915kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

África

Noticiário

7h. Mondlane recusa esconder-se eternamente

Venâncio Mondlane tem estado exilado em parte incerta por causa dos confrontos que têm existido no país. Agora assegura que vai voltar a Moçambique.
Noticiário

00h. Portugal Continental e Madeira entram em 2025

Milhares festejam nas ruas, por todo o país, a entrada do novo ano. Ainda neste jornal, Venâncio Mondlane assegura que vai voltar a Moçambique.
Noticiário

23h.Moçambique. Mondlane garante que vai regressar

Um regresso que acontecerá mesmo que isso coloque a sua vida em risco. Ainda neste jornal, o deputado Pedro Neves de Sousa (PSD) culpa o PS pela falta de investimento nos serviços prisionais do país.
Noticiário

22h. Moçambique. Mondlane admite dias dificéis

Em entrevista ao Observador, o líder da oposição moçambicana continua exilado em parte incerta. Ainda neste jornal, Ruben Faria, atleta do Sporting, vence a Corrida de São Silvestre de 2024.
Moçambique

"Disposto a morrer? Não vou ficar no exílio"

Já lhe ofereceram dinheiro para desistir. Armas para defender o povo. Tem de cruzar fronteiras, mudar de casa de três em três dias, mas candidato moçambicano diz que vai voltar ao país e governar.
Sob Escuta

Venâncio Mondlane: "Certamente que eu vou governar

Até parava já as manifestações, mas o povo não quer. Sabe que pode morrer mas a 15 de janeiro, o candidato que contesta as eleições, estará em Moçambique. E diz que vai governar.
Noticiário

18h. Venâncio Mondlane denuncia atitude policial

O candidato independente nas últimas eleições gerais explica que os jovens estão a ser sequestrados sob o pretexto de alegadamente estarem associados à Renamo. Ainda, a política e a economia.
Moçambique

ONU "profundamente preocupada" com Moçambique

"A escalada da violência forçou milhares de pessoas a fugir. Os refugiados e os civis enfrentam riscos imensos, perderam os seus meios de subsistência e dependem da ajuda humanitária", alerta ONU.
Moçambique

Moçambique já exporta energia para sete países

Moçambique exportou energia para sete países no último ano. África do Sul foi o principal comprador, importando praticamente 80% da eletricidade produzida
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Argel. MNE nega atrasos e aponta procura elevada

Há uma semana, imigrantes argelinos juntaram-se à porta da AIMA, em Lisboa, para protestar contra o que consideraram atrasos da embaixada portuguesa na validação dos certificados de registo criminal.
Moçambique

Bissau apela ao dialogo em Moçambique

Bissau admitiu a existência de "irregularidades eleitorais" mas apelou a Mondlane que entre no "caminho do dialogo" porque Moçambique não precisa de uma nova guerra civil.
Moçambique

Venâncio Mondlane adia anúncio da "Ponta de Lança"

Só no dia 2 se saberá qual é a "fase final, derradeira" da contestação dos resultados eleitorais, diz Mondlane enquanto revela que estão a ser queimadas pessoas vivas. "Andamos todos com medo".
Moçambique

Nyusi defende diálogo "sem esquemas"

Nyusi reuniu-se com as lideranças partidárias e rejeitou mediação internacional para resolver a crise política moçambicana, defendendo "que as soluções só podem ser encontradas por moçambicanos".
Moçambique

Oposição aceita diálogo sobre tensão pós-eleitoral

Dirigentes de quatro partidos que formam a oposição moçambicana reuniram-se com Filipe Nyusi e aproveitaram o encontro para reafirmar que não reconhecem os resultados eleitorais proclamados pelo CC.
Moçambique

Manifestações. Mais de 175 mortos na última semana

Número total de mortos nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique aumentou para 277. Somam-se ainda 4.201 detenções, 167 das quais desde 23 de dezembro.
Cabo Verde

Cabo Verde. Boavista é a ilha com mais naufrágios

O mais antigo dos 141 naufrágios documentados em Cabo Verde, o navio holandês Naarden, remete a 1623. Já a mais recente, o navio de cabotagem português Mira-terra, ocorreu em 1970.
Moçambique

Portugal ignora migração e o mercado

A aceitação dos resultados ignora que em Moçambique à balança, à espada e à venda nos olhos da Justiça acrescenta-se uma AK47. Assim se quebra a confiança entre duas nações juntas por laços históricos
Moçambique

Mondlane quer rever Constituição de Moçambique

Venâncio Mondlane, que lidera a maior contestação aos resultados eleitorais em Moçambique desde as primeiras eleições no país (1994), sugeriu uma alteração à bandeira e a revisão da Constituição.
Noticiário

10h. Coreia do sul. 179 mortos em queda de avião

Aeronave da companhia low cost da Coreia do Sul tinha saído de Bangkok, na Tailândia, com destino ao aeroporto de Muan, a 290 quilómetros de Seul. Ainda, Croácia em eleições presidenciais.
Noticiário

6h. Coreia do Sul: 2 pessoas resgatadas vivas

Estavam a bordo 181 pessoas. Apenas duas foram encontradas, até agora, com vida. O CEO da companhia aérea já veio pedir desculpa pelo acidente e garante tudo fazer para apoiar as famílias das vítimas.
Noticiário

5h. Venezuela liberta 138 presos políticos

A ONG, Comité pela Liberdade dos Presos Políticos, diz que estas pessoas estão a ser libertados sob a condição de assinarem um documento que assegura que foram cumpridos todos os direitos humanos.
Noticiário

4h. Espera no Amadora/Sintra continua elevada

Em comunicado, a ULS Amadora/Sintra explica que houve um aumento da procura nas urgências, devida a casos de infeções respiratórias e ao agravamento de doenças crónicas.
Noticiário

3h. 47 pessoas morrem em desastre na Coreia do Sul

As autoridades já estão a investigar a causa do acidente. O presidente interino da Coreia do Sul já pediu para que todos os recursos fossem mobilizados para o aeroporto internacional de Muan.
Noticiário

2h. Avião despenha-se na Coreia do Sul 

O avião vinha da Tailândia, mas despenhou-se ao aterrar no aeroporto internacional de Muan, no sul da Coreia do Sul. Terá colido com uma vedação no aeroporto, o que desencadeou um incêndio.
Noticiário

1h. Amadora/ Sintra com tempos de espera de 10H

A Unidade Local de Saúde Amadora /Sintra, que integra o Hospital Doutor Fernando Fonseca, justifica os elevados tempos de espera nas urgências com o aumento do número de admissões por causa do frio.
Noticiário

21h. Mondlane: Portugal, Moçambique e a Europa

À CNN, o líder da oposição moçambicana, que reclama a vitória nas últimas eleições presidenciais, afirma também que existe a percepção de que o povo português está solidário com Moçambique.
Moçambique

Mondlane não vai boicotar tomada de posse de Chapo

Candidato diz que não vai impedir investidura de Daniel Chapo em janeiro, mas está a analisar os fundamentos para a criação de um tribunal constitucional popular que lhe dê posse como Presidente.
Noticiário

20h. Processo de nomeação de Rosalino é "ridículo"

João Paulo Batalha defende que deveria ter sido feito concurso para o cargo de secretário-geral do governo e critica o executivo por salário de mais de 15 mil euros pago pelo erário público.
Noticiário

12h. Ucrânia atinge armazém de drones russo

Anúncio feito pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia no Telegram. Ainda, há cinco urgências encerradas no centro e sul do país.
5 Continentes

Ucrânia. “Natal ou não, Putin não dá tréguas”

Os apelos foram em vão e a “trégua de Natal” que a Ucrânia tanto queria não chegou. Na Síria o impasse mantém-se, os episódios de violência multiplicam-se, mas o regresso dos Assad parece estar longe.
Moçambique

Maior mina de rubis retoma produção até fim do ano

A produção foi interrompida a 24 de dezembro devido aos conflitos pós-eleitorais. Exploração rendeu, desde 2012, mais de mil milhões de euros.
Quénia

Presidente promete fim de raptos a críticos

De acordo com um novo balanço de uma entidade autónoma, o número total de raptos aumentou para 82 desde os protestos antigovernamentais de junho.
Moçambique

Moçambique. 77 viaturas de saúde destruídas

As manifestações em Moçambique resultaram na destruição de 77 viaturas da saúde e no incêndio do centro de abastecimento de medicamentos, causando prejuízos superiores a 14,3 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique, a estratégia do caos

Os cenários são poucos. O mais decente era ter um poder central forte, legitimado pelo voto e pela aceitação popular, mas o tempo para tal acabou. O mais terrível seria uma “somalização” de Moçambique
Moçambique

Moçambique. Chapo condena violência em protestos

Daniel Chapo diz que violência "só contribui para que o país regrida e mais moçambicanos caminhem para o desemprego e miséria". Pelo menos 252 pessoas morreram nas manifestações pós-eleitorais.
Noticiário

18h. Cinco urgências fechadas este fim de semana

Cinco serviços de urgência fechados no último fim de semana do ano. Ainda, a abertura de um processo interno de averiguações na Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.
Noticiário

17h. Luís Montenegro defende atuação da PSP

Luís Montenegro manifesta-se surpreendido com as críticas de que o Governo tem sido alvo. Ainda, novas regras do regime de mobilidade por doença da carreira dos professores entram em vigor em janeiro.
Moçambique

Maputo sem combustível e com filas intermináveis

O centro de Maputo voltou esta sexta-feira a acordar deserto, sem transportes públicos a funcionar, num clima de tensão social devido aos resultados eleitorais. Muitos serviços continuam encerrados.
Moçambique

Homens catana? "O terror chegou aos bairros"

Um político baleado em casa, milhares de presos em fuga, pilhagens diárias, 264 mortes. E os homens catana? "Há um caos instrumentalizado". Protestos param dois dias e depois há a Ponta de Lança.
Angola

Produção industrial em Angola cresceu 3,4%

Trata-se de um crescimento de 3,4% em comparação ao período homólogo de 2023, e um crescimento de 3,3% em relação ao trimestre anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatísticas de Angola.
Noticiário

9h. SNS 24. Resultado de auditoria conhecido hoje

A auditoria foi aberta pelos Serviços Partilhados do Min. da Saúde. Ainda, continua o cenário de violência em Moçambique e a Coreia do Sul afirma que a Ucrânia capturou um soldado norte-coreano.
Noticiário

8h. Segundo dia de greve dos trabalhadores do lixo

No segundo dia de greve, os sinais são bem visíveis um pouco por toda a cidade. Ainda neste jornal, vice-almirante Jorge Nobre de Sousa toma posse hoje como novo chefe do Estado-Maior da Armada.
A História do Dia

Até onde vão os protestos em Moçambique?

125 pessoas foram mortas esta semana em Moçambique, na sequência dos protestos pós-eleitorais. Quem consegue travar a violência? Uma conversa com Dulce Neto, editora executiva do Observador.
Moçambique

Advogados moçambicanos pedem reflexão política

Advogados moçambicanos alertam para a "institucionalização da anarquia" no país, do medo coletivo e de "pequenos poderes privados radicalizados", criticando igualmente a atuação das autoridades.
Moçambique

Brasil preocupado com tumultos em Moçambique

O Brasil expressa preocupação com violência pós-eleitoral em Moçambique e pede diálogo entre governo e oposição, a fim de garantir a paz naquele país.
Moçambique

Maputo. Horas de espera para abastecer

No centro de Maputo, há filas de trânsito com várias dezenas de carros que tentam abastecer nos poucos postos que ainda têm combustível. Anúncio dos resultados eleitorais gerou tensão social no país.
Moçambique

Marcelo e Montenegro como desumanos lesa-pátria

O Bloco Central, PSD e PS, não compreendem que, desde o fim do Império Colonial, Venâncio Mondlane é o primeiro líder africano a oferecer a Portugal a possibilidade de relações adultas e honestas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.