Dark Mode 169kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

UMAR

Resposta Pronta

Menos femícidios. “Ainda é cedo para conclusões"

Cátia Pontedeira, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, avança que foram mortas dez mulheres em relações de intimidade, metade do que no período homólogo. Linha de apoio 24 horas: 800 202 148.
Açores

PSD/Açores defende parceria com a UMAR

O dirigente partidário, José Manuel Bolieiro, apontou a necessidade de valorizar o papel da mulher, tendo sustentado que, como revelam dados estatísticos, "ainda há uma discriminação remuneratória".
Violência Doméstica

UMAR: há falhas na resposta à violência doméstica

132
A presidente da UMAR afirma que o julgamento contra a violência doméstica não é o mesmo face a outro crime e salienta que há "uma grande falha ao nível do cumprimento dos direitos humanos".
Violência Doméstica

Nove mulheres assassinadas só em Janeiro

4859
O número de mortes por violência doméstica disparou em Janeiro, contabilizando-se nove mulheres assassinadas. A última vítima foi uma mulher de 60 anos, morta no Seixal.
Violência Doméstica

Maioria das vítimas de violência não pede apoios

Nove em dez vítimas de violência doméstica não pede ajuda ao sistema público de apoio. A União de Mulheres Alternativas e Resposta diz que a ajuda não está em todas as localidades ou concelhos.
País

Como os jovens veem a violência no namoro

Num estudo feito com 2.500 jovens, verificou-se que 33% não pensam que a proibição de sair sem o companheiro seja um comportamento violento. A UMAR considera o resultado preocupante.
País

22% dos jovens não reconhece a violência no namoro

342
Num estudo feito com cerca de 2.500 jovens, 22% disseram não reconhecer a violência no namoro, ao passo que 7% revelou já ter sido vítima de violência. A investigação foi levado a cabo pela UMAR.
Feminismo

Ainda há fadas do lar? Sim. Mas por vontade delas

428
Os dias em que à mulher portuguesa se exigia a devoção ao lar, ao marido e à fé, vão distantes. Mas ainda há quem, hoje, se reveja na "dona de casa perfeita". Mais emancipada que a de então, claro.
Violência Doméstica

O mapa da violência doméstica em Portugal

172
29 mulheres perderam a vida durante 2015, uma descida em relação a 2014 (43). Nos últimos 11 anos registaram-se 428 femicídios e 497 tentativas de crime. Este é o mapa da violência doméstica.
País

Violência domestica já matou 40 mulheres em 2014

226
Para além das 40 vitimas mortais, a UMAR sinalizou ainda 46 tentativas de homicídio contra mulheres perpetradas por ex-companheiros e familiares próximos. Seixal é o concelho com maior incidência.
A página está a demorar muito tempo.