos impostos e ter direito a uma tarifa social.

Já temos tarifa social de acesso à internet, mais tarifa social de gás, tarifa social de água e tarifa social de energia (pronuncie-se “social” com aquela inflexão-esgar de Ferro Rodrigues e percebe-se melhor o aviltante de tudo isto!) Renda social, segura e assistida. Isenções de pagamento de taxas moderadoras no SNS, das custas na justiça…  Chegou agora o anúncio de que o Governo vai pagar às empresas para elas conseguirem pagar o salário mínimo aos seus trabalhadores.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.