894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Balanço Literário

Balanço Literário

Os clássicos vs Os ausentes

Jorge Almeida faz o elogio dos nomes essenciais: aqueles que encontraram merecidas reedições e outros que continuam à espera da sua vez.
Balanço Literário

A arte da realidade vs As altas montanhas

Nos favoritos de José Carlos Fernandes estão relatos de realidades duras, más memórias e futuros incertos - sempre melhores livros que as fracas fantasias.
Balanço Literário

A fotografia vs As estrelas dos críticos

É nas imagens que se concentram os principais favoritos de Humberto Brito. E é nos "algoritmos generalizáveis" que está o pior do ano.
Balanço Literário

A história vs Os contos de fadas

Neste ano em livros, Miguel Freitas da Costa começa pelo "homem que percebeu tudo", passa pelas finanças da actualidade e chega às origens desta Europa.
Balanço Literário

Os audaciosos vs O fait-diver

Deste 2016 em livros, Vasco Rosa destaca os que escreveram e projectaram a ambição da diferença, tanto no conteúdo como na forma.
Balanço Literário

O tempo ganho vs O tempo perdido

João Pedro Vala acredita que três mil e setecentas páginas podem não bastar para explicar uma ideia mas isso também depende do escritor.
Balanço Literário

Os que têm estilo vs Os que o fazem

Biografias, histórias de romances e um valente romance com a história - verdadeira e factual. E depois um grande romance português, que procura outro patamar. As escolhas de Carlos Maria Bobone.
Balanço Literário

Todos os livros vs Não ter para ler

Crónicas biográficas sem comparação, nomes que deviam fugir ao esquecimento e a nova poesia que aí vem: está tudo nas escolhas de 2016 de Nuno Costa Santos.
Balanço Literário

Grandes livros vs Um livro pequenino

Miguel Pinheiro só escolheu livros brasileiros. Há crónicas de escritores vivos, crónicas de escritores mortos, a história do nascimento e morte de uma ditadura e ainda músicas imortais. Nada mau.
Balanço Literário

Kessler e Zweig por Vasco Pulido Valente

Dois livros nas leituras de boa memória em 2016 para Vasco Pulido Valente: o diário de Harry Kessler, em dois volumes, e as memórias de Stefan Zweig.
Balanço Literário

Os príncipes vs Os outros

Nas escolhas de Paulo Tunhas, os livros que fizeram 2016 têm aventureiros, homens fatais e cronistas da realidade. Também há exploradores da Natureza e intelectuais com duas faces.
Balanço Literário

As mangas arregaçadas vs O livro póstumo

O rock'n'roll mais a tragédia de Chernobyl. Pelo meio, duas das melhores passagens pelo Brasil e uma ode religiosa à tradução -- e também uma desilusão.
Balanço Literário

As boas visões vs Os maus profetas

Entre os livros que marcaram 2016, Rui Ramos escolhe visões pouco habituais do mundo árabe, de Lisboa e do Alentejo. Mas também há vegetarianos e memórias do mar.
Balanço Literário

Os pensadores vs O voyeur

José Manuel Fernandes escolheu títulos que pensam a economia, a religião, a sociedade ou a política. Um prémio Pessoa, outros distinguidos e um título que não merece tanto reconhecimento.
Balanço Literário

Os 79 melhores (e piores) livros que lemos em 2016

Últimos dias de dezembro, contas literárias feitas: 15 colaboradores e críticos do Observador escolhem os livros que mais gostaram (e não gostaram) de ler ao longo do ano.
Balanço Literário

Os livros que temos vs todos os que nos faltam

Joana Emídio Marques sugere um poema filosófico, um OVNI na literatura portuguesa, uma obra sobre a linguagem, um regresso à lírica e um romance lúcido.
Balanço Literário

Os detalhes microscópicos vs O vazio

Miguel Pinheiro sugere a descrição de um massacre, o livro mais bonito do ano, as memórias de um neurologista original, a corrida provocada por Waterloo e um relato das campanhas americanas.
Balanço Literário

Livros. Os melhores e os piores de 2015

De todos os livros que foram publicados ao longo do ano em Portugal e no mundo, quais são os que deve ler e quais deve manter a milhas? Nove colaboradores e críticos do Observador respondem.
Balanço Literário

Um diário vs muitos

Humberto Brito sugere uma obra de Kafka, um género de crítica literária em extinção, um livro de poemas e os último volumes de duas trilogias.
Balanço Literário

Uma história cultural vs. Uma ovelha negra

Vasco Rosa sugere um catálogo-livro, um convite a sabermos mais sobre o Brasil, um trabalho persistente, uma obra sobre um ilustrador que o tempo eclipsou e a vida de um resistente.
Balanço Literário

O texto essencial vs A falsa obra-prima

Miguel Freitas da Costa sugere um livro de ciência política, o romance de uma escritora notável, um exemplo da literatura em português, um autor pouco conhecido e a reedição de um clássico.
Balanço Literário

Os nazis vs A filosofia para costureirinhas

José Carlos Fernandes sugere um romance polifónico, um fresco colorido dos EUA, uma obra de referência sobre o nazismo, uma recolha com 150 mestres da ilustração e uma história do corpo humano.
Balanço Literário

Um santo vs Uma teratologia filosófica

Paulo Tunhas sugere uma obra sobre Agostinho, uma análise de Kant, uma enciclopédia de emoções, uma reedição à volta de intelectuais e um romance que acerta no essencial.
Balanço Literário

O livro do ano vs O livro que não é o que parece

Rui Ramos sugere um romance escrito com liberdade e ironia, um milagre de erudição, uma história com aromas e cores, uma banda desenhada e uma autópsia intelectual.
Balanço Literário

Um livro lúcido vs. Um livro de clichés

José Manuel Fernandes sugere um romance sobre a cobardia moral das elites, uma obra histórica desafiante, uma investigação frontal, um trabalho ciclópico e uma visão desafiadora.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.