Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Forças de Segurança

Porto

Moreira: insegurança "não é apenas uma perceção"

Rui Moreira frisou que está "objetivamente preocupado" com o crescimento da criminalidade na região e destacou necessidade de reforço policial em reunião com a MAI. Aumento foi de 8,4% em 2023.
Orçamento do Estado

Chega quer equiparação do suplemento à PJ no OE

Pese o acordo entre o Governo e os três sindicados da PSP, André Ventura garantiu um "profundo descontentamento que não foi resolvido" e reiterou o compromisso do Chega com o suplemento de missão.
Noticiário

10h. PS desvaloriza operações para reduzir dívida 

Em reação ao caso da transferência de 100 milhões de euros da Águas de Portugal para o Estado a pedido de Fernando Medina, PS desvaloriza. Já o CDS alerta para uma "redução artificial".
Atualidade

"Os sindicatos foram extremamente responsáveis"

A ministra Margarida Blasco afirma que aumento de suplemento de risco é "histórico" e assume alguns problemas de segurança no Porto, mas reafirma que "Portugal continua a ser um país muito seguro".
Noticiário

21h. MAI. Acordo com polícias trouxe dignidade

Margarida Blasco realça dia histórico e afirma que esta era uma das questões mais urgentes a resolver. Ainda neste jornal, Inglaterra e Países Baixos empatados ao intervalo no Euro 2024.
Forças de Segurança

Ministra e guardas prisionais chegam a acordo

Acordo prevê mais 300 euros na componente fixa do suplemento por serviço, pagos de forma faseada: 200 euros já este mês, mais 50 euros em janeiro de 2025 e outros 50 euros em janeiro de 2026.
Noticiário

14h. Governo chega a acordo com guardas prisionais

A tutela propôs um aumento do suplemento de missão em 300 euros aos guardas prisionais e o acordo é "quase certo". Ainda, Cavaco Silva desvaloriza eventual chumbo do Orçamento do Estado.
Forças de Segurança

Ministério e guardas prisionais chegam a acordo

A ministra da Justiça apresentou uma proposta muito similar àquela que foi apresentada aos sindicatos da PSP e associações da GNR. Acordo será assinado pelos três sindicatos presentes da reunião.
Comissão de Inquérito

“O Governo está a pagar o custo das promessas”

Eduardo Cabrita explica que as eleições levaram ao crescimento de movimentos reivindicativos e o PSD está a pagar por isso. O antigo MAI defende que a AIMA não veio atrapalhar, mas deve ser reforçada.
Noticiário

10h. Cabrita avisa Governo sobre custo dos acordos

O antigo Ministro da Administração Interna considera que a estratégia do Governo com acordos com as forças de segurança é ganhar tempo. E ainda, o pico de casos de Covid-19 deve estar para breve.
E o vencedor é...

Polícias? Montenegro foi valente e resultou

Não veio nem mais 1 cêntimo e as forças de segurança tiveram que ceder. Vitória para o “Governo valente” que dá mais um passo para a paz social. Fica a dúvida: quem são os próximos a pedir um aumento?
Resposta Pronta

"Não se pode colar as FA às Forças de Segurança"

O Presidente da Associação Nacional de Sargentos considera um "bom sinal" os entendimentos do Governo com as Forças de Segurança. Mas, diz António Lima Coelho, não se podem comparar às Forças Armadas.
Noticiário

7h. PM fala na "maior valorização" das polícias

Montenegro saúda o acordo conseguido pela MAI com alguns sindicatos da polícia e associações da GNR. Ainda, Inglaterra e Países Baixos decidem hoje quem chega à final do Euro 2024.
Noticiário

00h. Biden: "NATO está mais forte do que nunca"

No fim do discurso, Joe Biden atribuiu uma medalha a Stoltenberg: a medalha da liberdade dos EUA. E ainda, o Governo conseguiu hoje chegar a acordo com alguns sindicatos das forças de segurança.
Noticiário

20h. Forças de Segurança. Há acordo com o Governo

Três sindicatos da PSP e duas associações da GNR fecharam acordo com o Governo. A Ministra da Administração Interna afirma que é um dia histórico.
Forças de Segurança

Guardas prisionais querem acordo antes das férias

Sindicato exige acordo com o Governo sobre suplemento de missão antes das férias e das negociações para o Orçamento de Estado, admitindo ter consciência de que o valor não será igual ao da Judiciária.
Noticiário

10h. PGR. Coelho Lima fala em "incoerência"

Em reação à entrevista de Lucília Gago, o antigo dirigente do PSD fala em "incoerência brutal" nas declarações. E ainda, o risco de problemas de saúde mental são maiores nos trabalhadores da saúde.
Noticiário

9h. PGR. Frente Cívica defende Lucília Gago

Ouvido na Rádio Observador, vice-presidente da Associação Frente Cívica afirma que existe uma "guerra" contra um Ministério Público. E ainda, Governo volta a reunir-se hoje com as forças de segurança.
Noticiário

00h. PM garante que não fez falsas promessas 

É uma garantia deixada pelo primeiro-ministro na reunião do Conselho Nacional do PSD. E ainda, o Presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais diz que Lucília Gago devia demitir-se.
Forças Policiais

Polícias não podem pôr em causa interesse coletivo

Montenegro reconheceu como "legítimas e justas" as revindicações das forças de segurança e explicou que o desafio do Governo é convergir o aumento das remunerações com o "bem-estar de todo um país".
Noticiário

13h. França. Macron decide manter Attal como PM

Macron pede a Attal que se mantenha, para já, como primeiro-ministro. Ainda este jornal, vários ataques russos na ucrânia provocam mais de 20 mortos. Em Kiev, foi atingido um hospital pediátrico.
Segurança

"Verão Seguro 2024" concentrado nos turistas

A GNR vai reforçar o patrulhamento em locais de veraneio e de diversão noturna. A PSP vai-se concentrar em zonas balneares, turísticas e comerciais para aumentar o sentimento de segurança.
Naufrágios

Nova estratégia nas buscas pelos 3 desaparecidos 

Até ao momento os mergulhadores não conseguiram aceder a dois compartimentos do barco onde poderão estar os 3 desaparecidos. A probabilidade de sobrevivência é quase nula.
Noticiário

20h. Albuquerque admite sair se for acusado

O presidente do Governo Regional da Madeira mostra-se de consciência tranquila e garante ser inocente. Ainda, parlamento rejeitou a proposta do Chega sobre suplementos para forças de segurança.
Semáforo Político

Forças de segurança são os coros de André Ventura?

Polícias queriam entrar no parlamento - quem o impediu foi a polícia competente - e teriam conseguido fazê-lo mais depressa se não tivessem levado um cêntimo no bolso. Se não fosse trágico, era cómico
Noticiário

2h. PNS. "Ultimato bloqueou as negociações"

Pedro Nuno Santos considera errada a posição de Montenegro de "não dar nem mais um cêntimo" às forças de segurança. Defende que o ultimato levou ao bloqueio das negociações.
Noticiário

00h. PNS: "confiança no MP tem vindo a dimuir"

Pedro Nuno Santos aponta ainda que a maior preocupação do PS é o ultimato que Luís Montenegro fez às forças de segurança. Ainda, a greve dos guardas prisionais teve hoje uma adesão de 95%.
Direto ao Assunto

Forças de segurança "têm direito de se manifestar"

Cristina Rodrigues, deputada do Chega, acredita que o protesto das forças de segurança será pacífico. Sobre o suplemento da PSP e GNR, acusa Luís Montenegro de não estar disponível para negociar.
Forças de Segurança

Chega: suplemento igual para PSP, GNR e guardas

Chega leva a debate no plenário quatro projetos de lei e três projetos de resolução (sem força de lei). Deputados vão debater também projetos de lei e de resolução do PS, BE, PCP e PAN.
E o vencedor é...

O “pacotão” para revolucionar o sistema eleitoral

Já lá vai o tempo em que os tempos de antena eram a máquina dos partidos. Novo manifesto, um novo “pacotão” para mudar o sistema eleitoral. Forças de Segurança? Montenegro já avisou, não peçam mais.
Noticiário

2h. PSP. PR apela à continuidade das negociações

Presidente da República confia que as forças de segurança "nunca colocarão em causa a segurança" dos portugueses. Apela a que o Governo e os polícias entendam a dimensão do problema.
Noticiário

1h. Montenegro: "Nem mais um cêntimo"

Luís Montenegro avisa que não acrescenta mais dinheiro à proposta de 300 euros para o complemento de missão da PSP e GNR e diz que "não quer trazer de volta a instabilidade financeira".
Noticiário

00h. PR recorda Fausto Dias como figura de abril

Marcelo Rebelo de Sousa realça que Fausto deu voz ao período do pré e do pós-25 de abril com um requinte que marcou muitas gerações. Ainda, no Euro2024 a Turquia venceu a Áustria.
Noticiário

23h. Saúde. FNAM reprova proposta do Governo

O suplemento será pago sempre que o médico atingir um bloco de mais de 40 horas, para além do limite legal. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa recorda Fausto Bordalo Dias como uma grande figura de abril.
Noticiário

21h. Turquia entra em vantagem na segunda parte

Decorre hoje o último jogo dos oitavos de final. A Turquia está a ganhar 1 - 0 à Áustria, começa agora a segunda parte do jogo, em Leipzig, na Alemanha.
Noticiário

20h. Governo vai pagar suplemento aos médicos

O suplemento vai entre os 40% e 70% do ordenado. Joana Bordalo e Sá, Presidente da FNAM considera que o que deveria estar a ser discutido era o salário base em vez do trabalho suplementar.
Greve

Greve na cadeia de Linhó com adesão quase total 

Na greve que teve início às 00h00 desta terça-feira e se prolonga até às 23h59 de 31 de julho, apenas um dos guardas do turno desta terça-feira não fez greve, disse o presidente do sindicato.
Resposta Pronta

Forças de segurança: "Nem menos um cêntimo"

O porta-voz da Plataforma de Sindicatos da PSP e GNR, Bruno Pereira, considera que as declarações de Luís Montenegro "retiram utilidade" às negociações com a ministra da Administração Interna.
Noticiário

14h.Forças segurança. Governo não aumenta proposta

Luís Montenegro diz que Governo já fez esforço medonho nos aumentos salariais das forças de segurança. Ainda neste jornal, PCP afasta possibilidade de coligações com o PS nas próximas autárquicas.
Comissão de Inquérito

“O Governo não cumpriu as promessas eleitorais”

Filipe Melo garante que o Chega vai concorrer em “pista própria” nas autárquicas. O deputado do Chega acusa o Governo de prometer tudo às forças de segurança e até agora não ter cumprido nada.
Noticiário

10h. Chega. "Não estamos a convocar greves"

O deputado Filipe Melo recusa que o partido está a substituir os sindicatos. À Rádio Observador, admite não estar a "convocar greves", mas a estabelecer o diálogo.Neste jornal, Orbán já chegou a Kiev.
E o vencedor é...

Montenegro, o nosso novo Camões

Montenegro agora vende sociologia barata, mas devia perceber que não é isso que dá votos. O Chega quer substituir-se aos sindicatos e vê nos polícias uma oportunidade de “negócio eleitoral”.
Noticiário

00h. Euro 2024. Portugal está nos quartos-de-final

A equipa das quinas venceu a seleção da Eslovénia nas grandes penalidades, por 3-0. E ainda, o primeiro-ministro Luís Montenegro já deu os parabéns à seleção nacional.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada