896kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Banca

Orçamento do Estado

Banca considera proposta socialista irrelevante

A APB defendeu que no caso dos empréstimos a taxa fixa ou mista, os bancos "deveriam poder ressarcir-se da perda com o 'desfazer da cobertura de risco', em caso de amortização antecipada".
Banca

Fim de comissão? Banca ameaça acabar com taxa fixa

No âmbito da discussão parlamentar do Orçamento de Estado para 2025, Parlamento vai votar propostas que limitam (ou eliminam) definitivamente as comissões por amortização antecipada, até na taxa fixa.
Noticiário

9h. Proteção Civil registou 750 ocorrências

Duas pessoas tiveram de ser realojadas em Amarante por causa de uma inundação em casa. Ainda neste jornal, vamos em direto até Inglaterra, saber as reações dos adeptos do Manchester United.
360º

Ricardo Salgado e os crimes que prescrevem

Eram 65, sobram 61. Este domingo prescreveu mais um crime de Ricardo Salgado no caso BES. O Parlamento assinala hoje o 25 de Novembro. E a corrida às presidenciais ganha corpo.
Noticiário

8h. APAV: número de mulheres a pedir ajuda aumenta

A APAV fala num "aumento considerável" dos pedidos de ajuda. Ainda neste jornal, a polémica em torno das celebrações do 25 de Novembro e as ocorrências relacionadas com o mau tempo.
Noticiário

7h. Caso BES. Prescreveu mais um crime de Salgado

Ricardo Salgado vai passar a responder por 52 crimes no inicio do próximo ano, em vez dos 65 dos quais foi acusado. Ainda neste jornal, as celebrações do 25 de Novembro e a corrida a Belém.
Noticiário

6h. Chega pode viabilizar Orçamento nos Açores

O documento deverá ser viabilizado, uma vez que o Chega/Açores já mostrou abertura para aprovar o documento. No entanto, José Pacheco, líder do partido no arquipélago, deixa algumas exigências.
Noticiário

3h. Candidato de extrema-direita lidera na Roménia

Calin Georgescu lidera primeira volta nas presidenciais na Roménia. O candidato é independente, pró-russo e de extrema-direita. A segunda volta acontece a 8 de dezembro.
Noticiário

2h. Suspensas aulas em Beirute até dezembro

Em causa estão os vários ataques israelitas à capital, Beirute, na última semana. A interrupção das aulas é uma medida de segurança.
Noticiário

1h. Depressão Bert: Coimbra é a zona mais afetada

A maioria das ocorrências registadas no domingo está relacionada com a queda de árvores, queda de estruturas e inundações. Coimbra e a Área Metropolitana do Porto foram as zonas mais afetadas
Caso BES

Prescreveu mais um crime de Salgado no caso BES

Ex-presidente do BES passa ser julgado por 61 crimes. Vão prescrever mais nove crimes de Salgado até ao final de março. Morais Pires e Machado da Cruz também beneficiam com prescrições.
Banca

Poupar? Investir? Como aplicar o subsídio de Natal

Taxa de poupança está perto dos 10%, um valor historicamente elevado em Portugal. Está por estes dias a receber o subsídio de Natal e quer reforçar poupanças ou começar a investir? Saiba como.
Economia

Euribor sobe a três e desce a seis e a 12 meses

A taxa Euribor a três meses, que esta sexta-feira avançou para 3,022%, ficou ainda mais acima da taxa a seis meses (2,770%) e da taxa a 12 meses (2,489%).
360º

Gouveia e Melo: recondução? Seguro: quem sabe?

Marcelo Rebelo de Sousa vê a continuidade do almirante à frente da Marinha como "lógica"; o ex-líder do PS diz que está tudo em aberto; e um mês após a morte de Odair, quisemos perceber o que mudou.
Crédito

Comissionistas – Complexidade ou Simplismo

Além das questões operativas, há outros impactos, mais relevantes, que os pagamentos antecipados de crédito à habitação geram, nomeadamente ao nível da gestão da liquidez e do risco de taxa de juro.
Europa

Espanha. Imposto sobre a banca prolongado

O imposto extraordinário incide nos ganhos que os bancos têm com juros e comissões. Criado em 2023, o imposto é agora prolongado por três anos. Pedro Sanchéz justifica com "justiça fiscal".
360º

Raio-x ao INEM, Sobrinho e julgamento de Sócrates

Uma análise às principais necessidades do INEM. O processo kafkiano em torno da nacionalidade de Álvaro Sobrinho. E os mais recentes desenvolvimentos do caso "Sócrates", nos 10 anos desde a detenção.
Noticiário

1h. Registos sabiam de nacionalidade de Sobrinho

O Instituto de Registos e Notariado sabia há sete meses que Álvaro Sobrinho usava a nacionalidade portuguesa sem a ter. O ex-banqueiro aproveitou falhas do IRN e continuou a declarar-se português.
Angola

"Nunca fui notificado da perda de nacionalidade"

Álvaro Sobrinho alega que tentou renunciar à nacionalidade em 1984, mas que não "podia fazer nada" porque nunca o "notificaram" sobre o assunto, sendo português durante 40 anos.
Caso BPP

"Caso BPP foi um momento para MP aprender"

Procuradora que liderou inquérito ao caso BPP explica como a investigação foi feita e diz que o MP arrestou 70 milhões de euros de património que servirá para ressarcir lesados e credores.
Angola

IRN sabia há 7 meses de ilegalidade de Sobrinho 

O ex-presidente do BESA renunciou à nacionalidade portuguesa em 1984, mas continuou a declarar-se português e renovou documentos nacionais durante 40 anos, aproveitando um conjunto de falhas do IRN.
Mercados Financeiros

BCE alerta para risco de quedas "súbitas" na bolsa

Banco central refere "avaliações elevadas" nas ações e alerta para risco de "ajustamentos súbitos". Ações de empresas de IA podem estar em "bolha". Dívida pública de alguns países também preocupa.
Justiça Cega

BPP. “70 milhões congelados para pagar a lesados”

Inês Bonina, procuradora que liderou a equipa que investigou o caso Banco Privado Português, faz o balanço que foi concluído na semana passada com a prisão do último administrador do BPP em liberdade.
Crédito à Habitação

Garantia pública a jovens limitada a 1.200 milhões

O Ministério das Finanças limitou a 1.200 milhões de euros o montante máximo para a garantia pública no crédito à habitação para os jovens. Cada banco terá direito a uma parcela.
Noticiário

6h. Incêndios: 920 agricultores pedem apoios

Apesar dos prejuízos na ordem dos 3,6 milhões de euros, o limite dos apoios é de seis mil euros. Isto significa que a comissão de coordenação só vai comparticipar cerca de 70% das perdas.
Noticiário

4h. Biden e Xi estão no Peru

É o terceiro encontro entre o presidente norte-americano e o presidente chinês. Xi Jinping classificou como um "retrocesso histórico" a ameaça de Donald Trump importar taifas às importações chinesas.
Noticiário

3h. Pedro Guerra morre aos 58 anos

O comentador ligado ao Benfica morreu aos 58 anos. Estava a lutar contra o cancro há vários meses.
Noticiário

2h. Euribor a todos os prazos abaixo de 3%

Descida das taxas Euribor pode significar um fim antecipado das bonificações de juros. Até fevereiro deste ano, os bancos receberam mais de 56 mil pedidos de bonificação de juros.
Noticiário

1h. Demissão nas urgências do S. Francisco Xavier 

João Carlos Furtado terá apresentado a demissão por estar em desacordo com a organização da unidade. A Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental afirma que a rescisão tem efeitos a partir de dezembro.
Justiça

Inquérito do IRN sobre Sobrinho enviado ao MP

IRN detectou o uso de documentos portugueses por Álvaro Sobrinho em abril de 2024, mas a falha detectada não foi comunicada à tutela politica e às autoridades.
Crédito à Habitação

Euribor abaixo de 3% antecipa fim dos apoios

Três indexantes mais usados no crédito à habitação em Portugal já estão abaixo dos 3%, o patamar a partir do qual as pessoas deixam de receber a bonificação dos juros no empréstimo da casa.
Caso BES

MP quer nacionalidade de Sobrinho verificada

PGR diz que é público que Álvaro Sobrinho não tinha a nacionalidade portuguesa e quer verificar se o banqueiro apresentou-se como português perante a Justiça. Requerimento ainda está em análise.
Caso BPP

Como o último banqueiro do BPP foi preso

Juíza ordenou condução à prisão imediatamente após o trânsito em julgado de pena de 9 anos e 6 meses no Constitucional. Decisão relâmpago ultrapassou processo da segunda pena pendente há 15 dias.
A História do Dia

O banqueiro preso mais de 16 anos depois do crime

Fezas Vital é o último banqueiro do caso BPP a ser preso. Depois de recursos e recursos, entrou esta quinta-feira na cadeia, 16 anos depois da queda do banco. Luís Rosa, jornalista, é o convidado.
Noticiário

18h. Carlos Cortes: problemas do INEM são antigos

Carlos Cortes esteve, esta tarde, numa visita ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM no Porto. Ainda neste jornal, o Conselho das Finanças Públicas avisa o Governo.
Caso BPP

Banqueiro do BPP preso para cumprir pena

Fezas Vital foi preso esta quinta-feira para cumprir a pena de nove anos e seis meses por se ter apropriado de 7,7 milhões de euros do BPP. Pena por burla também transitou mas ainda não tem mandado.
Funchal

Ex-bancário nega ter ficado com dinheiro desviado

O arguido disse que teve como objetivo "causar o caos" no banco "sem ganhar nada com isso", assumindo apenas ter registado nas máquinas valores de levantamento superiores aos reais.
Banco de Portugal

Centeno diz que Portugal retém licenciados

Governador do Banco de Portugal defende que são necessários bons dados, para se fazerem boas políticas. Contesta dados do número de emigrantes portugueses e licenciados no país.
Crédito à Habitação

Ministra: garantia pública a jovens é "um sucesso"

Medida é acompanhada pela isenção do IMT, imposto de selo e emolumentos da primeira habitação a menores de 35 anos. Ministra diz que medidas em vigor desde agosto já chegaram a mais de 8.500 jovens.
Banco de Portugal

BdP vai mudar regras dos intermediários de crédito

Administradora do Banco de Portugal adianta que o supervisor vai apresentar uma proposta de alteração do decreto-lei que regula a atividade dos intermediários de crédito, um setor em forte expansão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.