764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Degelo

Fact Check

Tubarão extinto reaparece na Gronelândia?

Publicação viral alega que espécie de tubarão considerada extinta foi avistada na Gronelândia. É falso.
Degelo

Degelo dos glaciares impactará o Sudeste Asiático

O degelo dos glaciares no planalto tibetano, causado pelas alterações climáticas, causarão alterações nos caudais "colocando riscos sem precedentes para o Sudeste Asiático". 
Alterações Climáticas

Guterres alerta para recuo no mar da Antártida

A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, que equivale à soma do território da Alemanha, França, Espanha e Portugal.
Degelo

Glaciares suíços perderam 10% do seu volume 

Nos últimos dois anos, os glaciares suiços derreteram tanto como entre 1960 e 1990. Estudo indica que perderam 10% do seu volume devido à pouca neve no inverno e ao muito calor no verão.
Alterações Climáticas

Degelo marinho está a matar pinguins-imperadores

Nenhuma cria nascida na primavera antártica de 2022 (de setembro a dezembro) sobreviveu em quatro das cinco colónias de pinguins-imperadores do mar Bellingshausen.
Alterações Climáticas

Glaciares podem perder 80% do volume nos Himalaias

Os efeitos das alterações climáticas são sentidos nos Himalaias, por vezes de forma aguda. "Os esforços de adaptação são insuficientes e estamos extremamente preocupados", aponta uma investigação.
Gabinete de Guerra

"A grande ofensiva russa ainda não começou"

NATO diz que "nova ofensiva russa já começou". Já o professor catedrático da Academia Militar António José Telo "há movimentos preparatórios" mas o lançamento vai "depender das condições no terreno".
Alterações Climáticas

Atmosfera derrete Gronelândia como um cubo de gelo

A perda de gelo na Gronelândia causará, no mínimo, uma subida de 27 centímetros no nível médio do mar. A atmosfera contribui para isso, mesmo quando a água não está quente.
Alpes

Avião perdido encontrado nos Alpes suíços

Um avião, corpos com décadas e uma rocha enterrada há milhões de anos: foi o que o degelo da maior cadeia montanhosa da Europa deixou à vista dos investigadores da região na Suíça.
Degelo

Gronelândia. "Subida do nível do mar é inevitável"

Cientistas defendem que o degelo na Gronelândia fará subir o nível da água do mar pelo menos 27 cm, uma consequência "inevitável" das alterações climáticas que põe em perigo as zonas costeiras.
Ártico

Ártico aqueceu quatro vezes mais em 40 anos

O aquecimento do Ártico torna-se preocupante, "estando a atingir mais do dobro da média mundial" e a temperatura global do planeta subiu cerca de 12ºC, "um fenómeno que irá afetar toda a população".
Alpes

Alpes. Vacas alimentadas por helicópteros

O calor continua a sentir-se um pouco por toda a Europa, em especial nos Alpes suiços. A alimentação das vacas é uma das principais preocupações das autoridades.
Itália

Itália. Retomadas buscas pelas vítimas no glaciar

Apesar de serem "quase zero" as possiibilidades de encontrar sobreviventes da queda do glaciar nos Alpes que matou 7 pessoas, as buscas recomeçaram. São usados drones face ao risco de nova derrocada.
Antártida

Plataforma de gelo na Antártida colapsa

As plataformas de gelo são camadas flutuantes que cobrem o oceano desempenham um papel importante para impedir que o gelo presente no manto terrestre da Antártida derreta em excesso para o oceano.
Degelo

Icebergue soma 61 milhões de piscinas ao oceano

Duas vezes maior do que o Luxemburgo, o maior iceberg do mundo continua a derreter. Desde que se desprendeu, em 2017, perdeu 67 metros de espessura, o equivalente a cerca de 61 piscinas olímpicas.
Alterações Climáticas

Aumento sem precedentes da temperatura em 150 anos

"A velocidade do aquecimento global causado pelo homem é mais rápida do que qualquer coisa que tenhamos visto nesse mesmo tempo", alertam os investigadores. O planeta está "fora dos limites".
Alterações Climáticas

Nível do mar continua a subir a ritmo alarmante

Relatório do programa Copernicus diz que entre 1979 e 2020 o gelo do Ártico derreteu numa área equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha.
Alterações Climáticas

Chuva inédita no ponto mais alto da Gronelândia

É a quarta vez em menos de quatro décadas que o topo do manto de gelo da Gronelândia atinge temperaturas positivas. Desta vez, o degelo foi acompanhado de um episódio inédito de chuva.
Antártida

Um terço do gelo da Antártida em risco de colapso

Estudo da Universidade de Reading conclui que 34% do gelo da Antártida, equivalente a cerca de meio milhão de quilómetros quadrados, estariam em risco de desestabilização com aquecimento de 4º.
Ártico

Portugal organiza encontro sobre degelo no Ártico

Responsável do encontro diz que o degelo é um tema incontornável para um país com "tradições atlânticas" como Portugal e que "o Ártico está a aquecer ao dobro do ritmo do resto do planeta".
Degelo

Degelo abre oportunidade de nova rota comercial

O Ártico perde 43,8 mil quilómetros quadrados de gelo todos os anos, uma realidade do aquecimento global que abre a possibilidade de uma nova rota marítima que revolucionaria os transportes globais.
Planeta Terra

Terra perdeu 28 triliões de gelo 

Segundo um estudo divulgado, a Terra perdeu 28 triliões de toneladas de gelo nas últimas décadas, o equivalente a uma camada de 100 metros de espessura a cobrir o Reino Unido.
Alterações Climáticas

Gronelândia pode desaparecer em mil anos

Há 12.000 anos que a Gronelândia não perdia tanto gelo — e isso pode fazer subir o nível das águas do mar entre 2,4 e 9,9 centímetros no final deste século. Gelo pode desaparecer em mil anos.
Ártico

Gelo no Ártico atingiu o segundo nível mais baixo

A extensão do oceano coberto de gelo no Pólo Norte, e que se estende mais a sul para o Alasca, Canadá, Gronelândia e Rússia, atingiu na semana passada o seu ponto mais baixo no verão.
Alterações Climáticas

O que se está a passar nos pólos?

Apesar da redução das emissões, 2020 está a ser particularmente preocupante nos pólos. Com temperaturas recorde ao ponto de provocar incêndios e o solo a descongelar, o problema só tende a acelerar.
Alterações Climáticas

Ártico pode ficar sem gelo em 25 anos

Investigadores da UCLA estimam que o Ártico possa ficar sem gelo a partir de 2044 por alguns períodos do ano, sobretudo setembro. Reflexo solar nas águas do Ártico está a aumentar e a aquecer a água.
Degelo

Suíça. Glaciares perdem 10% nos últimos cinco anos

Um levantamento feito pela Academia Suíça das Ciências descreve uma descida de 10% do volume dos glaciares suíços ao longo dos últimos cinco anos. Desde 1900 já desapareceram 500 glaciares.
Degelo

Ondas de calor aceleram degelo na Gronelândia

Segundo os cientistas a área da camada de gelo da Gronelândia que está a mostrar mais sinais de degelo “está a crescer diariamente e atingiu este ano um recorde de 56,5% na quarta-feira".
Degelo

Himalaias. Ritmo do degelo está a aumentar

Entre 1975 e 2000, os glaciares perdiam uma média de 25 centímetros de gelo por ano. Desde então, têm vindo a perder mais de quatro metros anualmente. Estudo analisou 40 anos de dados.
Degelo

Fotografia alerta para o degelo na Gronelândia 

Imagem foi tirada por um investigador dinamarquês. 712 000 km2 da superfície da Gronelândia derreteu a 12 de junho, refere instituto norte-americano.
Alterações Climáticas

Degelo de glaciares impulsiona turismo no Alasca 

As operadoras turísticas do Alasca estão a registar um aumento na procura. Turistas maioritariamente provenientes da Austrália, China ou Índia querem ver o recuo dos glaciares.
Nepal

Há uma equipa que quer limpar o Evereste

Latas, garrafas e muito plástico. Uma equipa de voluntários está a limpar a montanha mais alta do mundo e propõem-se a recolher 10.000 quilos de lixo. Também já encontraram quatro cadáveres.
Degelo

Degelo na Gronelândia está fora de controlo

Um novo estudo publicado na revista científica Nature revela que caso os glaciares da Gronelândia derretam têm água suficiente para fazer subir o nível médio das águas em sete metros.
Atualidade

Cientistas descobrem que os glaciares "cantam"

Vai querer ouvir isto. Cientistas norte-americanos conseguiram captar o som produzido pelo maior glaciar da Antártida. O murmúrio do gelo pode ajudar a monitorizar o impacto das alterações climáticas.
Alterações Climáticas

Cientistas planeiam muro para travar o degelo

Cientistas preocupados com o aumento dos efeitos secundários do aquecimento global projectam muro submarino que retarda o processo de degelo das plataformas de gelo na Antártida.
Aquecimento Global

Árctico. Quebra de gelo "assusta" cientistas

A placa de gelo a norte da costa da Gronelândia, que era conhecida por se pensar ser um dos últimos redutos contra o aquecimento global, quebrou pela segunda vez este ano devido à onda de calor.
Atualidade

Enorme massa de gelo solta-se na Gronelândia

Tinha três vezes o tamanho da Ponte 25 de abril. Uma equipa de cientistas filmou os 30 minutos da rutura de uma massa de gelo e do caos que provocou nas águas da Gronelândia. Veja o raro momento.
Ártico

Ártico está a ter o inverno mais quente de sempre

As temperaturas registadas no Ártico durante o mês de fevereiro são as mais altas de sempre nesta altura do ano. A superfície de gelo no oceano reduziu em mais de 60.000 metros quadrados.
Alterações Climáticas

As cidades que vão ficar debaixo de água até 2100

Até 2100, a temperatura mundial vai subir três graus. Os níveis médios de água do mar vão subir, inundar cidades e afetar milhões e milhões de pessoas. Xangai, na China, é o caso mais preocupante.
Degelo

"Glaciares do Apocalipse". Pode ser este século

Ao contrário do que se pensava, dois dos maiores glaciares da Antártica podem derreter ainda este século. O rápido degelo dos glaciares Pine Island e Thwaites podem fazer milhões de desalojados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.